Um Ano na Selva

| 23 fevereiro 2015 |
A autora da série "Jogos Vorazes" mostra nesse livro que consegue falar diretamente com as crianças sobre um assunto muito sério, mas de forma lúdica, passando a sua mensagem, para que as crianças entendam o que está acontecendo, mas sem se traumatizarem logo cedo com a guerra.

Suzanne Collins conta como foi passar pelo período em que seu pai esteve na guerra e como ela entendeu aquela situação. É interessante perceber o seu olhar, como criança, sobre o que acontecia no mundo. Entre seu pai lhe dizer que iria passar um ano na selva, ela não entender se um ano era muito ou pouco e começar a se angustiar com aquela situação, mais pela angústia de outras pessoas do que dela mesma.

É realmente interessante poder ler sobre um fato tão traumatizante a partir do olhar de uma criança sobre aquilo. Talvez isso seja algo que uma criança realmente não consiga expressar com tamanhos detalhes, porém, após alguns anos, quando sua capacidade de se expressar com palavras é tão mais desenvolvida, principalmente para uma escritora desse porte, algo que com certeza a marcou, e sempre estará presente em sua vida, pode ser contado com detalhes que vão encantar mesmo os leitores mais crescidinhos.

"Um Ano na Selva" é uma leitura rápida, cheia de ilustrações tocantes, onde as crianças podem encontrar uma forma de entender uma situação difícil, e como eles podem passar por aquilo de forma mais suave. Essa é uma mensagem a também ser passada para os adultos. A angústia que ela sentiu, foi claramente passada para ela por pessoas que deveriam estar tentando fazer com que ela se sentisse melhor, porém, o efeito foi exatamente o contrário.


Indico esse livro para crianças de todas as idades. É lindo ver o olhar de uma criança sobre uma situação traumática, como ela superou aquele momento e se tornou a grande escritora que nós conhecemos. 

8 comentários:

  1. Vou ler este livro com certeza, nunca li nada da autora, quem sabe eu não comece por esse! Gostei muito da ideia do livro! Beijos!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro infantil mesmo, mas, a mensagem em si é muito interessante de se ler :D

      Excluir
  2. Que indicação fantástica, muito bom saber que esse livro passa algo diferente dos contos de fadas. As crianças precisam ser preparadas para situações tristes, que isso faz parte da vida e que acontece com todo mundo, de uma forma que não traumatize! Nós adultos, muitas vezes, não sabemos como passar tais fatos para as crianças e esse livro aborda justamente um tema delicado e tão presente como a guerra, que vem ocorrendo em tantos países.
    E que bom que ele é indicado para crianças de todas as idades, vou me incluir aí também, afinal também sou uma criança crescida! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem desse livro é ótima e escrita de uma forma doce e encantadora :D
      Vale muito a pena ler <3

      Excluir
  3. Oiiiii
    Claro que eu vou ler esse livro.
    pode ser infantil,mas acho que nos também podemos aprender com a mensagem dele
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana :D

    Olha, a única coisa que me chama a atenção nesse livro é as ilustrações! Sou acostumada com a escrita da Suzane em Jogos Vorazes, então acho que não me daria bem com esse livro .. Se tiver oportunidade darei uma chance!

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, antes de mais nada, é sempre bom se lembrar que esse é um livro realmente infantil, então, nada de esperar um Jogos Vorazes nele... hehehe. Mas, é realmente lindo ver o que a autora passou em sua vida, como ela lidou com isso, e, acima de tudo, a forma meiga como ela consegue passar isso para as crianças. :D

      Excluir