A cinco passos de você

| 20 março 2019 |

Imagine não poder tocar alguém que você ama? Conhecer alguém que possui uma mesma doença, alguém incrível, que mudaria sua vida, porém, que jamais poderia chegar realmente perto, não sem colocar ambas as vidas em risco. Romântico? Trágico? Encantador? Tudo define bem esse filme.

Stella passa a maior parte da sua vida no hospital. Enquanto seus amigos se divertem, ela cuida do próprio tratamento, e espera por um transplante de pulmão, o que poderia lhe dar mais alguns anos de vida. Will não se importa tanto com o seu tratamento. Pensa que, se irá morrer de qualquer forma, pelo menos que não seja levando a sua vida com uma obsessão por médicos e remédios.

Duas pessoas tão opostas, mas sofrendo exatamente do mesmo mal. Um casal que não pode ficar a menos de cinco passos de distância, porém, mostram em algumas horas de filme que é possível estar perto do coração de alguém, mesmo com tanto espaço os separando.

Amei a personalidade de Stella. Alguém com uma doença tão séria, mas que consegue não se deixar abater, anima aqueles que estão ao seu redor e faz com que o seu tratamento, algo tão sério, pareça algo normal e corriqueiro.

Por outro lado, também entendemos as atitudes de Will. Sua doença está em um nível mais elevado, ele nem ao menos pode fazer um transplante, caso surgisse um órgão disponível. Isso faz com que ele seja mais rebelde em relação ao seu tratamento, o que é totalmente compreensível. Um jovem bonito, que deveria ter a vida inteira pela frente, vivendo em um hospital e sem nenhuma perspectiva de melhora.

É por isso que os dois são tão perfeitos juntos (mesmo que separados). Enquanto Stella precisa ser um pouco menos séria com seu tratamento, precisa entender que também pode sofrer por tudo o que está acontecendo, Will precisa ter suas esperanças renovadas, começar a fazer algo, mesmo que aparentemente não dê nenhum resultado, apenas para ter pelo o que lutar.

Eles se complementam perfeitamente, tendo em excesso exatamente o que o outro precisa. Transformamos essa dupla fantástica em um trio totalmente incrível quando colocamos na equação o melhor amigo de Stella, alguém que ela conhece desde a infância frequentando hospitais, alguém que sofre da mesma doença. Um personagem carismático e engraçado, colocado perfeitamente na narrativa para que algo bem clichê não acontecesse e mesmo assim sofrêssemos imensamente.

"A Cinco Passos de Você" é uma história linda de amor, onde os sentimentos são o que realmente importa, o que a pessoa diz ou faz, não a forma como ela lhe toca, pois não existe essa possibilidade. E, para completar, lencinhos podem ser necessários... Corra para o cinema!

2 comentários:

  1. Somente em ler as suas considerações sobre o filme,já senti um aperto no coração.
    Que triste a vida desse casal! E mais triste ainda é saber que milhares de pessoas passam por problemas de saúde parecidos.

    Confesso que fujo um pouco de filmes como esse .Mas me parece uma boa história... Mas como bem nos contou,"lencinhos podem ser necessários".

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de poder conferir o livro e o filme(que aliás, tem sido muito elogiado)
    Adoro dramas, ainda mais quando mexem assim, não somente com a parte física, mas também o emocional.
    E pelo que li acima, o foco é realmente a doença, sem muita firula.
    Lerei e verei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir