O Futuro de Nós Dois

| 23 abril 2017 |
Emma e Josh, alunos do ensino médio em 1996. Um mundo onde as pessoas não acessavam internet ou redes sociais como nos dias de hoje. O facebook ainda não existia. Poucas pessoas possuíam celular. Emma ganha um com computador de seu pai e Josh lhe dá um CD, que faria com que ela acessasse a internet. O incrível, é que aparece um site chamado facebook, com fotos e perfis de ambos. Aquele site era muito interessante, com fotos deles mais velhos, com fatos que, incrivelmente, pareciam ser de 15 anos no futuro.

Achei muito criativa a trama criada pelos autores Jay Asher e Carolyn Mackler. Atualmente, poucas pessoas conseguem realmente viver sem internet ou redes sociais. Os autores escolheram um momento em que o mundo não era assim e colocam o facebook na vida de dois jovens que estão se descobrindo, aprendendo quem são e quem querem ser, tendo vislumbres de um futuro que agora eles têm a capacidade de mudar, mas todas as mudanças têm um preço.

Emma está completamente insatisfeita com o seu futuro. Enquanto Josh está casado com a garota mais cobiçada da escola, tem filhos lindos e o emprego dos sonhos, Emma tem um casamento fracassado, está desempregada e é completamente infeliz. Enquanto ela se desespera em busca de encontrar maneiras de mudar o seu futuro, Josh teme que essas mudanças possam mudar o seu futuro perfeito.

Primeiramente, amei como os autores lidaram com as redes sociais, como elas realmente são hoje em dia, o quanto elas podem ser ilusórias. Essa fachada de “felicidade” pode esconder muitas coisas que nós não vemos realmente. Emma tenta mudar seu futuro enlouquecidamente, não consegue pensar em outra coisa, mas não consegue ver sua vida como um todo, apenas frases soltas e pequenos detalhes que seu eu do futuro posta em seu perfil. Josh, por outro lado, começa a descobrir que sua vida perfeita não é exatamente o que ele imaginava, e que estar com a mulher perfeita poderia ser mais difícil do que ele gostaria.

Os protagonistas são amigos desde a infância, sempre estão juntos, se apoiando um no outro, até o momento em que Josh acredita que algo mais possa existir entre eles. Por mais que o facebook tenha unido novamente o que um “quase beijo” separou, a rede social também estava lá para provar que sua amizade poderia não estar acima de todas as coisas e que talvez nenhum deles tenha encontrado a verdadeira felicidade, simplesmente por não estarem procurando no lugar certo.

“O Futuro de Nós Dois” é um livro muito criativo. Impossível não se identificar com muitos dos fatos que são colocados na narrativa e não pensar o quanto nossas vidas são parecidas com as de Josh e Emma, vidrados nas redes sociais e obcecados com o que está na tela, esquecendo de olhar para aqueles que estão bem ao nosso lado. Se o facebook não mostra o futuro, pelo menos com os protagonistas nós aprendemos que não devemos nos iludir com pequenas frases postadas e que o importante é focar em quem está próximo à você. Essa pode ser a verdadeira fonte de sua felicidade, mesmo que você não faça ideia de onde essa história irá te levar. 

7 comentários:

  1. Jana!
    Confesso que não conhecia o livro e gostei também da forma como os autores abordaram a questão da internet e mostra que não se deve confiar em tudo que nela está escrita.
    A obsessão de hoje com as redes sociais é algo incrível e o livro serve para debater o tema.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  2. Achei super diferente a história abordado o tema que mais atrai as pessoas com pontos positivos e ao mesmo tempo negativas gostei do tema abordado com o casal.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    É a primeira vez que vejo falar nesse livro. A proposta é bem legal, criativa e com um enredo super atual. Uma boa forma de reflexionar sobre o tema.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro, porem essa é a primeira resenha dele que leio, a história parece bem interessante e criativa, fiquei super curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto livro a muito tempo mas não tinha dado a oportunidade de ler a sinopse e achei bem legal a premissa do livro que é passar o quanto podemos ser enganados pelas redes sociais onde podemos manipular uma realidade que não existe, passando o queremos que os outros vejam, e que olhemos para o lado e possamos nos ver além da tela de um computador.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jana!
    Já tem alguns anos que li esse ano, então não lembro de muitos detalhes, mas lembro de, por mais criativa que seja mesmo a proposta dos autores e as reflexões provocadas pelas atitudes e escolhas dos personagens ao se deparar com a rede social e a amostra de suas vidas no futuro, senti falta de uma crítica um pouco mais firme, porque em vários momentos só me irritei com a futilidade dos personagens justamente por essa ilusão da vida perfeita, além de que não consegui me envolver em nada com a leitura e mesmo o final deixou muito a desejar para mim na época. Ainda assim, é uma leitura mesmo interessante para nos colocar em xeque perante à importância que muitas vezes damos ao que colocamos e ao que está nas redes sociais. Uma leitura boa mesmo, apesar de alguns altos e baixos aqui e ali. Que bom que você gostou tanto!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  7. aaaaa não tinha ouvido falar sobre esse livro *u* muito legal a proposta do livro... a internet, as redes sociais estão tão presentes na nossa vida que,as vezes fico pensando, se tudo isso sumisse do mundo agora, como as pessoas ficariam?? Pq antigamente nada disso existia e as pessoas viviam normalmente... hoje vc vê vodas sendo mudadas por conta disso tudo, seja pra bom seja pra ruim... mt loco Hahaha
    Enfim, dorei a resenha e se um dia eu puder, vou ler esse livro. beijussss

    ResponderExcluir