O Garoto do Cachecol Vermelho

| 04 maio 2017 |
Melissa vive sua vida sem se preocupar com ninguém a não ser ela mesma. É uma pessoa egoísta e mimada que utiliza de sua beleza e dinheiro para fazer o que bem entender sem ligar para o sentimento de outras pessoas. A única coisa que é importante na vida de Melissa é o balé, a mesma quer se tornar a melhor bailarina e almeja entrar na Julliard, a melhor escola de dança, teatro e música.

Melissa leva sua vida, com exceção do balé, de modo fútil, com muitas baladas e bebedeiras com seus “amigos”. Até que em uma noite de ano novo conhece uma pessoa que estava pintando nas ruas e a mesma já o considera um vândalo. O que ela não esperava era que essa pessoa estudasse na mesma faculdade que ela e ainda por cima fosse um monitor. Daniel é um rapaz alegre e que conquista a todos ao seu redor com sua felicidade e inclusão. Daniel começa a pegar no pé de Melissa dizendo que vai ajudá-la, mesmo sem a mesma querendo tal ajuda. Sendo assim os dois participam de uma aposta onde Melissa deve acompanhar Daniel em todos os lugares que ele for.

Daniel apresenta a Melissa todo um mundo que era ignorava em que as pessoas são importantes com todas suas diferenças e que todo o preconceito que a mesma possuía não tem fundamento. Melissa acaba por se tornar uma pessoa melhor ao conhecer os excluídos da escola, ao visitar crianças doentes em hospitais e claro com todas as conversas de Daniel.

Claro que conforme ocorre a aproximação de Daniel e Melissa, os dois acabam se apaixonando, porém no início Daniel evita qualquer tipo de aproximação romântica devido a um segredo que o mesmo tenta esconder. Quando Melissa descobre o que está ocorrendo deve escolher entre seu grande sonho desde pequena, o balé, ou o grande amor de sua vida.

O livro é muito bonito nos mostrando como muitas pessoas precisam de ajuda mesmo sem saberem. Os preconceitos da sociedade, principalmente em relação ao desconhecido e como é importante a superação e aproveitar a vida no presente. Gostei muito também de como foi introduzida e explicada doenças como a esquizofrenia e a ELA (Esclerose lateral amiotrófica) e como elas mudam a vida das pessoas ao redor da afetada pela doença.

A capa é linda, o destaque para a cor vermelha do cachecol é simples e de muito bom gosto. É muito bom também uma protagonista negra, pois é muito importante a diversidade racial nos livros. Os títulos dos capítulos são muito bem pensados, descrevendo bem cada ponto da história. O único problema é que logo no início da leitura já pude deduzir o que ocorreria no final, mas não tira a beleza da história. O garoto do cachecol vermelho é uma leitura ideal para refletirmos sobre nós mesmos e como podemos melhorar esse mundo com uma atitude por vez.

6 comentários:

  1. Oi Vanessa!
    Também acho linda essa capa e o jogo de cores. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas está na minha lista.
    Se a leitura traz uma boa reflexão, já vale muito a pena.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá !!!
    Esse livro faz parte da minha lista de desejados a um bom tempo desde quando eu vi essa capa, e ainda mais depois que li a resenha fiquei ainda mais apaixonada do que nunca.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. É muito linda essa capa, já gostei da história por saber que tem uma protagonista negra, coisa rara, um dia desses estava até pesquisando livros com protagonistas negros, achei poucos, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  4. Vanessa!
    Já gostei de ver que a protagonista é negra, embora seja uma egoísta de primeira linha, tomara que no decorrer do livro e da paixão por Daniel, ela consiga mudar.
    Sempre bom aprender mais sobre doenças que estão cada vez mais em nossa sociedade.
    “A juventude é a época de se estudar a sabedoria; a velhice é a época de a praticar.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa, tudo bem?
    Sempre achei a capa deste livro uma gracinha, mas não sabia de como era a história.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre este livro, e me senti muito tentada a fazer esta leitura. Quero acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento da Melissa. Gostei muito da protagonista ser negra e dançar balet.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi! Ahhh, esse livro parece incrível! Eu tô com ele aqui, mas ainda não tive tempo de ler.
    Acredito que mesmo com o final previsível, a jornada até as últimas páginas faz com que tudo valha a pena :D a autora é muito talentosa! A reflexão sobre a ajuda que precisamos sem nem mesmo saber e sobre como podemos ser pessoas melhores é muito válida. Fiquei com mais vontade de ler!

    Duas Leitoras - Promoção de aniversário rolando no blog! Serão 3 vencedores!

    ResponderExcluir