Como ser um leitor em um país que não lê?

| 08 abril 2015 |


Recentemente, foi divulgada uma pesquisa com um dado, pelo menos para mim, assustador. Em 2014, 70% dos brasileiros não leram um livro sequer. Nós vivemos tanto no mundo dos livros, seja lendo, visitando sites e blogs literários, indo a livrarias, que, muitas vezes, nos esquecemos de que, infelizmente, somos a minoria de uma população que não se interessa pela leitura. Isso é um fato bem triste.

Imagine se o brasileiro lesse mais. Os livros poderiam ser bem mais baratos, pois as editoras poderiam imprimir quantidades muito maiores, o que deixa o preço por unidade mais barato. Os autores nacionais teriam muito mais espaço, pois, em uma população realmente de leitores, teríamos uma diversificação ainda maior de gostos/gêneros literários, consequentemente uma busca maior por novos nomes. Teríamos mais eventos e mais visitas de autores que sonhamos conhecer.

Além de todos esses fatos citados, ainda podemos acrescentar que teríamos uma população que teria mais domínio da língua, pois ler é um ponto fundamental para uma pessoa escrever bem.

Mas, todos sabem que grande parte dos brasileiros não se interessa pela literatura, a questão é: como mudar esse cenário?

Apesar do número de pessoas que se interessa pela literatura ser muito pequeno, ele aumentou muito nos últimos anos, principalmente com os jovens que começaram a ler com séries de sucesso.

A minha geração, por exemplo, (e com muito orgulho) começou a ler com “Harry Potter”. Essa foi a primeira série que eu realmente acompanhei e me apaixonei. Depois disso, nunca mais parei de ler. Os jovens/adolescente de hoje estão começando a ler com séries como “Divergente” e “Jogos Vorazes”, segundo temos percebido em eventos literários. Talvez essa seja a real razão dessas gerações estarem conseguindo formar um número maior de leitores. Nós tivemos acesso ao livro certo, no momento certo, aquele que nos faria amar esse mundo de papeis e palavras.

Mas não precisa ser jovem para encontrar o amor pela leitura, e “Cinquenta Tons de Cinza” é um exemplo fantástico disso. Não vou tratar aqui da qualidade do livro, se é bom ou ruim, porque cada pessoa tem a sua opinião, e, sinceramente, eu acho que isso é o que menos importa. A série “Cinquenta Tons” apresentou a maravilha que pode ser ler um livro para pessoas que nunca tiveram o gosto pela leitura, que começaram com essa história, foram descobrindo outras e não pararam mais de ler, o que é maravilhoso.

Eu sempre fico feliz quando vejo alguém lendo, não importa que livro seja. Já perdi a conta de quantas vezes já fui criticada por amar “Harry Potter”.  É tão irônico nós morarmos em um país em que a maioria da população não lê, e alguém criticar os gostos literários do outro, sendo que, em geral, pessoas que também gostam de ler não fazem esse tipo de crítica. Você comumente vai ouvir uma crítica sobre o que você lê de alguém que integra esses 70% que não leem. Isso é muito triste.

A situação é triste, mas, eu sou uma pessoa muito feliz por ter encontrado o mundo das palavras e me apaixonado por ele :D

Qual a sua opinião sobre esse assunto?
Como fazer as pessoas lerem mais?
Como fazer do Brasil um país de leitores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário