Escrevendo um Livro (Parte 6) - Capa

| 28 outubro 2015 |
Depois que o seu texto está pronto (finalizado e revisado), agora é hora de pensar na cara do seu livro, na forma como as pessoas terão um primeiro contato com a sua obra.

Que a capa de um livro é de extrema importância, é incontestável, porém, como criar uma capa que realmente faça com que um leitor se interesse pelo seu livro, uma capa que realmente passe um pouco da sua história?

Apesar de ser designer e já ter trabalhado com muitos livros durante a minha carreira, esse foi, com certeza, o maior desafio profissional da minha vida. É impossível não ter um envolvimento emocional muito maior com a criação da capa do seu próprio livro. Não foi tão complicado decidir quais elementos estariam na capa, mas diagramar esses elementos e encontrar as imagens certas, foi um grande desafio.

O ideal sempre é produzir suas próprias fotos, assim terá exatamente o resultado que você deseja, porém esse é um processo muito caro. Para pessoas que, como eu, estão publicando o seu primeiro livro e não tem como arcar com um processo como esse, bancos de imagens podem vir a salvar o dia.

É muito complicado achar entre imagens já existentes algumas que passem exatamente a mensagem que você imaginou, mas não é impossível. O ideal é procurar em vários bancos de imagens e contratar aquele que possa atender melhor às suas necessidades.

Quando você compra imagens em um banco, é sempre bom lembrar que qualquer pessoa pode comprar aquelas mesmas imagens. Quantas capas de livros nós encontramos que tem as mesmas imagens, exatamente por essa razão? Várias, portanto, o ideal é sempre compor a sua capa com mais de uma imagem. Os riscos de encontrar uma capa semelhante serão bem menores.

A minha capa é formada por quatro imagens diferentes. As mais complicadas de escolher foram as das minhas protagonistas. Eu queria duas imagens que realmente passassem para o leitor um pouco da personalidade de cada uma e que a relação delas pode não ser das melhores. Espero ter conseguido.

Em breve, vocês poderão conferir a sinopse e os primeiros capítulos de “Panlásia”, que será lançado em novembro/dezembro.

Enquanto isso, conheça a capa do meu primeiro livro:


6 comentários:

  1. Parabéns pelo livro, e a capa está linda! Ainda estou no processo de reler meu livro várias vezes antes de mostrar para alguém, e sei que pode demorar anos, e que vou passar por inúmeras dificuldades no caminho, mas publicá-lo é meu maior sonho :) Boa sorte com o seu! Quero ler *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ísis <3
      Sei bem como é esse processo... hehehe
      Dá trabalho, mas, depois quando a gente vê o resultado, vale a pena.
      Boa sorte com o seu também, quando estiver publicado, me avise :D

      Beijos!!!

      Excluir
  2. Olá Jana, primeiramente parabéns por essa conquista e quanto a capa nem se fale né linda linda linda mesmo eu quero comprar rsrsrrs vou adorar ler tenho certeza que vou amar.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marília :D
      Ainda essa semana vou liberar algumas outras informações sobre o livro.
      Espero que você goste.
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Oi Jana, parabéns pelo livro!
    Essa capa é perfeita, esse castelo foi a primeira coisa que me chamou a atenção. Agora quero muito ler a sinopse :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado :D
      Espero que também goste da história.
      Beijos!!!

      Excluir