A Lista Negra

| 25 agosto 2018 |



Editora: Gutenberg
Adquira o seu exemplar: Amazon

Dois jovens que eram vítimas de bullying em sua escola. Uma lista que é criada para marcar todos aqueles que eram culpados pelo seu sofrimento. Valerie e Nick eram muitos felizes juntos, mas padeciam em meio a outras pessoas. Por mais que eles sofressem diariamente, Valerie jamais imaginou que um dia Nick levaria uma arma para a escola e atiraria naqueles presentes em sua lista, causando uma tragédia irreparável em sua vida.

Valerie é atingida na perna ao tentar salvar uma das pessoas que estavam em sua lista, mas sua perna não é a parte mais difícil de sua recuperação. Seu namorado havia matado muitas pessoas, ferido outras e acabado com a própria vida. Como superar uma tragédia desse porte, uma tragédia pela qual muitas pessoas também a culpavam? Como conseguir seguir em frente depois de perder o único alicerce que ela tinha em sua vida?

Um livro repleto de desespero e dor. Todas as marcas de uma tragédia sendo dilaceradas a nossa frente, despedaçando os personagens e leitores. O sentimento ao terminar de ler esse livro é como se algo muito pesado tivesse sido jogado sobre seus ombros, que nada pode voltar a ser como era na vida daquelas pessoas, que as vidas de centenas de pessoas podem ser atingidas, direta e indiretamente perante a uma tragédia dessa magnitude.

Existe heróis e vilões nessa narrativa? Um garoto que sempre sofreu de forma concreta na escola. Adolescentes querendo parecer legais perante seus colegas maltratando os mais fracos. Ninguém merece viver assim. Por outro lado, existe algo que justifique alguém entrar na escola e atirar em seus colegas, destruir várias vidas, seja daqueles se que foram, ou daqueles que ficaram?

Esse é um livro realmente pesado de ser ler. O ponto de partida é a tragédia e conhecemos a história de Valerie. Ela amava Nick perdidamente, eles eram perfeitos juntos, se apoiavam em todos os momentos, inclusive quando eram maltratados pelos colegas de turma. Em nenhum momento ela percebeu onde seu namorado poderia chegar. Por mais que ela também odiasse aquelas pessoas, por mais que, em alguns momentos, também desejasse que elas morressem, ela jamais seria capaz de realmente fazer aquilo com alguém, mas Nick foi capaz, inclusive de acabar com a própria vida.

Jennifer Brown superou todas as minhas expectativas com essa história. Nunca imaginei ficar tão abalada, tão ferida, me acabando em minhas próprias lágrimas ao terminar esse livro. O quanto ele faria com que eu me sentisse mal ao acompanhar Valerie tentando seguir com sua vida, entender o que tinha acontecido e vendo o que sua lista tinha causado com aqueles que estavam a sua volta.

Esse livro não pode ser tratado pura e simplesmente como ficção. Ele é uma lição indispensável para qualquer ser humano. O que o sofrimento pode causar, o quanto maltratar alguém pode levar a pessoa as últimas consequências, o quanto é preciso prestar atenção em alguém que esteja realmente sofrendo, antes que seja tarde demais.

No final da obra, acho que todos vamos concordar que não existe heróis e vilões. Todos estavam errados a sua maneira. Uns mais que os outros, com desfechos terrivelmente trágicos, porém, todos são culpados pelas suas escolhas. Por mais que alguns só estivessem na hora errada, no lugar errado, é impossível culpar apenas o atirador pela tragédia. Não quero defendê-lo por suas ações terríveis, mas não podemos tirar a culpa daqueles que fizeram com que ele na ficção, e tantos outros, na realidade, cheguem a esse fim. Bullying é algo muito sério, terrível para quem é vítima dele e, enquanto esses abusos não forem tratados com a seriedade que eles merecerem, muitas cenas assim acontecerão e, infelizmente, muito além da ficção.

“A Lista Negra” é uma obra realmente cruel, exatamente por ser tão bem escrita, tão bem desenvolvida, que nos faz realmente entrar na mente dos personagens, nos envolvermos com suas vidas. É impossível não sofrer com essa tragédia, não nos compadecermos da dor de quem teve que tentar seguir com a sua vida, depois de algo tão cruel. Uma obra realmente singular, uma narrativa única e inesquecível.

5 comentários:

  1. Olá Jana! Sei bem que o bullying é algo muito sério, pois passei por isso na escola e até na universidade, sua resenha me deixou super curiosa em conferi essa história que com certeza vai mexe muito comigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jana!
    Bom saber que A lista Negra é mais do que indicado.
    Mais um livro sobre bullying, assunto importante.
    Nossa! Que drástica a história, hein?
    Deve ser horrível mesmo tudo que a protagonista passou.
    Temos de pensar mesmo sobre as atitudes.
    E que bom que as personagens sejam críveis e tenham dois lados.
    Deve ser mesmo uma leitura bem impactante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana, a trama parece ser mesmo bem intensa e com certeza leva o leitor a refletir, pensar sobre certo e errado e isso é bacana nas leituras, me agrada. Anotei a dica e vou tentar ler também mais a frente ;)

    ResponderExcluir
  4. Nossa,olha como o bullying transforma à vida das pessoas!
    E o mais triste, é que histórias bem semelhantes a do livro, acontecem na vida real, causando grandes tragédias.
    Já faz um tempinho que esse livro está entre os meus desejados. É uma leitura difícil,como nos explicou na resenha,mas acho que é impiimport que as pessoas o leia.

    Abraços:)

    ResponderExcluir