O Fogo entre a Névoa

| 23 agosto 2018 |



Autora: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Adquira o seu exemplar: Amazon

Uma autora que é uma eximia artista na criação de grandes narrativas. Tão grandiosa em transformar clássicos em novas histórias apaixonantes e impossíveis de se desvencilhar antes do último capítulo, e de nos enlouquecer após esse momento.

Em seu novo livro, Renée Ahdieh nos apresenta Mariko, descendente de um poderoso samurai que envia a única filha para se casar com o filho do imperador para, consequentemente, aumentar seu prestigio e poder. O comboio de Mariko é emboscado pelo clã negro e todos são executados, mas a jovem, a muito custo, consegue fugir.

Sozinha e livre pela primeira vez em sua vida, ela não pensa em voltar para sua casa, o que poderia desonrar sua família causando o fim de seu futuro casamento com o infortúnio que aconteceu em sua viagem (que poderia ser considerado um mal agouro), além do questionamento sobre sua virtude. Mariko resolve descobrir a razão pela qual o clã negro tentou matá-la, para assim voltar para casa com pelo menos uma justificativa para a sua família.

Para conseguir alcançar seu objetivo, Mariko corta seus cabelos e rouba as roupas de seu primeiro algoz -  alguém que tentou machucá-la e ela acabou com sua vida -, finge ser um garoto e se infiltra no clã negro.

Terminar esse livro em total choque não será nenhuma surpresa. Uma obra tão bem escrita, com reviravoltas emocionantes, personagens com tantos segredos e passados sombrios, que se unem em uma teia de mentiras e planos perversos, são apenas a ponta do iceberg dessa narrativa.

A personagem principal sempre foi considerada uma garota diferente. Alguém de sua classe, e principalmente do seu sexo, não deveria ser tão curiosa ou destemida. Tendo como referência para o ponto de partida da história uma das princesas mais amadas da Disney, encontramos um ambiente muito mais cruel, pessoas com ainda mais rancor ou desejo de vingança e a protagonista consegue encontrar o seu real lugar no mundo, muito longe do conforto de sua família e descobrindo que retornar para o seu lar pode não ser mais uma opção quando é colocado na balança o que é certo e errado.

O clã negro não é apenas um conjunto de homens que aterrorizam o império com suas roupas escuras e rostos mascarados. Estar dentro desse grupo nos revela todo o caminho real da história. Dois de seus membros, o líder do clã e seu braço direito, são personagens não apenas bem desenvolvidos, mas criados para nos intrigar a cada momento. Suas atitudes pessoais não condizem com sua fama, suas ações e reações empregam violência e não se importam com a honra. Até a última página do livro somos surpreendidos com toda a trama que esses dois personagens viveram e como seu passado e presente fizeram com que seus caminhos se cruzassem com o da protagonista.

Não pense que em meio a toda essa trama não existe lugar para o amor. Quem conhece outros livros da autora sabe o tamanho de sua habilidade para integrar o romance a obra de forma crucial. Uma atração incompreensível, um desejo por alguém que nunca deveria passar por sua mente e sentimentos que começam a aflorar em meio a tantos conflitos. Sem citar nomes, para não estragar as grandes surpresas que esperam por quem se aventuras nessas páginas, mas com a total certeza de que é impossível não se envolver, e torcer, com as histórias de amor que começam a surgir nessa nova série.

"O Fogo entre a Névoa" tem um dos finais mais enlouquecedores e angustiantes que eu já tive a oportunidade de ler. Apesar de muitas revelações grandiosas, ainda temos muitos segredos ainda escondidos, o destino dos protagonistas é incerto e tudo o que podemos esperar é que a sequência seja lançada o mais rápido possível.

3 comentários:

  1. Olá Jana! Essa é a primeira resenha que leio desse livro, já quero pra ontem, curto muito a cultura oriental, nossa essa série promete hem, já foi para o topo da lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Finais enlouquecedores e angustiantes me animam e deixam preocupada. Já vi que vou ter que segurar a ansiedade quando for ler essa história. Curti a resenha, já conheço e gosto da escrita da autora, quero sim ler esse livro ;)

    ResponderExcluir
  3. Jana!
    Adoro livros que misturam dramas e romances e se o final é enlouquecedor, já fiquei interessada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir