Anna Vestida de Sangue

| 07 novembro 2018 |


Autora: Kendare Blake
Editora: Verus
Adquira o seu exemplar: Amazon

Desde a morte de seu pai, Cas sempre soube que o seu destino seria o mesmo. Usar o punhal que estava há gerações em sua família para eliminar fantasmas que prejudicavam os vivos, enviá-los para algum lugar além do nosso alcance. Quando sua missão o leva para uma pequena cidade, assombrada por uma menina que morreu muito jovem, ele jamais imaginaria o quão poderosa Anna seria, e o quanto ele precisaria de ajuda para fazer com que ninguém mais morresse por suas mãos.

Mudando um pouco a ordem das publicações, conheci a autora Kendare Blake com o livro "Três Coroas Negras", também fantástico. Ler essa obra só prova o quanto a escritora lida bem com livros de fantasia, assuntos mágicos e sobrenaturais. O quanto suas histórias podem se tornar interessantes, controversas e seus personagens surpreendentes.

"Matar" fantasmas nunca foi algo fácil, mas Cas nunca tinha sido tão massacrado por alguém já morto, até invadir a casa de Anna. Ele sabia que só tinha saído de lá vivo porque a menina havia permitido. Ele não conseguia entender como ela conseguia se segurar, não machucá-lo realmente, quando perante qualquer outra pessoa o destino era o mesmo: destruição, morte, membros despedaçados...

A autora não mede esforços para nos mostrar a crueldade de Anna, assim como também podemos conhecer seu outro lado, uma menina que perdeu a vida muito cedo, de forma cruel, e que não deseja pensar na forma como morreu, ou nas mortes que já causou. Cas é algo que ela deseja, mas sabe que não pode ter, assim como Cas não quer ninguém em sua vida. Ou pelo menos, nunca desejou alguém vivo em sua vida.

É incrível ler essa narrativa, se surpreender (e chocar) com as revelações apresentadas, a forma como algumas tragédias aconteceram e com o real antagonista da trama. Apesar de serem duas narrativas completamente distintas, não pude deixar de pensar no livro "A Mediadora" enquanto acompanhava essa obra. Apesar de Jesse e Anna seguirem por caminhos completamente opostos em suas novas "vidas", temos aqui também a questão se poderia ser possível o relacionamento entre uma pessoa viva e alguém que já morreu e como a autora poderia resolver esse dilema.

Cas nunca teve realmente uma vida, sempre se mudou com o pai, e depois somente com a mãe, em busca de lugares assombrados por fantasmas que feriam outras pessoas e precisavam ser detidos. Por mais que ele não soubesse para onde realmente mandava esses fantasmas, o seu punhal os fazia desaparecer para sempre, e para ele sempre foi o suficiente, até que ele conhece uma fantasma que não quer que desapareça, mas também não pode permitir que ela continue fazendo mal aos outros. Pela primeira vez em sua vida ele teria que aprender a confiar em algo além de seu punhal, em pessoas vivas, em algo que ele nunca teve: amigos.

"Anna Vestida de Sangue" é uma obra fantástica, mas forte e cruel. Aqui os fantasmas podem ser bem perversos. Encontrar corpos despedaçados em qualquer momento deixa logo de ser uma surpresa e passa a estar entranhado nas veias dessa história por muitas vezes macabra. Apesar disso, também podemos contar com inspiradoras histórias de amor e a construção de uma grande amizade. Achei a obra incrível, mas o final é indescritível. Só sei que preciso nesse exato momento iniciar o próximo livro.

3 comentários:

  1. Apesar da capa do livro ser sombria,pensei que a história fosse direcionada para o público infanto juvenil.
    Me enganei!
    Não imaginei uma trama chocante como nos contou.
    Estou surpresa!
    E pretendo me surpreender ainda mais , lendo esse livro de arrepiar. ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana! Estou doida pra ler esse livro e agora depois de ler essa sua resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história fantástica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Jana!
    DEve ser mesmo um livro chocante e cruel.
    Bom ver que a autora conseguiu trazer uma fantasia bem assustadora e ao mesmo tempo, explicar o porquê da Ana ter se tornado o que se tornou.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir