A escola do bem e do mal 5 - O cristal do tempo

| 08 abril 2022 |


Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Adquira o seu exemplar: Amazon, Submarino
Livros anteriores: A Escola do Bem e do Mal 1 | A Escola do Bem e do Mal 2 | A Escola do Bem e do Mal 3 | A Escola do Bem e do Mal 4

Após Tedros não conseguir tirar a Excalibur da pedra, tarefa deixada pelo Rei Arthur para que seu filho se tornasse Rei, Rhian, outrora seu escudeiro, consegue a façanha de tirar a espada, após revelar a todos que é o filho mais velho do Rei Arthur. Agora, Tedros, Merlim e todos os seus amigos estão presos, sentenciados a morte. Sophie está sendo obrigada a se casar com o falso Rei e Agatha, a única que conseguiu escapar, é a esperança daqueles que estão sob o domínio de Rhian, porém, a princesa não sabe o que fazer para ajudar seus amigos e seu príncipe antes que seja tarde demais.

Eu realmente amei os quatro primeiros livros, mas esse tirou completamente o meu chão. Mesmo com todas as tensões da Escola do Bem e do Mal, com Sophie sendo uma bruxa maléfica, com a Escola de Meninos e Meninas ou a Escola do Velho e do Novo, nenhum momento foi tão tenso quanto esse, além de nos deixar com muitas dúvidas pelo caminho.

Rhian não poderia tirar a Excalibur da pedra, a não ser que realmente fosse filho do Rei Arthur, porém, Arthur nunca trairia Guinevere, além disso, esse novo Rei era irmão da Cobra que aterrorizou os Reinos, que fez todos implorarem pela ajuda de Tedros. Ele armou (durante um livro inteiro, em "A busca da Glória") para que toda a Floresta acreditasse que Tedros não fosse digno de sua coroa e que ele era o verdadeiro Leão que salvaria a todos.

Então, como ele foi capaz de tirar a espada da pedra?

Como aliados do bem e do mal estavam presos sob o seu domínio?

Como toda a floresta acreditava em sua nova caneta e nas "verdades" que ela dizia?

Esse é um livro repleto de dúvidas, com a tensão levada ao limite, onde não sabemos quem sobreviverá para viver o capítulo seguinte.

Mas, não posso negar que nunca fiquei tão orgulhosa de Sophie quanto nesse livro. Para uma bruxa que já foi a grande vilã da história, para alguém que quase destruiu o "Felizes para sempre" de sua melhor amiga, agora ela sabia que era uma vilã, mas também sabia o que era certo e errado e de que lado ela deveria lutar. A Sophie de alguns anos atrás não resistiria a tamanha promessa de poder em suas mãos.

Agatha, como sempre, é uma lutadora exemplar do bem. Talvez ela nunca tenha ficado tão perdida, ou angustiada como nesse livro, mas para alguém sozinha, sem aliados, sendo perseguida, e depois se vendo como a líder de uma empreitada que poderia levar vários alunos de sua escola a morte, só poderia ser enlouquecedor para um coração tão bom quanto o da princesa de Camelote.

Porém, nenhuma jornada de crescimento foi tão grande quanto a de Tedros, o verdadeiro Rei. Por muitos livros vimos um Príncipe que vivia às custas da memória de seu pai e que não fez nada realmente grandiosos, ao menos não sem sua princesa, ou sem o grande mago Merlin e seus amigos lhe ajudando. Ele sempre foi alguém centrado em si mesmo e no seu futuro reinado, sem entender o que isso realmente significava.

Nesse livro podemos ver o seu amadurecimento, ele finalmente entendendo o que ele tinha que fazer e as coisas que tinha que abdicar para ser um bom Rei. Quando ele finalmente entende que ele deve pensar no seu povo acima de sua própria vida, até mesmo acima da vida de sua princesa, é quando vemos um príncipe da escola do bem se transformar no verdadeiro herdeiro do Rei Arthur, o real Leão que deveria estar à frente da floresta.

É tão incrível essa narrativa, tantos acontecimentos inesperados, tantas reviravoltas incríveis. E o choque de personagens do passado retornando para assombrar nossos protagonistas de forma que jamais imaginaríamos.

Estou enlouquecendo pelo sexto livro, principalmente depois de um final tão desesperador, ao mesmo tempo cheio de esperança, que eu não imaginaria nem em um milhão de anos.

"O Cristal do Tempo", pelo menos até aqui, é o ápice dessa série. Mal posso esperar para ler a conclusão, que se for mais épica que esse livro, vou precisar preparar meu coração para emoções nunca antes vistas.

 

A seguir, alguns comentários COM spoilers:

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

Ainda está por aqui? Siga por sua conta e risco rsrs

  

Eu tive que respirar bem fundo para não dar um grito.

Ou será que eu gritei?

Provavelmente não, terminei o livro eram umas duas da manhã, porém, ler que Japeth tinha matado o próprio irmão e assumido a coroa, com Sophie sob o seu domínio, que Tedros e Agatha acharam o anel do Rei Arthur, e agora precisavam enfrentar novamente a cobra, que eles nunca haviam vencido, estar toda animada, virar a página (tendo várias páginas ainda para terminar o livro) e encontrar a primeira versão de um dos capítulos do livro foi um dos momentos mais desesperadores da minha existência!!!

Não me levem a mal, eu gostei muito de ler essa outra versão de um capítulo que não foi para a edição final, porém, quando você está lendo, parece que ainda têm várias páginas antes do livro terminar, naquele momento de desespero, pelo menos mais um capítulo para nos animar... Que angústia, Merlim!

Agora, Rhian está morto, alguém que eu realmente senti pena em alguns momentos. Impossível, no final do livro, quando ele finalmente abre o seu coração para Sophie, não entender seus sentimentos, entender suas intenções, depois de tudo o que ele passou na vida.

Até esse momento, só tivemos a visão daqueles privilegiados que estudaram na Escola do Bem e do Mal, e não fazíamos ideia de como poderia ser a vida de alguém que não estava destinado a viver um conto de fadas.

Ver quais eram as intenções de Rhian, seu amor por seu irmão, por mais vil que ele fosse, o transformaram de um vilão cruel para um homem fazendo aquilo que ele achava que fosse o certo. Talvez Sophie pudesse convencê-lo a não continuar com seus planos, fazer com que ele ouvisse a voz da razão, mas não houve tempo.

Realmente sofri com sua morte, e nem sequer imagino o que acontecerá no próximo livro com uma Cobra enlouquecida, sem escrúpulos e sem nenhum tipo de amor no coração, sem o seu irmão para tentar controlar sua fúria, usando uma coroa que lhe confere tanto poder.

Meu coração pede por essa continuação! Vou ter que passar esse livro na frente, os outros que me perdoem.


Adquira o seu exemplar: AmazonSubmarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário