As Mil Partes do Meu Coração

| 18 novembro 2018 |

Editora: Galera Record
Adquira o seu exemplar: Amazon

Merit vive em uma família cheia de segredos. Segredos que ela é obrigada a guardar, segredos que a estão corroendo a todo o momento. Quando dois novos moradores chegam em sua casa, eles vêm carregados de novos segredos e prontos para piorar ainda mais a situação já delicada da vida de Merit.

Colleen Hoover é uma autora que consegue criar personagens que realmente desnudam suas almas durante o tempo de um livro, nos impactam com seus sentimentos e nos inundam com seus anseios, desesperos e emoções.

Conhecemos aqui uma família muito peculiar. Enquanto a mãe doente vive no porão, o pai vive no andar de cima com sua nova esposa (e ex-amante), o fruto desse relacionamento e os outros três filhos. Merit é quase como a ovelha negra da família, aquela que ama causar desavenças, mas tudo isso para esconder, até de si mesma, o que realmente se passava dentro de seu coração e de sua mente.

Ressentida por uma mãe que não saía há anos do porão e parecia não se importar com os filhos, um pai que havia traído a mãe doente com a enfermeira da mesma, uma madrasta que se portava como dona da casa, uma irmã gêmea perfeita a quem todos admiravam e um irmão mais velho com um segredo que não deixava a sua mente. Para completar, o namorado da irmã, por quem ela sentia uma profunda atração, e o irmão surpreendente de sua madrasta são os novos moradores daquele lugar que poderia ser tudo, menos um verdadeiro lar.

Nenhuma família é perfeita, mas a autora criou uma família que supera todas as expectativas nesse quesito. O livro é narrado todo do ponto de vista de Merit, então por grande parte da obra não vemos essas questões das perspectivas dos demais, porém, como bem explanado na obra, tudo é uma questão de perspectiva.

Assim como demoramos para enxergar realmente a protagonista, também demoramos a entender como aquela família pode ter chegado a aquela situação. Culpamos por muito tempo as pessoas erradas e nos surpreendemos quando a protagonista revela todos os segredos, não por essa revelação em si, mas por aquela ser somente a ponta do iceberg.

A falta de comunicação em uma família pode ser mais destrutiva do que traições, mágoas ou desavenças. Esse livro é uma aula sobre tentar entender o outro, conversar sobre os problemas, perceber quando você está precisando de ajuda. Todos temos problemas, nenhum problema é maior que o outro, mas precisamos sempre colocar tudo em perspectiva, ou nossos atos podem ter consequências desastrosas.

“As Mil Partes do Meu Coração” é a história de uma família tão imperfeita devido ao afastamento e segredos, mas que pode começar a se entender, apenas começando a conversar verdadeiramente, ver os problemas dos demais e os seus próprios como algo que deve ser resolvido de forma coletiva. Uma narrativa grandiosa, mesmo que seu foco seja uma pequena família, mas com sentimentos para um país inteiro.

3 comentários:

  1. Já li alguns livros da autora. E sem exagero algum ,me emocionei com cada um deles.
    E quando imaginamos que o final mais provável de suas histórias não será possível,ela surpreende com um término perfeito.

    Eu ainda não tinha visto esse livro,e com certeza quero ler e conhecer essa família cheia de segredos.

    Abraços. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana! Estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita da Colleen Hoover, quando sai livro dessa autora ele já vai pra lista de leitura antes mesmo deu ler a sinopse, essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que se tratando de Hoover, claro que é super emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana, esse livro tá na minha lista de livros que quero ler e gostei muito da resenha. Pelo que li há muita complexidade nessa família e é bem capaz de eu não conseguir gostar de tudo, mas é da Colleen e ela é mestra em envolver o leitor e assim, minhas expectativas estão altas pra ele ;)

    ResponderExcluir