A torre de ouro

| 30 setembro 2021 |


Autoras: Holly Black e Cassandra Clare
Editora: Galera Junior
Adquira o seu exemplar: Submarino, Americanas
Livros anteriores: O Desafio de Ferro, A Luva de Cobre, A Chave de Bronze, A Máscara de Prata

Call pôde voltar ao Magisterium, mas nem todos aceitam muito bem o fato da sua alma ser a do Inimigo da Morte. Aqueles que perderam familiares no Massacre Gelado só esperam pelo momento que Constatine tomará o comando de seu corpo e recomece o seu reinado de terror, agora sem nenhum Makar para detê-lo.

Mas ninguém sabe que Aaron, de alguma forma, ainda está vivo, pelo menos a sua alma, presa dentro do corpo de Call. Agora o menino teria que lidar com a sua paixão por Tamara, com os alunos nada amistosos do Magisterium, com Aaron o tempo todo dentro de sua cabeça e com uma ameaça nunca antes vista.

Amei como Cassandra Clare e Holly Black desenvolveram a história de Call, Aaron e Tamara culminando nesse livro. Apesar do número de páginas diminuírem a cada novo livro da série, podemos realmente entender Call, todos os seus medos (que não são poucos) e o quanto a sua alma, aquela que cresceu como Callum Hunt, era boa, justa, correta e que estava preparada para sempre ajudar os amigos, ou salvar o mundo, se for necessário.

Nesse livro, Alex volta como algo nunca antes visto, um dominado pelo caos. Um ser muito poderoso, mortal, mas com a alma e os modos de um adolescente mal-humorado que quer dominar o mundo, ou ter todos aos seus pés.

Só Call poderia detê-lo com Aaron o ajudando (bem de perto) e Tamara e Jasper, surpreendentemente agora um amigo, ao seu lado.

Foi incrível ver Aaron interpretando a mente de Call, vendo os seus medos e o repreendendo pelas suas inseguranças, enquanto ambos tentavam achar uma maneira de achar um novo corpo para a alma do antigo Makar.

Não posso negar que amei ver nesse livro os sentimentos de Call por Tamara. Amo um bom romance, mas não achei que as autoras fossem se aprofundar tanto nesse tópico, o que foi um bônus perfeito.

A questão da alma de Call também foi explorada de uma forma que eu nunca teria imaginado. O que Cassandra e Holly criaram aqui poderia até render outros livros. Acho que essa questão foi colocada de forma resumida até demais, devido ao tamanho da revelação. Gostaria muito de saber ainda mais sobre a alma tão complexa de Call.

Como todo final de série, me sinto um pouco órfã, já sentindo falta desses personagens, mas apesar da trama central ter sido resolvida, algumas questões muito importantes poderiam voltar com mais explicações em um próximo livro.

"A torre de ouro" é o desfecho de uma série mágica incrível, com um protagonista que não é perfeito, física ou psicologicamente, mas que nos ensina que só é preciso ter um coração bom e fazer o que é o certo para encontrar o que você busca e realizar o que deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário