Apenas Um Ano

| 12 junho 2015 |
Após conhecer uma garota que o fez repensar o que ele acreditava ser o amor, tudo o que Willem gostaria era de pelo menos saber o nome daquela que, em apenas um dia, havia tocado o seu coração e mudado toda a sua vida.

Foi uma sensação maravilhosa ler “Apenas Um Ano” e realmente conhecer Willem. Apesar de temos visto muito do que ele realmente é no primeiro livro, é impossível conhecer uma pessoa e saber o que ela realmente sente apenas pelo relato de alguém, principalmente alguém tão apaixonada quanto Allyson. Agora, temos a certeza do quanto ela mudou a vida de Willem, o quanto ele sentia a sua falta e o quanto aquele dia tinha sido um divisor de águas em sua vida.

Em “Apenas Um Dia” conhecemos o misterioso Willem de Ruiter. Alguém apaixonante que proporcionou a protagonista os melhores momentos de sua vida. Nunca chegamos realmente a saber se ele a abandonou, se ele foi embora por alguma questão urgente, mas a protagonista nunca desistiu de reencontrá-lo. Já em “Apenas Um Ano” conhecemos alguém em uma situação ainda pior que a protagonista no primeiro livro. Ele tem pistas quase que insignificantes que o levariam até a sua Lulu, pois, nem seu nome verdadeiro ele sabia. Sua situação é ainda mais desesperadora, pois nós percebemos o quanto ele quer reencontrá-la, e o quanto a sua busca é quase impossível.

Esse livro é muito mais do que uma busca pelo seu amor, é uma busca pelo seu auto descobrimento, de aceitação e uma busca para o protagonista encontrar um novo sentido para a sua vida. A história de Willem é complicada e triste. Após a morte de seu pai, ele ficou praticamente sozinho no mundo. Com uma mãe que se fechou para todos, inclusive para o próprio filho, pois não suportava a própria dor, ele encontrou em suas perambulações pelo mundo um pouco de esquecimento, um pouco de alívio para que ele não pensasse em um passado que tanto o machucava.

Conhecer Lulu não só abriu o seu coração para essa forma de amor em especial, mas também para todas as outras formas de amor que deveriam reger a sua vida. É realmente especial poder ler sobre ele reencontrando o amor familiar, o amor pela sua profissão e por ele mesmo, pelo rumo que ele gostaria de dar a sua vida.

Esse livro é ainda mais apaixonante que o primeiro. “Apenas Um Ano” só consegue ser pior no sentido em que estamos chegando nas últimas páginas e a agonia vai tomando conta de quem está lendo. É impossível não se angustiar sabendo que aquelas últimas páginas vão nos levar ao mesmo ponto em que terminamos ao ler “Apenas Um Dia”, e toda aquela ansiedade, todo aquele desespero de saber o que vai acontecer, vai voltar, e com força total. Não posso dizer que não amei ler essa história do ponto de vista de Willem, porém, realmente preciso saber o que vai acontecer na vida desse casal apaixonante, que viveu um grande amor em apenas um dia e passou um ano inteiro sonhando com a vida que eles poderiam ter juntos. Até eu sonho com isso.

13 comentários:

  1. Ainda não li Apenas Um Dia, gosto muito da escrita da Gayle Forman, é ótima, amei o livro Se eu ficar, esse Apenas Um Ano já foi pra lista de leituras parece ser ótimo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dois também são um amor, Milena.
      Espero realmente que você goste :D

      Excluir
  2. Não li mais pela resenha já se percebe que é muito bom

    ResponderExcluir
  3. Da Gayle só li Se eu Ficar, também nunca li nenhuma opinião sobre Apenas um ano, e gostei bastante da sua! Acho que o livro me agradaria bastante, porque amo essa história de "auto descobrimento"... Beijos! Apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito fofo, mas, não se esqueça de ler antes “Apenas Um Dia” :D
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Ainda não tive a oportunidade de ler Apenas Um Dia, mas já li 2 livros da Gayle Forman, Se eu ficar" e "Para onde ela foi" e gostei muito da narrativa e também da escrita dela. Amei a capa desse livro, tão linda ♥ parecer ser bem legal, pretendo ler os 2 algum dia. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Muita coisa acontece e a cada página o sentimento aumenta. A Segunda parte eu li rapido demais, porque fiquei totalmente curioso com a história, completamente fixado nos sentimentos da Allyson, que não conseguia parar de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você está falando de "Apenas Um Dia", né? Esse é o segundo livro da série, narrado do ponto de vista do Willem, mas você vai amar também :D

      Excluir
  6. Muita coisa acontece e a cada página o sentimento aumenta. A Segunda parte eu li rapido demais, porque fiquei totalmente curioso com a história, completamente fixado nos sentimentos da Allyson, que não conseguia parar de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oie Jana!!
    Eu ainda não li Apenas Um Dia e também Apenas Um Ano, mas gosto bastante dos livros da Gayle, ainda to com Para Onde Ela Foi na estante para ler, mas adorei ler Se Eu Ficar. A história de Apenas Um Ano parece realmente ser encantadora, espero poder ler o livro logo logo!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei todos também :D
      A escrita dela é tão fofa e emocionante <3

      Depois me conte o que achou \o/

      Excluir