Percy Jackson e o Mar de Monstros

| 25 agosto 2013 |
Após descobrir que é filho de um dos três grandes Deuses do Olimpo e evitar uma guerra entre os Deuses, descobrindo quem foi o verdadeiro ladrão do raio mestre de Zeus, Percy Jackson está de volta ao acampamento meio-sangue, o único lugar seguro no mundo para um semideus, mas talvez ele não seja o grande herói que todos imaginam. Além disso, a árvore que protege o acampamento, que um dia foi uma filha de Zeus, Thalia, foi envenenada, e está morrendo. Apenas um objeto, a muito considerado perdido, o velocino de ouro, pode curar a árvore e fazer com que o acampamento volte a ser um lugar seguro. 

Rick Riordan criou uma série maravilhosa de livros que ao serem adaptadas para o cinema talvez tenham se desviado um pouco demais da série original. O primeiro filme foi muito criticado pelos fãs por não ser fiel ao livro, o que torna sua adaptação muito aquém da sua referência, mas é possível notar que em “Percy Jackson e o Mar de Monstros”, talvez eles estejam tentando fazer com que os filmes, comecem aos poucos a se aproximarem dos livros.

Não se tratando muito de fidelidade, o segundo filme da série é bem melhor que o primeiro. Se a série continuar a se tratada dessa forma, é provável que em algum filme no futuro realmente agrade a todos os fãs fervorosos dos livros. Apesar do roteiro em si se desviar bastante do livro, vários elementos da história original apareceram como forma de tentar agradar quem estava desapontado com o primeiro filme. Elementos como a profecia (apesar de ter sido colocada no momento errado), a própria árvore da Thalia, e acredito que a relação entre Percy a Annabeth seja bem mais parecida com o que nós vemos nos livros nesse filme.

Alguns personagens como Tyson e Clarisse (apesar de fisicamente estarem distante da aparência descrita nos livros), têm suas personalidades bem próximas ao que nós imaginamos ao ler a história narrada por Rick Riordan.


Apesar de o filme fugir bastante do segundo livro da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, “Percy Jackson e o Mar de Monstros” nos faz sair do cinema com uma sensação um pouco melhor que no primeiro filme. Creio que eles estejam tentando melhorar, se aproximar mais da narrativa original, mas ao ter que amarrar dezenas de pontas soltas, talvez isso leve algum tempo (ou alguns filmes), mas acho que como todos os fãs, quero que a série continue, e talvez em algum momento, seja com a Maldição de um Titã, na Batalha em um Labirinto, ou encontrando o Último Olimpiano, nos possamos ver nas telas e ter a mesma sensação que nos temos ao ler os livros. Não sei vocês, mas eu gostaria muito que os filmes melhorassem e chegassem aos “Heróis do Olimpo”.

2 comentários:

  1. Eu acho os filmes de pjo bem fracos em relação ao livro, mas ao contrário de muitos eu gosto dos filmes. Eu me emocionei quando o tyson caiu, mesmo sabendo que ele não morreria deu aquela tristeza kkk

    ResponderExcluir