A Série Divergente: Insurgente

| 19 março 2015 |
No final de “Divergente”, Tris e Quatro interrompem a simulação que obrigava os membros da Audácia a atacarem a Abnegação. Eles fogem, porém, nós não sabemos quais são as reais motivações de Jeanine para atacar a outra facção. Logo no começo de “Insurgente” descobrimos que o que ela realmente desejava era uma caixa, que só poderia ser aberta por um Divergente que passasse por cinco simulações, na qual continha uma informação que poderia mudar todo o seu modo de vida, tudo em que eles sempre acreditaram.

Adaptações são sempre uma questão interessante a se analisar. São uma caixinha de surpresas, assim como a caixa do filme, que no livro é apenas um HD. Podemos amar ou odiar em questão de segundos, e a fidelidade é sempre um ponto a favor de uma boa adaptação, mas não necessariamente uma regra.

No final do filme anterior, ficou provado que mudanças, quando acrescentam algo a história, quando elevam o nível de uma sequência muito boa, são bem vindas. O que foi apenas uma mudança em “Divergente”, em “Insurgente” foi multiplicado muitas e muitas vezes. Fãs que se apegam aos livros, decoram cada parte antes de ir para o cinema, talvez fiquem decepcionados com o resultado. Particularmente, gostei muito da forma como eles conduziram a história para chegar ao mesmo resultado do livro. Quando analisamos o que aconteceu, o que realmente importa é chegar a grande revelação do final. A maneira como isso vai acontecer, se uma mudança irá agregar mais emoção a uma plataforma completamente diferente de um livro, então, essa mudança é super positiva, e foi exatamente isso que eu senti ao assistir “Insurgente”.

É empolgante ver os novos cenários e personagens, porém, um problema típico em adaptações, não apenas nessa em particular, é a falta de tempo para desenvolver esses quesitos. A sede da amizade, da franqueza e os sem facções, além dos seus personagens, infelizmente, não aparecem tanto quanto nós gostaríamos, mas, suas aparições são marcantes. Um personagem de quem eu realmente senti falta, que todos amam ao ler o livro, porém, no filme não teve quase nenhum destaque, foi Uriah. Acredito que ele merecia pelo menos uma cena mais marcante, um destaque maior em alguma situação, para realmente mostrar a sua importância.

Shailene Woodley soube conduzir Tris com maestria no primeiro filme e continuou crescendo e entendendo ainda mais a personagem. Quando Tris e Quatro vão para a sede da Franqueza, e são submetidos ao soro da verdade, sua interpretação é incrível. Se a cena se estendesse apenas mais um pouco, tenho certeza que teria chorado com o se u sofrimento. Aliás, a química entre Shailene Woodley e Theo James é de tirar o fôlego de quem está assistindo.

As cenas de luta estão maravilhosas. Impossível não se empolgar com lutas reais ou simulações. É incrível como o sucesso de um primeiro filme e o aumento da verba para o segundo pode fazer com que o filme cresça em cenários e efeitos. As cenas estão impressionantes.


Apesar das mudanças, o filme “A Série Divergente: Insurgente” pode agradar fãs apenas de cinema e aqueles aficionados pelos livros. As mudanças são muitas, mas, muito bem vindas. Desde o primeiro segundo, o filme já nos passa o quanto será sensacional. O inicio é bem diferente do livro, mas, eu achei muito criativo e desafiador. Em poucos minutos, tivemos acesso a várias informações, de forma impactante, que nos conduziriam até o grande final. Mal posso esperar para ver “Convergente” nos cinemas. Esse não é exatamente o meu livro favorito da série, porém, se continuarem mudando os acontecimentos de forma tão interessante, pode ser que se torne o meu filme favorito.

10 comentários:

  1. Que tudo, então você assistiu ^^ O lançamento é hoje, né? Estou contando os dias para ver. o/ E a trilha sonora, foi boa?

    Bjs ^^

    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já conseguiu ver Rodolfo? Depois nos conte a sua opinião :D
      Quanto a trilha, acho que eu prefiro a do primeiro filme hehehe

      Excluir
  2. Oi Jana!!
    Que bom que você gostou de Insurgente! Isso me alivia bastante, antes mesmo do lançamento do filme a galera já estava bombardeando o filme, por causa de suas mudanças, eu assim como você concordo com mudanças, contanto que ela nos leve a desfecho final que o livro nos dá, um exemplo que sempre cito é Crepúsculo, o filme teve muita mudança, mas entregou o um final coerente com o livro!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Mudanças tem que ser como Crepúsculo, ou, no caso, Insurgente. Não podem ser como Percy Jackson, por exemplo :D

      Excluir
  3. Oiiiiii
    Eu vi o filme e amei teve mudanças,mas elas deixaram o filme muito melhor.
    Gostei também que as mudanças não mudaram a história e ficou quase como no livro.
    Amei os efeitos,as lutas ficou perfeito,agora espero ansiosa pelo convergente!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei a descrição do filme, mais uma que me impressionou muito! Parece que as mudanças foram muitas, mais pra melhor é a primeira vez que leio algo assim ... espero gostar tanto quanto você e estou ansiosa para chegada aqui no cinema da minha cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você realmente goste Bella! Quando assistir, não esqueça de nos contar o que achou :D

      Excluir
  5. Oi Jana!
    Eu esperava mais do filme Insurgente pois teve muitas mudanças e cenas que eu estava louca pra assistir foi cortada, isso me deixou um pouco decepcionada, mas tirando essas essas cenas que eu não assiste de resto foi bom, com muita ação e que te prende do começo ao fim.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edmere!

      Realmente, Insurgente não é um filme que dê para comparar com o livro. Se você faz isso, acaba não gostando muito do filme, mas, como filme simplesmente, ficou realmente bom o resultado :D

      Beijos!!!

      Excluir