A Gramática do Amor

| 22 outubro 2018 |


Adquira o seu exemplar: Amazon

Ao viver sua primeira decepção amorosa, se sentindo sozinha em um país que não é o seu, Irene se vê obrigada pelo seu professor de inglês a cursar com ele uma matéria muito peculiar: "A gramática do amor".

Lendo grandes clássicos de romance da literatura, Irene consegue seguir em frente, encontrar novas referências e entender tudo o que o amor significa, perante novas paixões que podem aparecer em sua vida, inclusive pelo seu charmoso e triste professor.

Esse livro parece uma poesia de tão encantador. Se o amor fosse uma matéria, a obra estaria na bibliografia obrigatória da disciplina. Enquanto acompanhamos a estudante Irene descobrindo o que realmente significa amar e ser amada, de várias maneiras, também refletimos sobre casos de amor da ficção, livros clássicos e casais que sempre estiveram em nossos imaginários, como formas possíveis de expressão do amor.

Irene encara sua primeira decepção amorosa de maneira bem trágica. O amor em si nunca foi o ponto principal daquele relacionamento, mas o desespero e a humilhação de ver seus sentimentos - ou o que ela achava que sentia - de forma tão exposta para seus novos colegas de escola, pessoas que a menina mal conhecia, foi como o fim do mundo.

Ter ao seu lado um professor charmoso, falando com ela sobre amor, não poderia lhe levar para outro lugar, a não ser para o início de uma nova paixão. É incrível como a autora lidou com os sentimentos da protagonista. Com pelo menos quatro homens citados durante o livro, pessoas que de alguma forma causaram nela grandes sentimentos, apesar de apenas um deles conseguir chegar de forma precisa ao seu coração, todos eles foram importantes e fundamentais naquela trajetória de autoconhecimento.

A obra fala sobre vários tipos de amor e também como ele pode acabar e recomeçar. Ele nos ensina que existem várias maneiras de interpretar histórias de amor, e também de interpretar as histórias que surgem, ou podem surgir, em nossas vidas.

Um livro cheio de encanto e simplicidade. "A Gramática do Amor" é uma matéria sobre vida, superar as decepções do coração e abrir os olhos para encontrar a felicidade, ás vezes muito mais perto do que você imagina.

Um comentário:

  1. Olá Jana! Nossa, esse livro parece ser maravilhoso, preciso desse livro pra ontem, história super emocionante, fiquei mega curiosa em conferi isso tudo.
    Bjs

    ResponderExcluir