O Amor nos Tempos do Ouro

| 07 novembro 2017 |


Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 327
Gênero: Romance histórico brasileiro

Sinopse: Cécile Lavigne é uma jovem que nasceu em uma família de nobres, filha de uma portuguesa de Coimbra, pertencente à Casa de Bragança, e de Antoine Lavigne, aristocrata francês de mente liberal e dono de uma riqueza imensurável. Após um acidente, a garota perde os pais e os dois irmãos e, antes de completar 20 anos, é enviada ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com um latifundiário de Minas Gerais.
Depois de desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile sente-se angustiada pela falta da família e teme o futuro que terá ao lado de um homem que tem idade para ser seu pai e é conhecido por suas crueldades com seus escravos. Porém, o trajeto entre o Rio e Minas promete mudar o destino da garota: o explorador Fernão, contratado pelo seu futuro marido para acompanhá-la na viagem, despertará nela sentimentos de aversão e de desejo. Enquanto aguarda o temido casamento arranjado, Cécile vai descobrir os encantos e perigos que existem na nova terra e os sentimentos mais nobres que vivem dentro de si.

Indicado para quem gosta das obras:
- Orgulho e Preconceito, Jane Austen
- Romances históricos da autora Julia Quinn

Frases marcantes:

“Fernão pelo menos tinha consciência de que, um dia, haveria de ser cobrado – se não pela vida, pelo poder divino.” Página 31

“Correspondi ao beijo de um homem quase selvagem, cujas atitudes não seguem princípios senão os dele mesmo. Um homem com quem dividi uma sela por dias e em cujo peito me recostei como se fosse a tábua de salvação para todos os meus problemas.” Página 133

“Àquela altura ele só desejava a morte, e que ela chegasse logo. Mas algo dentro dele, quase inconsciente, o impedia de desistir de lutar, talvez a esperança de ver Cécile de novo, nem que fosse uma última vez.” Página 286

4 comentários:

  1. Olá Jana! Excelente dica de livro, amo um romance histórico brasileiro, esse livro foi pra lista de leitura desde a primeira vez que bati o olho nessa capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jana!
    Gosto demais quando as histórias são ricas e cheias de detalhes, me conquistam de primeira.
    Ver a escravidão ser abordada e mostrar que os escravos são bens descatáveis, é cruel, mas naquela época era assim, infelizmente.
    Já li outros livros da autora e gostei.
    Como gosto dos romances de época, gostaria demais de poder ler esse.
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Romances históricos se tornam especiais,quando o autor (a) explora com detalhes onde tudo acontece.
    E esse livro me interessou,principalmente por ser ambientado no Brasil.
    Se o enredo for fiel aos fatos ocorridos na época,sei que vou gostar.Exatamente por ser diferente dos livros que costumo ler do gênero.Que em geral se passam na Inglaterra.

    Pelo que li,Cécile e Fernão se envolverão em muitas aventuras... E muito romance também! :)

    Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Romance histórico e brasileiro?! Já quero!! A sinopse me deixou bastante curiosa, a vida da Cécile não parece fácil, né?!... Não li nada da Jane Austen mas gosto muito dos livros da Julia Quinn, e acredito que vou gostar de ler O Amor nos Tempos do Ouro. Valeu pela dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir