Agora e Para Sempre, Lara Jean

| 12 março 2018 |

Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Adquira o seu exemplar: Amazon

Último ano do ensino médio. Lara Jean está pronta para muitas despedidas, porém, seu futuro já está perfeitamente traçado. Ela e Peter vão para a mesma faculdade, perto de casa, onde ela continuará cuidando de sua família e tudo seguirá como deve ser. Pelo menos, era isso o que ela imaginava. Quando Lara Jean não é aceita na UVA, todos os seus planos são destruídos. Ela teria que ir para uma faculdade longe de casa e, principalmente, para longe do seu primeiro amor.

“Para Todos os Garotos que já Amei” é um dos livros mais doces e encantadores que eu já tive a oportunidade de ler. Jenny Han foi perfeita em escrever sobre uma menina doce e sonhadora, aprendendo a crescer e vivendo o seu primeiro amor. É impossível não se apaixonar por Lara Jean, seu modo de ver a vida e não se emocionar com as sequências, acompanhando seu crescimento, seus sonhos e o que ela deseja para a sua vida.

No último livro da série, vemos o mundo de Lara Jean desabar. Ela é uma menina caseira, que ama muito o seu namorado, portanto, ir para a mesma faculdade que ele, perto de casa, seria perfeito. Mas ela não é aceita nessa faculdade. Para alguém que sempre adorou fazer planos, ter suas regras, tudo devidamente organizado, isso seria o fim do mundo.

Esse também é o livro em que realmente vemos todo o amor de Peter pela protagonista. Apesar dele ser lindo, popular e incrível, pelo o olhar de qualquer pessoa, vemos o quanto ele tem medo de perdê-la, o quanto Lara Jean é importante em sua vida. A relação deles nessa sequência é uma das coisas mais lindas que eu já tive a oportunidade de ler. A insegurança de ambos perante a separação que viria, sobre viver um relacionamento a distância, é algo tão dolorido para os protagonistas, quanto para quem está lendo.

Nós sabemos que um primeiro amor, um amor adolescente, dificilmente será o único relacionamento que alguém terá na vida, a autora inclusive deixa isso claro em vários momentos, em falas de personagens mais experientes, mas é impossível imaginar um amor tão lindo e puro, com duas pessoas que se completam de forma única, chegando ao fim.

Fiquei com medo nos capítulos finais que a narrativa seguisse por esse caminho. Sabemos como é a vida real, mas estamos falando aqui de Peter e Lara Jean, duas almas que nasceram para ficarem juntas e serem felizes. Claro que a autora não narrou até os seus últimos momentos, o que também não teria sido um final interessante para uma narrativa tão jovem, mas nos deu esperança de que o amor pode ser algo lindo e puro e durar para sempre.

“Agora e Para Sempre, Lara Jean” é um livro lindo, tão encantador quanto o envio de cartas de amor. A protagonista é a alma dessa história. Ás vezes, precisamos nos lembrar que os relacionamentos podem ser puros e gentis, que você pode crescer e continuar sendo romântica, e que um gesto, um olhar e uma ação podem valer mais do que qualquer coisa. Assim mesmo, agora e para sempre...

2 comentários:

  1. Pela sua resenha Jana,vejo que a história da personagem Lara Jean te encantou.
    Como não li ainda os primeiros livros,lendo um pouco sobre a trama,fico ainda mais curiosa.
    Gosto quando há um romance doce assim,como você nos contou.
    É possível sim que exista amores verdadeiros!
    Mas é uma pena que os relacionamentos estão se tornando tão banais. :(

    Enfim, gostei da dica. E assim que eu puder vou ler. 💓

    ResponderExcluir