Além da Magia

| 15 janeiro 2020 |

Autora: Tahereh Mafi
Adquira o seu exemplar: Amazon

Em um mundo repleto de magia, onde a magia tem cor intensa e arrebatadora, Alice chama atenção exatamente por não ter cor alguma, como nenhum outro ser naquele lugar mágico. Tudo o que Alice mais queria no mundo era também ter cor. Até o seu pai desaparecer. Daquele momento em diante, o que Alice mais queria da vida era encontrar Pai, mesmo que tivesse que unir forças a um garoto que ela detestava e encarar um lugar com magia ainda mais misteriosa, e perigosa, do que o seu lar.

Como muitos outros leitores, comprei esse livro da autora Tahereh Mafi com a série “Estilhaça-me” em mente. Por ser apaixonada pela outra narrativa da autora, sequer titubeei em comprar esse livro, porém, foi bem surpreendente embarcar por essa aventura mágica.

Uma obra repleta de fantasia, narrando a aventura de uma criança e seu “amigo” atravessando uma terra repleta de magia e perigos, para que uma menina sem cor possa encontrar o pai. Um dos livros mais lúdicos que eu já tive a oportunidade de ler, tão diferente do que eu tinha em mente, antes de começar a leitura, mas tão poético em sua forma de mostrar os sentimentos dos protagonistas, com uma narração que é quase um personagem e um ambiente que, por si só, já nos renderia um grande livro.

Alice não passa de uma criança, já abalada pelos preconceitos de viver em um lugar em que as pessoas não aceitam o diferente e, por essa mesma razão, ela também não se aceita, acabando por esconder os seus melhores talentos, apenas para não trazer, ainda mais para a superfície, aquilo que ela considera um grande defeito.

Já Oliver, companheiro de aventura da nossa protagonista, traz o contraponto perfeito para a narrativa. Um menino repleto de cor, de amigos, com uma família perfeita, e que usa o seu dom mágico em todos os momentos. Nada poderia ser ruim ou errado na vida de Oliver... a não ser que seu dom fosse tão formidável que também fizesse com que ele duvidasse dos reais sentimentos de todos a sua volta, duvidasse de cada pedaço de sua vida, do que poderia, ou não, ser real.

Enquanto Oliver e Alice tentam trabalhar juntos, se conhecer melhor, em uma terra onde tudo, tudo mesmo, pode acontecer a qualquer momento, também acompanhamos os personagens conhecendo melhor um ao outro e a si mesmos, percebendo que o mundo não é realmente um lugar perfeito, apesar de tanta magia, mas, com a companhia certa, que eles podem encontrar a felicidade, mesmo sem cor, ou sem magia.

“Além da Magia” é um encanto de livro, mágico além do título, que nos leva como uma brincadeira por esse universo cheio de exageros, sem regras, mas onde duas crianças podem nos ensinar grandes lições, e elas nem têm a ver com cor a magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário