O Questionável Felizes Para Sempre

| 04 maio 2016 |
Nós geralmente assistimos a um filme, ou lemos um livro, esperando um final satisfatório. Um final feliz, onde os mocinhos terminam em grande estilo e os vilões se ferram de todas as maneiras possíveis. Porém, essa é a única forma de termos um final satisfatório?

Hoje, eu estava no cinema vendo um filme e não estava conseguindo me interessar tanto assim por aquela história que estava sendo passada. Um filme talvez um pouco arrastado, com a protagonista sofrendo terrivelmente e a sua situação só piorando. Quando eu achei que o filme estivesse terminando, que ela tivesse finalmente encontrado o seu final feliz, uma tragédia acontece e sua situação, que já era péssima, fica a ponto de alguém cortar os pulsos de tanto desespero.

Nessa hora eu pensei, “ok, nada de finais felizes, acho que não vou gostar do filme”, mas não foi exatamente o que aconteceu. O final feliz eu estou esperando até agora, mas, mesmo assim, gostei bastante de como a narrativa foi concluída. A protagonista pode não ter terminado o filme como talvez merecesse, mas respondeu à altura tudo o que ela sofreu durante a sua vida.

Foi nesse ponto que eu pensei o quanto finais felizes podem ser questionáveis. Uma conclusão realmente perfeita talvez não precise carregar um “felizes para sempre” na bagagem. Se tivéssemos tido um final fofo, nesse caso, talvez não fosse tão satisfatório quanto o modo como a personagem principal agiu para que todos pagassem pelo o que eles fizeram com ela no passado e atualmente.

Outra história que se enquadra nessa categoria é “Jogos Vorazes”. Um final realmente feliz não seria aceitável depois de tudo o que a protagonista passou. Aquele sentimento de perda, de que nada será como antes, finalizou a história de forma muito mais plausível.

Dessa forma, talvez o “felizes para sempre” seja algo completamente questionável. Ele simplesmente não se encaixa em qualquer história e não vai nos deixar automaticamente satisfeitos, só se realmente aquilo finalizar a história de forma que não entre em contradição com tudo o que nos foi apresentado antes.

Amo histórias com finais felizes, mas também acredito que um bom final, marcante, poderoso, mesmo que com sentimentos não tão positivos, pode funcionar muito bem.

2 comentários:

  1. Olá, puxa vida realmente tem muitos filmes assim e acredito também que em alguns filmes os finais poderiam ser bem diferentes, em algumas series de TVs por exemplo muitas são questionáveis o final, enfim muitos vão ser assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo final feliz é bom, e nem todo final nem tão feliz assim é ruim... hehehe
      Vai depender de cada história.
      Beijos!!!

      Excluir