Logan

| 12 março 2017 |
Muitos anos após o último filme do universo dos mutantes, poucos deles ainda existem. Nenhuma pessoa mais nasce com dons especiais e, os poucos remanescentes, agora se escondem do mundo. Logan finalmente chegou a sua velhice, juntamente com todos os infortúnios que ela poderia lhe trazer. Com um trabalho comum e viciado em bebidas, ele apenas tenta manter o professor Xavier a salvo, mesmo que as suas feridas já não se curem como antes. Quando uma nova mutante aparece, uma criança, que teoricamente não deveria existir, algo dentro de Logan renasce e essa pode ser a sua última oportunidade de fazer o que é certo.

Quando fui ao cinema assistir “Logan”, imaginei que iria encontrar um filme melancólico, mas todos os sentimentos que me envolveram superaram muito apenas a melancolia. Começamos com o choque de encontrar um mundo onde todos aqueles mutantes que nós aprendemos a amar não existem mais. Logan é um homem amargurado, que parece estar apenas esperando por sua morte, e a de seu grande amigo, para que tudo finalmente termine. O professor Xavier não é mais aquele homem sábio, inteligente e o mentor de que todos necessitavam. Agora, ele é um homem que mal conseguia controlar sua mente, que vivia preso, para o seu próprio bem, e de todos aqueles a seu redor.

Eles vivem em uma situação tão inferior à que nos despedimos no último filme, uma escola cheia, repleta de alunos com dons especiais, onde formavam um verdadeiro lar, onde qualquer um poderia encontrar uma família, que é impossível não ficar desolada, sentir uma intensa tristeza, ao acompanhar suas vidas naquele momento.

Quando somos apresentados a mutante X-23, ou apenas Laura, a narrativa do filme mostra a que veio. Laura era apenas uma criança, mas não uma mutante comum. Ela havia sido criada em um laboratório, assim como outras iguais a ela. Não aguentando ver crianças vivendo naquela situação, sendo treinadas para virarem soldados, um grupo se reúne para ajudá-las a fugir. Laura tem os mesmos poderes de Logan, se recusa a dizer uma só palavra, mas é a esperança que o professor Xavier esperava, a única coisa que convence Logan a tentar mantê-la em segurança.

Esse, com certeza, é o filme mais violento dos mutantes. Sem nenhum tipo de disfarce na hora de mostrar as garras de Logan, ou da mutante X-23, dilacerando as suas vítimas, cabeças rolando, e um palavreado nem um pouco infantil, justificam a classificação indicativa do longa. Por outro lado, o filme é tão pesado, tão denso e sombrio, tão diferente do filme “X-Men”, lançado há 17 anos, que seria impossível fazer com que um filme como esse fosse voltado para o mesmo público.

“Logan” é um filme de despedidas, ou a fagulha de um novo começo. Os fãs dos mutantes ficarão com aquele sentimento de tristeza do começo ao fim do filme. É impossível assistir e não se emocionar ao encontrar a velhice, a falta de esperança e o final de personagens tão marcantes. Há 17 anos, fomos apresentados a esse mundo, nos cinemas, com cenas engraçadas, muita cor, personagens com toda uma vida pela frente e esperança. Agora, nos despedimos deles com um sentimento mais sombrio, mas com o filme mais grandioso e emocionante da franquia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário