Uma Chama Entre as Cinzas

| 07 maio 2017 |
Laia vê sua família de desintegrar diante de seus olhos. Seus avós mortos e seu irmão preso, sem que ela ao menos soubesse o motivo. Virar uma escrava é a única forma que ela encontra de tentar recuperar o último membro de sua família. Elias está treinando para se tornar um máscara, o ser mais implacável e cruel do império. Homens que matam, torturam, violentam suas vítimas, sem nenhum tipo de piedade, mas Elias não tem em sua alma escuridão o suficiente para aceitar esse destino. Ambos estão presos contra a sua vontade, e eles lutarão, com todas as suas forças por aquilo que eles desejam: Liberdade.

Não posso dizer outra coisa a não ser que esse é um dos melhores livros que eu tive a oportunidade de ler nos últimos tempos. Que história fantástica, tão bem elaborada e escrita, com dois personagens fascinantes como protagonistas, que nos conduzem por essa trama repleta de reviravoltas, grandiosa em sua essência.

Sabaa Tahir nos apresenta a sua narrativa de dois pontos de vista completamente diferentes. Laia pertence a um povo escravizado, subjugado por anos. Quando seu irmão é preso, acusado de ter se aliado aos rebeldes, sua única escolha é procurá-los em busca de ajuda. Seus pais haviam pertencido aos rebeldes e morreram por sua causa, e o irmão parecia que seguiria o mesmo caminho. Em troca da ajuda, Laia teria que servir de espiã, sendo escrava da mais cruel das generais do império, alguém que iria marcar a carne e a alma da garota de todas as maneiras possíveis.

Ser um máscara era algo que Elias nunca tinha almejado em sua vida, porém, não havia escolha quando você era escolhido. Ele estava disposto a abandonar tudo, por mais que isso pudesse custar sua vida, até que chegou a hora de um novo imperador ser escolhido, e ele estar entre os quatro mais fortes que disputariam as eliminatórias. Provas de força, astúcia, lealdade, que testariam muito mais do que seu cérebro, mas a sensibilidade de sua alma e a força de seu coração.

Quando os destinos de Laia e Elias finalmente se cruzam, o leitor já mergulhou tão profundamente na narrativa, que é impossível não se emocionar com o derradeiro encontro, mesmo que ele não seja nada além de uma escrava levando uma mensagem para o filho de sua comandante. A autora é uma mestra em criar clímax e ganchos entre os capítulos. Cada cena e cada capítulo trazem informações e desfechos que nos fazem não conseguir largar o livro nem um segundo sequer.

Os protagonistas são fantásticos. Podemos ver literalmente os dois lados da história, e como cada um enxerga a sua vida, os seus problemas, e como cada um consegue lidar com os seus fantasmas. A mãe de Laia havia sido uma grande líder para os rebeldes, até ser assassinada. Ela era uma mulher forte, firme, confiante, tudo o que Laia acreditava que nunca poderia ser, porém, só alguém com muita força de vontade, muito amor no coração, poderia aguentar tantas torturas em nome de um irmão que ela nem poderia ter certeza de que estava vivo.

Por outro lado, Elias teve uma infância adorável com uma família adotiva, completamente diferente do mundo de violência, maldade e desprezo no qual ele foi jogado ao ser escolhido por um adivinho para se tornar um dos monstros que assombravam a todos. Se monstros podem ter alguma bondade em seus corações, vemos isso do ponto de vista de Elias, e por aqueles que ele considera seus amigos.

Não existem palavras que expressem o quanto “Uma Chama Entre as Cinzas” é um livro genial. Estou completamente desesperada pelo segundo livro. Essa história me prendeu, me encantou, como há muito tempo um livro não fazia. Um universo fantástico, personagens marcantes e uma narrativa impecável. A receita de um livro desesperador e arrasador, até o último momento.

10 comentários:

  1. Oi Janaína!!!
    Já havia lido uma resenha é gostei muito também mesmo ainda não ter lido a história é muito boa mesmo.
    Espero ler em breve.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é fantástica, Marília.
      Estou sofrendo aqui por não ter o segundo livro rsrs
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi Jana! Nossa esse livro parece mesmo ser genial, curto muito esse gênero e essa sua resenha me deixou bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Milena, por favor.
      Esse é um daqueles livro que nós queremos que o mundo inteiro conheça hehe.
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Jana!
    Tão bom poder ler um livro envolvente e que nos cativa do início ao final.
    Adorei saber que podemos ter a visão dos dois lados da história, porque tudo fica mais abrangente.
    Quero ler.
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana, tudo bem?
    Este livro tem tudo que eu gosto, um universo fantástico, personagens fortes e muita aventura. Quero muito ler este livro e conhecer a história desses dois personagens. Já tinha ouvido sobre este livro, mas naõ sabia que ele era tão bom, e agora quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou completamente apaixonada por essa história, Lara.
      Há muito tempo um livro não me empolgava tanto assim *o*
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Oi, Jana!
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro e já me senti completamente envolvida! Sua resenha está fantástica, parabéns.
    Leituras assim, envolventes e que cativam desde os primeiros momentos, são realmente imperdíveis. Quero ler em breve!
    Obrigada pela ótima dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Márcia <3 <3 <3
      Espero que você também goste do livro. A história é incrível, genial.
      Beijos!!!

      Excluir