A cantiga dos pássaros e das serpentes

| 14 novembro 2023 |


Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Adquira o seu exemplar: Amazon

Sinopse: É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.

"Jogos Vorazes" é uma trilogia incrível, uma das minhas favoritas, mas isso não significa que sejam livros fáceis de se ler. Se você pegar esses livros e não ficar chocado, não sofrer incondicionalmente por cada jovem morto na arena, há algo de errado com você.

E essa questão consegue ser ainda pior nesse livro.

Por incrível que pareça, os primórdios dos Jogos Vorazes são ainda mais cruéis. Nos jogos que conhecemos, antes de serem atirados na arena para lutarem uns contra os outros, os tributos são tratados como celebridades, muitos deles se voluntariando para tentar alcançar a maior glória de suas vidas (o que não foi o caso de Katniss, é claro), mas na décima edição, os tributos não são nada além de animais selvagens para os idealizadores dos jogos, sendo tratadores da forma mais desumana que existe, sendo sequer alimentados.

É como se em "Jogos Vorazes" tudo fosse um sonho de banquetes e lindos vestidos, até sermos jogados na realidade. Em "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" não existe sonho, apenas o mundo apocalíptico e cruel de uma guerra que não deixou nenhum real vencedor, apenas sofredores de todos os lados.

Após dizer isso, posso finalmente começar a falar de Coriolanus Snow. Como conhecer o passado de alguém que você já aprendeu a odiar sem começar o livro com todos os preconceitos possíveis?

Snow é o vilão?

Sim, com certeza. Mas é impossível estar dentro de sua mente e não compreender as suas motivações. 

Pense em um vilão que foi uma criança em meio a guerra. Perdeu o pai, sua família desmoronou, e toda a fortuna e prestígio que ele conhecia foram soterradas por bombas, fome e medo.

Os "Jogos Vorazes" são a pior invenção da humanidade, mas ele realmente acredita que os jogos podem evitar algo pior. Ele viveu esse momento pior, ele sentiu na pele, viu mortes e quase foi uma vítima.

É possível entender que uma criança torturada dessa forma poderia crescer e se tornar um adulto com crenças totalmente deturpadas, alguém que realmente acreditava que jogar crianças em uma arena para fazê-las lutar até a morte fosse a única barreira entre a paz e o caos total de uma guerra.

Claro que a infância de Snow não é a única justificativa para os seus atos. Ele é claramente ambicioso e durante o livro vemos os primeiros passos de um homem que faz qualquer coisa para alcançar os seus objetivos.

Ter Lucy Gray em sua vida, a tributo do Distrito 12 do qual ele era mentor, poderia ter sido sua salvação, sua redenção, mas para isso seria necessário que Coriolanus tivesse a real capacidade de colocar outras pessoas em primeiro lugar, além de si mesmo, o que não fazia parte da sua índole.

Nós conhecemos bem o fim que ele terá, mas conhecer o seu início foi sufocante, triste e cruel.

Suzanne Collins sabe bem como fazer o seu leitor sofrer, e aqui foi de uma forma especial. Como ter esperança, em algum momento do livro, se sabemos muito bem quem aquele garoto se tornará e quantas pessoas ele fará sofrer?

Claro que "A Cantiga dos Pássaros das Serpentes" é um livro maravilhoso, indispensável para os fãs da trilogia original, mas saiba que você vai ler esse livro com o coração apertado, do começo ao fim. 

"Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo"

Adquira o seu exemplar: Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário