Amigos Para a Vida

| 28 dezembro 2018 |

Editora: Valentina
Adquira o seu exemplar: Amazon

Francis estava sozinho na escola, como em todos os outros dias. Ele se surpreende por uma menina se sentar ao seu lado, talvez algo tão surpreendente quanto o fato de Jessica não estar mais viva há algum tempo. Sua primeira amiga de verdade, a primeira pessoa que lhe entendia e com quem ele podia conversar. Apesar de ser um fantasma, Jessica trouxe muito mais do que uma amizade para a vida de Francis, lhe trouxe esperança.

Eu realmente não sei o que esperava ao começar essa leitura, mas não estava preparada para um livro tão profundo, com partes tão sombrias. E quando cito partes sombrias, não estou falando de fantasmas, me refiro aos vivos, seus sentimentos, o que eles são capazes de fazer uns com os outros e o tamanho das feridas que podem causar na alma e no coração de alguém.

O autor, Andrew Norriss, começa a narrativa parecendo que vai nos contar uma linda história sobre amizade, mas ele vai muito além. Os protagonistas, sejam eles vivos ou mortos, estão passando ou passaram por momentos muito difíceis em suas vidas, apenas por serem diferentes. Seja por uma escolha, uma grande perda, ou sua aparência, todos eles sofrem diariamente por conta de outras pessoas que não entendem seus reais sentimentos, e acham que tem o direito de humilhar e ferir a todo o momento.

Essa é uma obra que nos mostra o quanto alguém pode sofrer e o quanto essa pessoa pode apenas estar precisando de um ombro amigo. Temos nos quatro protagonistas pessoas tão diferentes, que usam de artifícios para se defenderem, seja se esconder, ou atacar com violência, mas que na primeira oportunidade estão prontos para se abrirem, a deixarem alguém entrar em suas vidas, para finalmente mostrarem ao mundo quem realmente são.

No livro, o sobrenatural é apenas uma peça para ligar os personagens principais. O tema real, e condutor da trama, é o bullying nas escolas e o quanto esse é um assunto muito sério. Ver a amizade dos protagonistas tomando forma, por mais diferentes que eles fossem, foi uma das passagens mais lindas que eu já tive a oportunidade de ler.

A capa é algo tão singelo e lindo quanto a narrativa. Dois amigos tão perto e tão distantes um do outro, um toque infantil e de inocência, mas tão profundo quanto a história em si.

“Amigos Para a Vida” é um livro sobre aceitação. Sobre aceitar a si mesmo e não se importar mais com que os outros pensam. Por outro lado, também é sobre defender aqueles que estão sendo maltratados, que sofrem diariamente a ponto de achar que só exista uma única e definitiva solução para os seus problemas. Esse não é apenas um livro, mas uma aula sobre amizade, solidariedade e aceitação.

2 comentários:

  1. Assim que vi a sua postagem,me encantei pela capa do livro.E não imaginei que contasse uma história sobrenatural ,e que também tocasse em um assunto tão difícil... O bullying!

    Como seria o máximo não nos importarmos tanto com o que os outros pensam sobre nós. Acho que só conseguimos chegar perto disso , quando estamos mais velhos...

    Eu gostei ! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana! Doida pra ler esse livro, amei essa capa e desde a primeira vez que vi já entro na lista de desejados e agora lendo essa resenha vejo que a história é maravilhosa, preciso desse livro pra ontem.
    Bjs

    ResponderExcluir