O que te faz mais forte

| 12 novembro 2017 |
Autor: Jeff Bauman
Editora: Vestígio
Adquira o seu exemplar: Amazon

Um dos atentados mais marcantes da história dos Estados Unidos contado a partir da perspectiva de uma das vítimas. Jeff Bauman ficou famoso por perder as pernas, mas virou um herói por ajudar a identificar o responsável por matar tantas pessoas e mudar drasticamente centenas de vidas.

Todos os dias no mundo dezenas de pessoas sofrem acidentes que mutilam os seus corpos e mudam completamente as suas vidas e de suas famílias. É diferente quando vemos esses fatos como apenas mais uma notícia no jornal, e lemos da perspectiva da vítima, principalmente quando não foi apenas um acidente, mas um ato criminoso dos mais cruéis, que colocou em risco famílias inteiras que comemoravam um dia especial para os cidadãos e jamais esperariam tamanha tragédia.

Jeff Bauman é um narrador muito verdadeiro para a sua história. Ele não tenta encher os seus atos de brilhantismo ou passar a imagem de herói que todos em Boston achavam que ele fosse. Ele é bem transparente ao narrar a perda de suas pernas e a dor que ele sentiu para tentar voltar a ter uma vida normal. Suas aparições públicas não eram exatamente algo fácil ou feliz e Jeff não achava que sua vida fosse glamorosa, mesmo quando todos os tratavam como um astro.

Todos esses fatos tornam o livro realmente emocionante. Ver Jeff lançando uma bola no estádio, aparecendo em um programa de TV, ou até mesmo com suas próteses, não demonstra todo o sofrimento e dor que alguém sente após perder as duas pernas. Essas pessoas são realmente muito corajosas em não desistir, em seguir em frente, passar por toda a dor e sofrimento que é necessária, até finalmente estar em pé novamente.

Narrar toda a dor e sofrimento, da forma mais crua possível, é apenas uma das grandes marcas dessa obra. Jeff é cuidadoso em narrar um pouco de sua vida antes do atentado para que nós possamos ter as reais dimensões das mudanças em sua vida e, principalmente, daqueles que estão à sua volta.

Além disso, podemos acompanhar de um ângulo completamente diferente como Jeff foi o estopim, a testemunha mais importante, para que os culpados pelo atentado na Maratona de Boston fossem encontrados. Quando sua participação nas investigações vem à tona, o medo que ele sentiu pela sua integridade e pela de sua família, perante as retaliações que poderiam acontecer.

Também é interessante acompanhar o patriotismo que as pessoas constroem, ainda com mais força, após uma tragédia dessa magnitude. O lema de que “juntos somos mais fortes” nos acompanha do começo ao fim do livro e você termina fazendo parte daquele coro que luta por um mundo sem atos tão cruéis.

“O que te faz mais forte” é uma biografia incrível de um homem comum, que hoje leva uma vida normal com sua família, mas que passou por uma experiência terrível e teve que lutar muito para literalmente se levantar e seguir em frente. Um livro emocionante e inspirador.

4 comentários:

  1. Jana!
    Gosto das biografias autenticas que não mascaram a realidade e falam sobre os fatos de forma nua e crua, doa a quem doer, até a ele mesmo.
    Bom ver a duperação retratada e que ele pode identificar a pessoa responsável pelo atentado.
    Desejo uma semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu lembro desse atentado, e lembro também da imagem desse homem com as pernas ensaguentadas, que história hem, essa é a primeira resenha que vejo desse livro e já fiquei super ansiosa em conferi essa história e também o filme, gosto muito de biografia.

    ResponderExcluir
  3. Desse atentado me lembro particularmente de um garotinho que correu para abraçar o pai, exatamente no momento da explosão. E infelizmente faleceu... :(
    Quanto ao Jeff,essa é a primeira vez que leio algo sobre ele. E superar um trauma desse não deve ser nada fácil.
    Mesmo sendo considerado um herói,não tem como reparar todas as sequelas físicas e emocionais que ficarão marcadas por toda a sua vida.

    Enfim,gostaria de ler o relato de sua vida. Livros assim nos fazem refletir!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jana!
    Não prestei muita atenção na época no atentado na Maratona de Boston, vi só por alto... mas O que te faz mais forte parece ser um livro incrível, e apesar de não ter o costume de ler biográficas vou adicioná-lo na minha lista de leitura sim, estou precisando ler um livro do tipo inspirador... Então, valeu pela dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir