O Milésimo Andar

| 02 fevereiro 2020 |

Adquira o seu exemplar: Amazon

Uma cidade vertical. Quanto mais você sobe, mais segredos são guardados a sete chaves. Nova York deixou o chão para alcançar as alturas. A cidade agora é um prédio grandioso e imponente, mas com os mesmos problemas e conflitos de quando presa ao chão. Nos andares inferiores, viviam aqueles com menos recursos, tecnologia e quase sem nenhuma esperança de, literalmente, subir na vida. Quanto mais alto fosse o seu andar, mais dinheiro você possuía, porém, isso não era sinônimo de felicidade, ou que a sua vida fosse incrível, por mais que o exterior pudesse passar essa impressão.

Cinco jovens nos contando suas histórias, nenhuma delas exatamente perfeita ou feliz. Mesmo Avery, que morava no último andar desse lugar fantástico, com sua aparência perfeita, desenvolvida em laboratório, escondia um segredo que era a chave da sua felicidade, mas esse mesmo segredo poderia destruir a sua família. Leda, apaixonada pelo irmão adotivo de Avery, também era rica, mas seus vícios e ambições poderiam destruir uma pessoa, muito mais do que a falta de dinheiro. Eris, alguém sempre confiante e encantadora, que poderia ter qualquer um aos seus pés, vê sua vida literalmente desmoronar, quando é obrigada a morar, com sua mãe, nos andares mais baixos de Nova York.

Para completar o nosso quinteto, temos os dois únicos integrantes originalmente dos andares mais baixos: Rylin e Watt.  Enquanto Rylin trabalha duramente para sustentar a irmã, um eventual trabalho, nos andares superiores, na casa de um jovem muito atraente, pode mudar completamente a sua vida, seja para melhor, ou para muito pior. Watt, alguém muito inteligente para morar em um andar tão baixo, faria o que fosse preciso para dar uma vida melhor para a sua família, mesmo que tivesse que fazer coisas ilegais. Conhecer Avery mudaria completamente tudo aquilo que ele considerava ser certo ou errado, ele a queria, mas, pela primeira vez em sua vida, sendo ele mesmo. Mas Avery não tinha como lhe dar o seu coração e, entrar no mundo dos andares superiores, poderia ser a ruína para alguém como ele.

Eu demorei muito para finalmente dar uma chance para esse livro. Apesar da capa ser incrível, ela nunca me passou a impressão de que seria uma obra que realmente me encantaria. Fico muito feliz de ter me enganado completamente e ter dado uma chance a um livro tão surpreendente.

Nova York agora é um universo distópico, repleto de segredos em todos os andares. Não importa em que andar esteja, sua queda pode ser muito alta, se descobrirem os seus segredos. É interessante como não temos nenhum personagem completamente perfeito, um mocinho ou mocinha para defendermos até o fim. Mesmo que, a princípio, alguém pareça ser passível de nossa total confiança, em algum momento terá uma atitude que nos decepcionará, ou, chocará de forma irremediável.

A autora, Katharine McGee, trouxe esses cinco personagens para o foco da narrativa, os colocando em primeira pessoa a cada capítulo, portanto, é impossível não realmente conhecê-los e descobrir todos os seus segredos, assim como ansiar pelos seus próximos passos. Porém, temos outros indivíduos que completam essa grande equação, que também fazem parte de todas as ações principais, mas, por não acompanharmos os seus pontos de vista, se tornam personagens ainda mais misteriosos e cercados de enigmas.

“O Milésimo Andar” é uma distopia incrível, com personagens que nos envolvem em suas histórias, em seus segredos, e nos levam até a última página nos fazendo acreditar que tudo pode acontecer. São mil andares com muitas histórias, que se entrelaçam de forma até cruel, mas incríveis de se acompanhar, do começo ao fim.

Um comentário:

  1. Achei que a autora foi bem original em sua história.
    E mais ainda por criar personagens quase que reais. Não há mocinhos ou vilões...Mas sim pessoas com qualidades e defeitos .
    E uma cidade vertical!!!!!
    Quem sabe essa nova realidade esteja bem próxima?!


    Muito bom!

    ResponderExcluir