O Rei Perverso

| 14 dezembro 2020 |


Autora: Holly Black
Editora: Galera Record
Adquira o seu exemplar: Amazon, Submarino
Livro anterior: O Príncipe Cruel

Conforme os planos de Jude, Cardan é o novo Grande Rei de Elfhame e está jurado a obedecê-la por um ano e um dia, nenhum segundo a mais. Metade desse tempo já passou e a mortal não faz ideia de como manterá o Rei sob o seu domínio até que o irmão de criação, Oak, esteja realmente pronto para assumir o trono.

Entre um Rei inconsequente, todas as maquinações da corte, traições e guerras sendo tramadas, Jude ainda teria que lidar com a atração que sente por Cardan, alguém que ela sempre julgou detestar com todas as forças, mas que tinha que manter ao seu lado, para garantir o poder que a tanto custo tinha conquistado.

Nossa!!! "O Príncipe Cruel" é incrível, mas a sua sequência é algo realmente intenso e fora de série. Nós conhecemos Jude apenas como uma humana que desejava realmente ser alguém importante naquele mundo mágico, mas as suas ambições a levaram muito mais longe.

Para alguém que outrora desejou ser apenas uma cavaleira do Rei, ser a verdadeira mente por trás de um soberano de fachada, deveria ser exultante, mas ela descobriria que manter tudo sob o seu controle seria um desafio além do que qualquer um já tivesse enfrentado.

Jude sofreu muito sendo uma humana desprezada, portanto, é possível entender muitas de suas atitudes. A forma como ela não confia em ninguém, como ela quer o poder para si, seja para fazer o que é certo, ou para se vingar de todos aqueles que a fizeram sofrer, mas percebendo que por trás dele existiam dificuldades que talvez uma simples humana não conseguisse superar.

Por mais que Cardan tenha feito Jude sofrer imensamente, por trás de cada uma de suas atitudes havia algo sempre no ar. Seja uma tentativa de proteção, ou de carinho, o escudo dela sempre estava erguido para não reconhecer nenhum de seus gestos. Cardan parecia confiar em seu julgamento, e só queria ter a sua confiança em troca.

Mas, em todo o livro, nos lembramos que os habitantes do Reino das Fadas não podem mentir, por isso usam a sua habilidade com as palavras para dizerem verdades de forma que os beneficiem, que nos fazem desconfiar de cada palavra de carinho, de cada momento de "honestidade" que eles vivenciam.

Não posso negar que sou completamente louca e apaixonada por esse casal desde o primeiro livro, porém, em um mundo com tantas tramas, com tantos lados tentando obter vantagem, e tendo apenas o ponto de vista de Jude como nosso guia nessa jornada, às vezes é difícil saber em quem confiar, inclusive na protagonista, que nem sempre sabemos se está, ou não, fazendo as melhores escolhas.

Muitas perguntas permeiam essa obra: Jude, após conhecer o poder, estará realmente disposta a entregá-lo ao seu irmão? Cardan, que não queria ter a responsabilidade de ser Rei, poderia gostar do oficio, ou, ainda mais chocante, se tornar um bom Rei?

Tudo pode ter começado com o plano de Jude de transformar Oak em um justo e bom Rei para o trono de Elfhame, mas durante o livro tudo caminhou por caminhos tão obscuros e diferentes do que poderíamos ter imaginado que não faço a menor ideia do que pode acontecer no último livro da série.

"O Rei Perverso" engana os leitores a todo o momento, mas no fundo queríamos ser enganados desde o começo, e os feéricos são mestres em enganar os humanos, inclusive humanos leitores. Holly Black só pode ser um deles. Que livro fantástico, que final poderoso e surpreendente. Me deixou completamente sem ar, e louca para saber como será o fim... se é que feéricos, seres imortais, conhecem o verdadeiro fim.

 A seguir, alguns comentários COM spoilers:

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

Ainda está por aqui? Siga por sua conta e risco rsrs

Ok, Jude é a Rainha de Elfhame...

Ok, Cardan a exilou para o mundo dos mortais...

Posso gritar agora?

Que final foi esse?!?!?!?!?!

Ainda não consegui fazer o meu coração parar de palpitar. Não consigo entender as reais intenções de Cardan. Meu coração diz que isso tudo é para proteger Jude de alguma forma, mas será mesmo?

Reli algumas de suas frases apenas para fazer uma análise mais minuciosa, se ele disse algo em algum momento que pudesse ter uma interpretação diferente do carinho, respeito e confiança que ele tinha pela mortal, mas ainda estou tentando encontrar uma explicação.

Obviamente que Cardan está começando a gostar de ser Rei, e, honestamente, ele até pode ser um bom Rei. Poderoso para isso ele é, obviamente, conforme demonstrou no final do livro, mas o que pode justificar uma atitude tão controversa?

Preciso do livro "A Rainha do Nada" para ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário