Inocência?

| 14 maio 2015 |
Alexia Tarabotti, ou, se preferirem, Lady Maccon, é a protagonista de mais um escândalo na tradicional sociedade Londrina. Ela está grávida e, como é do conhecimento de todos, lobisomens são criaturas a algum tempo já mortas, portanto não podem ter filhos. Assim, após ser expulsa pelo marido de sua própria casa, Alexia, ultrajantemente, volta a morar com a mãe, o padrasto e as irmãs, algo ainda mais inaceitável, então logo também é convidada a se retirar do convívio familiar. Lady Maccon agora está sem lugar algum para ir, já que seu grande amigo, o vampiro errante, Lorde Alkedama está desaparecido e, para piorar a sua situação, parece que todos os vampiros querem realmente acabar com a sua vida.

No segundo livro da série “O Protetorado da Sombrinha”, Alexia está indo para a Itália, a terra natal de seu pai, ou o único lugar que lhe resta na face da terra. Entre não ter a proteção da alcateia de seu marido, estar sendo perseguida por vampiros que claramente querem acabar com a sua existência e querer achar uma explicação, que ela pudesse esfregar na cara de seu marido, que justificasse a existência do seu bebê-inconveniente, Lady Maccon se dirige para um lugar completamente hostil a seres sobrenaturais, e que não veem com bons olhos pessoas sem alma, como ela.

O final do segundo livro, “Metamorfose?”, é quase como ser acertado por alguma das armas da sombrinha de Alexia Tarabotti. Você não consegue aceitar que o livro terminou daquela forma e para quem, como eu, que não tinha imediatamente o terceiro livro em mãos, é um martírio. Mas, um martírio altamente recompensado quando temos em mãos “Inocência?”.

É impossível não se impressionar mais a cada livro com a protagonista excêntrica e geniosa criada por Gail Carriger. Lady Maccon é única. Não há ninguém que consiga ser tão polida, ao mesmo tempo em que não se importa em chocar toda a sociedade. Alguém que esconde os seus sentimentos a todo custo, até de seus próprios pensamentos. Pela primeira vez, encontrei uma protagonista grávida, que trata o seu bebê apenas como mais uma inconveniência em sua vida, porém, de uma forma tão fantástica, e graciosa (ao seu modo) que é impossível não achar Alexia uma das personagens mais legais da face da terra.

Enquanto seu marido, o grande Alfa da alcateia de Woolsey, chora as suas mágoas embriagado, bebendo todo o formol que ele pôde colocar as mãos, agindo como alguém bem diferente que toda a responsabilidade que ele deve carregar, Alexia demonstra seu “charme” já característico, enquanto passa por situações que nenhuma senhora decente deveria passar, como ser atacada por joaninhas nada corteses, mostrar suas roupas debaixo enquanto participava de uma fuga desesperada ou chorar enquanto lia um pedido de perdão, por mais que esse estivesse muito atrasado.

“Inocência?” é um livro que já estava me matando antes mesmo de começar a ler. Amo a escrita de Gail Carriger e nunca li algo como “O Protetorado da Sombrinha”. Esse livro consegue ser romântico sem ser piegas (muito longe disso), consegue ter uma protagonista sarcástica e com muitos defeitos, mas sem deixar de ser carismática e um enredo que mistura o real com o imaginário como nunca antes visto.

Apesar de resolver alguns dos problemas que me deixaram ansiosa para ler essa sequência, não terminei esse livro de forma melhor do que o anterior. Talvez, um pouco mais tranquila em relação a alguns fatos, porém, ainda mais ansiosa para descobrir o que a nossa protagonista, e a sua família nada convencional, ainda vão aprontar. Mal posso esperar para ler o próximo livro.

4 comentários:

  1. Nossa
    Julgava esse livro pela capa e pelo nome ( que feio) kkk
    Achava que era esses romances bobinhos (nada contra) mas é uma historia muito interessante
    Já quero ele na minha estante *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou super apaixonada por essa série, Juliane!
      Te garanto que de bobinha (nada contra também hehehe) ela não tem nada.
      Espero que você goste :D

      Excluir
  2. Estou doida pra ler essa série, curto muito histórias com vampiros, lobisomens, sobrenatural em geral e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais interessada em conferi isso tudo que estão dizendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série é genial, Milena :D
      Só lendo para entender. Depois nos conte o que achou.

      Excluir