Silêncio

| 11 agosto 2018 |



Autora: Richelle Mead
Editora: Galera Record
Adquira o seu exemplar: Amazon

Um povo que vivia no alto da montanha, presos por uma série de perigos em sua descida e pelo agravante de nada escutarem. Um povo refém daqueles que viviam no mundo abaixo, com acesso a comida e muitos recursos, mas que só lhe dispensavam alimentos em troca do minério que eles extraiam todos os dias com muito custo. Quando Fei passa a escutar, milagrosamente, uma nova possibilidade poderia surgir para um povo que sobrevivia com cada vez menos e com mais medo.

Fei era uma artista, uma das pessoas responsáveis por registrar a história de seu povo. Li Wei um simples minerador, apenas mais um entre muitos que passava seus dias apenas em busca dos minérios que alimentaria o povoado no dia seguinte. A comida cada vez mais escassa, assim como os minérios, o povo com cada vez mais fome e começando a perder a visão, além da audição e todos sem a capacidade de descer algo tão perigoso quanto o lugar em que eles viviam.

Ao recuperar a audição, Fei percebe que os perigos seriam muito menores, que escutar lhe daria uma vantagem importante em uma montanha tão imprevisível. Dessa forma, ela e Li Wei partem em busca de respostas, e de uma forma para melhorar a vida para todos aqueles que não têm mais esperanças. Porém, a razão pela qual seu povo sofre tanto pode ser muito cruel, e apenas antigas lendas podem salvá-los de um destino ainda pior do que sua vida até então.

Sou completamente apaixonada pela série “Academia de Vampiros”, também da autora Richelle Mead, então comecei a ler esse livro com grandes expectativas do que eu poderia encontrar nessa narrativa. Devo confessar que não me marcou tanto quanto a série de vampiros, mas é um livro que caminha por caminhos muito parecidos, mas realçando pontos talvez até mais importantes.

Se em “Academia de Vampiros” temas como preconceito, distinção de classes, lutas para mudar o sistema caminham como pano de fundo para a história das protagonistas, no livro “Silêncio” eles assumem o papel principal.

Um livro de fantasia, mas com uma forte conexão com universos distópicos. Impossível ler esse livro e não entender o quão totalitário é o regime em que vivem os protagonistas, o quanto eles estão sendo enganados e o quanto sua batalha para mudar o mundo em que vivem é necessária.

É incrível a forma como a autora lidou com protagonistas que nunca tiveram contato com os sons, como ela narra sua ambientação com o mundo sem esse sentido e, no caso da protagonista, o quanto pode ser angustiante e incompreensível ser inserida nesse mundo sem nenhum preparo ou conhecimento.

A parte fantástica da obra é muito bem-vinda, e quase uma surpresa no decorrer do livro. “Silêncio” nos coloca na vida de dois protagonistas que se conheceram muito jovens, foram separados por diferenças sociais e se unem novamente por um bem maior. Força e coragem não faltam, mesmo em um mundo tão silencioso quanto o dessa narrativa.

5 comentários:

  1. Jana!
    A autora realmente é muito boa, já li outros livro dela e fiquei interessada por esse porque consegue inserir a dificuldade de um deficiente auditivo na comunidade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Oi Jana, enquanto eu lia a sua resenha,achei a história tão diferente, que me interessei de imediato.
    Um povo que vive no alto de uma montanha,passando por muitas dificuldades ,e com personagens que irão em busca de respostas.


    Eu gostei! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Jana! Essa é a primeira resenha leio desse livro, curto muito esse gênero e agora fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história, essa série promete.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana, acho essa capa linda e gostei muito da resenha também. Eu também li e amei Academia de Vampiros, mas desde então ainda não peguei outra história dessa autora pra ler, como esse parece ser um livro único, é uma opção que irei considerar. Sobre a história, fiquei curiosa pra ver como a autora trabalha a ausência de sons pelo povo, imagino que seja angustiante em alguns momentos. Quero sim ler ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jana!
    Ainda não conheci a escrita da Richelle Mead, a série Academia de Vampiros está na minha lista de leitura mas não sei quando a lerei...
    Confesso que a trama de Silêncio não me interessou, até gosto de fantasia mas essa parte distopica no livro não é algo que eu goste, contudo, quem sabe depois de ler a série Academia de Vampiros eu acabe me empolgando para ler os outros livros da autora e me arrisque na leitura de Silêncio também?!... Abraços!

    ResponderExcluir