Escrevendo um Livro (Parte 5) – Publicação Independente

| 21 outubro 2015 |
Após terminar de escrever um livro, reler e modificar o seu texto dezenas de vezes, enviar para editoras que, se respondem, muito provavelmente terão uma negativa para lhe apresentar, só restam duas opções. A primeira é desistir do seu sonho, engavetar o livro e seguir em frente. A segunda, muito mais interessante se você realmente acredita no seu trabalho, se você sabe que tantos meses ou até anos de trabalho não foram em vão, é publicar o seu livro de forma independente.

Existem várias formas de publicar um livro, você sendo responsável por todas as etapas da publicação ou não, eu acredito que essa escolha esteja diretamente ligada a quanto você pode gastar para publicar o seu livro. 

Algumas editoras fazem uma publicação que eles chamam de “compartilhada”. Segundo eles, você compra uma certa quantidade dos livros impressos e tem a sua disposição todo o trabalho oferecido habitualmente para outros autores em uma editora convencional. Esse sistema pode funcionar, ou não, não posso garantir, porém, é só para quem realmente tem dinheiro para investir. Em média as editoras exigem a compra de, no mínimo, 500 exemplares a preço de capa, por exemplo, eu teria que comprar 500 exemplares a R$ 34,90 cada. Para as minhas possibilidades, não era uma opção viável.

Outra opção para uma publicação independente é contratar empresas que trabalham como editoras, fazem todo o processo de uma editora, porém, só trabalham com publicações nesse formato (pagas). Aqui não existe nenhuma seleção, se você pagar, o seu livro é finalizado e impresso, porém, apesar de nesse formato ser possível encontrar algumas opções mais baratas, você não tem o suporte de uma editora e terá que vender os seus livros por conta própria.

A terceira opção para novos autores, que é a mais escolhida atualmente, e a que tem dado mais retorno, é a publicação em formato digital e sob demanda, que foi exatamente a que eu escolhi, porém, se você quiser publicar um material de qualidade, talvez essa seja a opção que exija um maior esforço do autor.

Nas primeiras opções, todos os processos pelos quais um livro terá que passar, antes de ser impresso, já estão inclusos. O autor entregará o seu texto e terá o livro pronto em mãos. Em publicações digitais e sob demanda, o autor será responsável por entregar o livro totalmente finalizado, ir atrás de profissionais que possam ajuda-lo nesse processo, se ele quiser apresentar uma obra de qualidade para os seus futuros leitores, o que foi exatamente a minha escolha.

Quando eu decidi que publicaria de forma independente, minha primeira ação foi contratar uma profissional para fazer a leitura crítica do meu livro. Esse é um ponto muito importante. Quando nós escrevemos um livro, está tudo muito claro, afinal de contas, aquela história é sua, porém, é sempre necessário ter uma opinião, principalmente a opinião de alguém preparado para ler o seu livro realmente com um olhar crítico. O retorno de um profissional é fundamental para a consistência do seu texto.

Após as correções necessárias que surgiram após a leitura crítica, uma revisão do texto é indispensável. Nenhum livro é perfeito, mesmo grandes editoras publicam livros com pequenos erros, porém, um livro repleto de erros é impossível de se ler. Nós que somos leitores sabemos bem disso. Eu mesma já desisti de livros de outros autores independentes, exatamente pela quantidade de erros e não gostaria que alguém desistisse da minha obra por esse motivo, por isso a revisão é fundamental.

Depois da leitura crítica e revisão, o texto está pronto, totalmente preparado para a publicação, mas apenas o texto está pronto, o livro em si ainda não nasceu.

Na próxima coluna falarei sobre a criação da capa e vocês irão conhecer a capa e o título do meu primeiro livro :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário