A Lista

| 05 julho 2015 |
Kitty está vivendo o pior momento de sua vida. Ela está envolvida em um processo milionário, por ter feito uma reportagem denegrindo a imagem de um homem integro, pois confiou em fontes nem um pouco confiáveis e sua grande amiga e mentora, Constance, está à beira da morte e quer contar a Kitty qual seria a última matéria que ela sonhava em escrever, mas não houve tempo para isso. Agora, Kitty terá que lidar com os seus erros e se apegar a última matéria de sua grande amiga para seguir em frente.

Kitty sempre sonhou em trabalhar na televisão. Quando ela teve essa oportunidade, e uma grande matéria simplesmente aparece em seu caminho, ela iria expor um professor que abusava de suas alunas e inclusive engravidou uma delas, não podia ser melhor para a sua carreira. Porém, quando todos descobrem que o depoimento de suas fontes não passou de uma mentira e agora a emissora teria que pagar uma quantia absurda de indenização ao professor, esse seria apenas o início do caminho tortuoso que sua vida tomaria.

Além de seu trabalho na televisão, Kitty também trabalhava na revista “Etcetera”, onde conheceu Constance, dona da revista, sua grande amiga e mentora em seu trabalho, porém, Constance está morrendo e Kitty sofre absurdamente com isso. Em uma tentativa de animá-la, Kitty lhe pergunta que matéria ela gostaria de escrever, e ela a incumbe de pegar um envelope em sua casa, que depois ela iria lhe explicar o motivo, mas não houve tempo para isso. Constance morreu, e agora Kitty tinhas em suas mãos uma lista com 100 nomes, apenas isso, e ela não fazia ideia de sequer por onde começar o seu trabalho, e essa matéria tinha que estar pronta em 2 semanas, para uma edição especial da revista em homenagem a Constance. Entre a pressão de escrever sobre algo que ela não fazia ideia sobre o que era, sofrer uma série de retaliações por causa da sua matéria sobre o professor, entender os seus reais sentimentos e conhecer várias pessoas que ela teria que relacionar de algum modo, Kitty pôde entender muito mais sobre ela mesma, sobre o mundo, e as pessoas maravilhosas que vivem nele, e um pouco mais sobre o que motivava aquela que foi uma grande amiga.

Achei “A Lista” um livro interessante.  Primeiramente, por tratar um pouco sobre jornalistas de índoles duvidosas. Kitty não é uma pessoa ruim, não quis destruir a vida de ninguém e se arrependia por isso, porém, não podemos negar que foi a sua ganância de querer provar ao mundo que ela podia fazer aquilo que a fez fechar os olhos para a realidade, e só ouvir o que a interessava naquele momento: uma grande matéria. Conhecemos outros jornalistas durante a narrativa e todos eles mostram suas falhas em algum momento, sejam elas grandes ou não.

Por outro lado, foi muito bem desenvolvido o quanto uma pessoa pode pagar por cometer um erro. Depois do que ela fez, mesmo sabendo o quão horrível foi a sua atitude, é impossível não sentir pena de tantas formas que ela é punida, do começo ao fim. Porém, também podemos admitir que ela cresceu com isso e, com certeza, aprendeu com o seu erro.

A autora insere vários personagens durante a história, que estão presentes na lista, de maneira interessante e instigante. Assim como Kitty, nós também ficamos curiosos sobre a vida daquelas pessoas e o que eles podem ter em comum. Por essa mesma razão, eu fiquei um pouco decepcionada com a conclusão que a protagonista chegou para aquelas pessoas estarem na lista de Constance. Não que a explicação não tenha sido boa, a explicação foi sincera, real, e eu concordo plenamente com o que ela disse, mas, depois de tanto mistério, eu esperava algo mais mirabolante para que aqueles nomes estivessem na tão misteriosa lista.

“A Lista” foi um livro bom para entreter por alguns momentos, que eu achei interessante, mas não me atraiu tanto como “Simplesmente Acontece”, por exemplo. A história é muito bem escrita, com vários personagens interessantes, mas realmente não me prendeu a cada página. Não que o livro seja maçante, tenho certeza que vai ser ótimo para se divertir e passar um tempo descobrindo os mistérios dessa lista ao lado de Kitty, se você tiver um tempo.

6 comentários:

  1. Estou bastante interessada em ler esse livro pela sinopse e pela autora, gosto muito da escrita da Cecelia e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu não achei tão interessante assim, como eu disse na resenha, mas tomara que você goste :D

      Excluir
  2. Achei linda a capa, mais não gosto muito de livros assim, mais para que gosta a historia no fim acho que pode ser surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse livro não conseguiu realmente me prender, mas tenho certeza que muitas pessoas vão adorar :D

      Excluir
  3. Oi, Jana!
    Que pena que a resolução do mistério não foi tão legal assim, tava querendo ler com esperanças de que fosse melhor. Mas acho que vou dar uma chance pela história trazer personagens interessantes.
    Ótima resenha! Bjo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho de maneira alguma que alguém deva deixar de ler um livro porque ele não agradou outra pessoa. É por isso que eu nem comento aqui no Blog sobre os livros que eu realmente não gosto... hehehe

      Eu espero sinceramente que a narrativa seja interessante para você :D

      Excluir