Sonata em Punk Rock

| 23 setembro 2018 |



Autora: Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Adquira seu exemplar: Amazon

Valentina Gontcharov possui um sonho: estudar na aclamada Academia Margareth Vilela, o mais importante conservatório de música do país. Dona de um ouvido absoluto e autodidata na música, Valentina conseguiu ser aceita e está a um passo de se tornar uma grande guitarrista de punk rock.

Porém ao iniciar seus estudos na academia, Valentina perceberá que sua vida não será tão fácil. Afinal os estudos são muito rígidos e a maioria das pessoas já possui algum estudo na música. Então sua primeira dificuldade é conseguir acompanhar os seus colegas, que são tão disciplinados e talentosos. Talento Valentina sabe que possui, agora disciplina...

Logo no seu primeiro dia, Valentina conhece Kim em uma situação constrangedora. Logo ela descobre que o mesmo é o melhor pianista da academia e com status de verdadeira estrela. Todos as pessoas o idolatram, todas as meninas gostam dele e todos possuem medo de Kim. Porém ele é completamente indiferente a todos. Sendo coreano, já podemos reparar em um protagonista diferente da maioria dos livros, o que torna a história que nos é apresentada mais rica e com maior representatividade étnica. Para quem gosta de personagens sérios, que aparecem ser perfeitos, mas não bem assim por dentro, o Kim é o que procuramos.

Claro que na Academia predomina o ensino da música clássica, que para Valentina parece “música de elevador”, porém com o tempo a mesma começa a perceber que o seu pensamento não está correto e que a música clássica pode ser tão divertida quanto seu amado rock n’ roll. A dinâmica do livro alternando entre música clássica e música moderna é muito bem-feita, nos faz ter vontade de pesquisar e ouvir todas as músicas citadas por Valentina e Kim. Aliás uma ótima ideia todos os títulos dos capítulos serem nomes de música. E essas músicas encaixam perfeitamente com o conteúdo descrito. Parabéns a autora pela bela pesquisa realizada.

Mesmo com toda dificuldade é impossível não torcer por Valentina. Ela é uma guerreira que corre atrás daquilo que quer. A Academia não é fácil, mas graças aos amigos que ela faz, a caminhada se torna mais suportável. E como Valentina precisa se formar em um instrumento clássico, ela escolhe o piano, mesmo sem nunca ter tocado um de verdade. Mas isso pode mudar, quando você conhece um segredo do melhor pianista da Margareth Vilela. Claro que Valentina não quer abandonar de maneira alguma o rock, o que pode balançar as estruturas da academia.

Sonata em Punk Rock foi uma grata surpresa. A leitura é leve e dinâmica que prende o leitor do início ao fim, pois não possui quebra de ritmo em nenhum momento. A capa é linda e bem adequada ao conteúdo. Mas quando terminou o livro, eu queria mais páginas, pois não queria me despedir de Valentina e Kim.

5 comentários:

  1. Olá! Esse livro já está na minha lista de leitura faz tempo, gosto muito da escrita da Babi Dewet e essa resenha me deixou ainda curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando um livro nos deixa com aquele gostinho de quero mais,como esse te deixou Jana,sei que a história merece ser lida. :)
    E como gosto de uma boa história de romance, regada com muita música,acho que vou gostar do livro.

    Mais uma ótima dica de leitura!


    Abraços.😊


    ResponderExcluir
  3. Eu amo demais livros que tenham a temática de música, tornam a leitura ainda mais leve e divertida de se fazer.Tenho a maior curiosidade de ler algo da autora, por isso já tenho o livro na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Jana!
    Nossa! Adorei o livro. Primeiro porque fala de música e gosto da ópera ao punk rock, portanto, é perfeito.
    E depois que a playlist, fiquei ainda mais apaixonada.
    Adorei!
    Semaninha de luz e paz!
    “O maior problema e o único que nos deve preocupar é vivermos felizes.” (Voltaire)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/09/divulgacao-cultural-128-54-edicao-do.html

    ResponderExcluir