Quando Saturno Voltar

| 30 agosto 2015 |
Déborah está vivendo uma fase muito importante de sua vida. Por volta dos seus 28 anos, ela está prestes a encarar o retorno de Saturno e tudo o que ele pode trazer de novo para a sua vida. Se essas mudanças serão boas ou ruins, só resta a Déborah decidir se irá continuar em sua vida morna, pacata e estável ou se ela está pronta para descobrir a grande mulher que ela pode se tornar.

Esse livro chegou em um momento realmente certo na minha vida. Tenho a mesma idade da protagonista, alguns projetos novos que serão colocados em pratica em breve, e agora tenho esperança que o meu retorno de Saturno também possa me trazer grandes mudanças e possibilidades, só espero entender essas possibilidades corretamente :D

Déborah tem um namorado de quem ela gosta, mas que não ama perdidamente, um emprego que paga as suas contas, mas não a satisfaz profissionalmente, mora com os pais, que vivem em pé de guerra e tem um fato no passado de sua família que sempre a machuca, quando ela pensa nele, e nas cicatrizes que isso deixou em sua vida.

Não era uma vida perfeita, mas era o que Déborah tinha e ela estava acomodada com isso, até uma viagem inesquecível mudar a sua vida. Como assessora de imprensa de um time de futebol da série B, ela viaja com o time para o Chile, onde encontra uma cigana que lhe diz que Saturno se aproxima e que o céu iria lhe trazer muitas surpresas. Quando ela volta de viagem, no avião, senta ao lado de um homem que balança todas as suas estruturas e a faz começar a repensar seu namoro frio, sua vida morna e sua existência que parecia estar estagnada há 28 anos no mesmo lugar.

Nunca tinha tido a oportunidade de ler um livro da escritora Laura Conrado, e me arrependo muito disso nesse momento. Que escrita maravilhosa, quantos personagens cativantes e que incrível jornada ela nos proporcionou ao acompanharmos o autodescobrimento da personagem, porque é exatamente disso que se trata o livro.

A protagonista passou a vida inteira acomodada no que era fácil, se apoiando em quem estava a sua volta, com medo de tentar algo novo e quebrar a cara. É incrível como qualquer um de nós pode acabar da mesma forma, sem realmente perceber. Mas, o que todos precisamos, seja no mundo real ou no imaginário, é de um pequeno empurrão que nos faça acordar e ver o quanto podemos lutar pelo nosso futuro, por um futuro que nós realmente sonhamos, basta acreditarmos em nós mesmos, basta sermos felizes sendo realmente quem nós somos, sem precisar fingir nada a ninguém e, finalmente, o universo pode conspirar a nosso favor. Ou, no fim das contas, talvez sejam as nossas atitudes que façam o universo conspirar a nosso favor. De qualquer forma, vou tentar não deixar o meu retorno de saturno passar em branco. 

Realmente amei o livro. Ele passa uma mensagem encantadora que todos precisamos aprender. Ninguém tem que viver sozinho nesse mundo, porém, ninguém deve se apoiar em outras pessoas para tudo. Temos primeiro que aprender a confiar em nós mesmos antes de confiar nos outros. Uma excelente forma de levar a vida.

10 comentários:

  1. Nossa...que ótima resenha! Fiquei bem comovida,acho que eram dessas palavras que eu precisava,imagina quando eu ler o livro! Beijos jana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Victória :D
      Espero que você se apaixone por essa história.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Quero ler esse livro já ouvi falar que é muito bom, sigo a autora porém não tive a chance de ler mais vou comprar ainda. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi falar sobre esse livro e lembro que me interessei. Lendo a tua resenha, o livro me chamou ainda mais atenção. O enredo, a mensagem que ele passa é muito ♥ Sei que se eu ler, vou gostar

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto um comentário sobre esse livro, mas após ler sua resenha, vi que o livro é bem envolvente. Além da autora ter uma ótima escrita, ainda faz com que os leitores se identifiquem com a protagonista. Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Ainda não conhecia esse livro,ele parece ser muito motivador.
    Espero poder ler ele logo.
    Bjs

    ResponderExcluir