99 dias

| 11 setembro 2021 |


Autora: Katie Cotugno
Editora: Rocco Jovens Leitores
Adquira o seu exemplar: Americanas, Submarino

Molly e Patrick se conheciam a vida toda. De melhores amigos na infância, se tornaram namorados. Molly sentia como se a família de Patrick, seus pais e seus irmãos, também pertencessem a ela. Porém, após uma briga, Molly dorme com Gabe, irmão de Patrick. A menina levaria aquele segredo para o túmulo, principalmente após Gabe ir para a faculdade e ela reatar com Patrick. Ninguém saberia do que aconteceu, se não fosse o fato de ter confidenciado a sua mãe, uma escritora de sucesso, o que havia acontecido.

Seu mundo virou de cabeça para baixo quando sua mãe lançou seu novo livro e revelou para o mundo que aquele triângulo amoroso, entre uma garota e dois irmãos, era baseado na história de sua filha.

Molly não aguentou a pressão, ataques e xingamentos, típicos de uma cidade pequena, e resolveu se isolar do mundo, mesmo sendo seu último ano de escola, fugiu daquele lugar. Agora, após terminar o ensino médio, ela teria que enfrentar apenas 99 dias em sua cidade natal, antes de ir para a faculdade.

Ela sabia que todos os fantasmas do seu passado voltariam, porém, não imaginava o quanto eles ainda a fariam sofrer, ou quanta esperança poderiam trazer de que o seu verão tivesse um pouquinho de amor.

É tão normal começar um livro de romance adolescente esperando que seja uma história de amor com adversidades, mas com personagens encantadores e um final feliz, que é um choque ler esse livro.

A mocinha comete erros? Vários!

Os irmãos que "lutam" pelo seu coração são príncipes em seus cavalos brancos? Com certeza não!

As melhores amigas são aquelas pessoas perfeitas, que estão sempre ao lado da mocinha, para o que der e vier? Também não.

Já é possível perceber que esse não é um livro convencional, repleto de cenas óbvias e clichês. Esse é um livro basicamente sobre erros, crescimento e como lidar com isso. Não tem nenhum personagem perfeito aqui, muito pelo contrário.

Todos são egoístas em algum momento, tomando atitudes que poderiam ser evitadas, pois claramente vai machucar alguém (e alguém com quem eles se importam), mas, no calor do momento, eles pensam apenas neles mesmos, em prazeres momentâneos, sem pensar nas consequências.

É possível amar e odiar todos os personagens ao mesmo tempo? Você começa a narrativa entendendo do que se trata a história, escolhendo seus favoritos naquele triângulo, achando que é disso que vai se tratar todas as páginas que virão a seguir, porém, a autora, Katie Cotugno, te dá um tapa na cara escrevendo atitudes inaceitáveis para personagens que, à primeira vista, você simpatizou, que você imaginou amar até a última página, porém nós só podemos julgar cada um de seus atos e torcer para que a situação não piore ainda mais (mas só piora).

Não me entendam mal, eu amei o livro, de verdade, mas foi completamente diferente do que eu teria imaginado. Temos pessoas tão imperfeitas como protagonistas, pessoas que poderiam ser qualquer um de nós, cometendo grandes erros, se arrependendo, tendo pessoas ao seu redor os julgando (e punindo) por eles, tentando entender o que realmente acontece no coração e como é possível ser realmente feliz, sem magoar aqueles que fazem parte da sua vida.

O final foi surpreendente, mas não poderia ter sido mais correto. Claro que senti aquela coceirinha de vontade de saber como aquele verão iria refletir a vida dos personagens daquele momento em diante, mas também fico feliz com a forma como tudo se "resolveu" e como a maioria deles conseguiu crescer e aprender, mesmo que um pouco, com os seus erros.

"99 dias" absolutamente não é um típico romance adolescente. Você vai sentir raiva dos personagens, vai querer entrar no livro e sacudir cada um deles, porém, vai entender que esse é um livro real, cheio de erros, com pessoas que precisam tropeçar muito para aprender a ficar em pé. Só espero que depois desse verão, eles realmente tenham conseguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário