Coluna | O Tamanho da Imaginação

| 02 setembro 2014 |
Existem livros com histórias maravilhosas. Seja livros de fantasia, romance, ação, aventura, alguns livros conseguem nos encantar, mesmo sendo histórias simples, com foco em dois ou três personagens. Porém, alguns livros são tão bem elaborados, tão impactantes que parecem realmente serem coisas de outro mundo. Alguns autores conseguem criar histórias tão complexas, com tantos personagens e com muitos livros em um mesmo universo, sem que a qualidade da sua narrativa seja prejudicada, que faz com que os leitores idolatrem essas pessoas pela qualidade de seus trabalhos e pela sua tão criativa imaginação.

Como, por exemplo, escrever 7 livros em um mundo fantástico, com tantos detalhes e personagens de uma complexidade sem igual? J.K. Rowling conseguiu um feito inimaginável com a série “Harry Potter”. Uma série tão longa em que cada livro conta uma história individual, mas com todos eles se complementando. A narrativa sempre crescendo, o protagonista amadurecendo e conhecendo a real razão de tudo o que aconteceu em sua vida. Cada revelação é impressionante, cada momento é de tirar o fôlego. “Harry Potter” é realmente um marco quando se trata de grandes séries. Grandes tanto no sentido da grandiosidade da obra em si, quanto na quantidade de livros necessários para contar toda a história.

Acho que todos que um dia conheceram um livro chamado “Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos”, que a principio era apenas uma trilogia, nunca imaginaram a dimensão que o mundo dos caçadores de sombras iria alcançar. Cassandra Clare, que foi descoberta como autora de fanfics da serie “Harry Potter”, transformou sua trilogia em um mundo de livros maravilhosos em que todos se complementam, e mesmo com anos de diferença, conseguem conversar perfeitamente entre si. Já foram lançados 9 livros no universo dos caçadores de sombras e estão confirmados pelo menos mais 9. Como pode uma pessoa ter uma imaginação tão grandiosa, com a capacidade de criar algo tão extenso, e tão rico em detalhes, sem se perder na própria história, fazendo uma série sempre ter referencias a outra de forma formidável? É realmente incrível o que ela tem feito e como a sua imaginação conseguiu criar um mundo tão rico em personagens, lugares e tramas.

Não podemos falar de séries extensas, muitos personagens e narrativas de tirar o fôlego sem falar de George R.R. Martin, autor da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Gostaria de saber quem consegue passar pelos primeiros capítulos sem ficar completamente perdido. Eu só posso deduzir que esse homem deve ser um gênio da criatividade com uma memória surreal. Em poucas páginas, os leitores são apresentados a uma quantidade absurda de personagens. Você só começa a realmente gravar quem é quem, depois de caminhar por uma boa parte de sua narrativa. Em outras séries, é difícil você ver um personagem que começou como protagonista, ou com uma grande importância, deixar de ter esse papel, porém em “As Crônicas de Gelo e Fogo”, isso não existe. Em um momento alguém é o personagem mais importante da série, em outro ele quase não aparece, ou simplesmente morre (o que é bem provável). George R.R. Martin não se prende a personagens, somente a história que ele quer contar. E que super história esse homem está contando. Em termos de complexidade, não sei se alguém ganhará dele um dia. Um Reino tão extenso, tantas ações acontecendo ao mesmo tempo, tantas personagens com personalidades bem únicas, que nós pensamos: Como isso tudo pode vir de uma única pessoa?

Será que esses autores utilizam áreas de sua mente que nós nunca alcançamos? Como ter a capacidade de criar mundos tão complexos e tão bem desenhados a ponto de fazer com que o leitor nunca abandone uma narrativa que irá se estender por muitos e muitos livros? Pelo contrário, ele irá esperar avidamente cada lançamento.

Qual autor vocês consideram que tenha uma criatividade, uma imaginação, uma capacidade de criar mundos complexos e extensos que vai muito além dos demais? Que séries longas mais te emocionam e mais te fazem/fizeram esperar pelos próximos capítulos?

Queremos saber a sua opinião :D

17 comentários:

  1. Sempre me admirei em como eles tiveram tanta criatividade para criar os mais belos mundos,personagens e histórias.
    Queria saber como conseguiram e admiro eles porque criaram mundos em que eu nunca poderia ter imaginado e aprendi a amar cada um deles.
    Amei o que a Cassandra Clare fez conseguiu criar não uma mais duas histórias em que no fim se encontraram e dão sentido entre elas e personagens que nunca vou esquecer e ainda vai criar mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível, né? Nós que saímos ganhando com esses grandes autores :D
      Obrigada pelo seu comentário. Beijos!!!

      Excluir
  2. Eu fico abismada como a J.K tem criatividade, as vezes eu fico pensando que isso existiu/existe mesmo, e que ela foi uma espectadora disso tudo e nos contou kkkkkkkkk Pra mim não existe autora melhor do que ela, mas eu sou suspeita pra falar né, meu amor por Harry Potter é muito grande. Eu estou começando a ler As Crônicas de Gelo e Fogo, e já estou encantada, fico imaginando a cena na minha cabeça, tanto detalhe, é uma estória maravilhosa. Agora sobre os livros da Cassandra Clare eu não tenho o que falar pois ainda não os li, mas o tanto de comentários positivos que eu vejo sobre a série com certeza ela é muito boa. Enfim eu amo muitas série, distopias, mas pra mim nunca irá existir uma série melhor do que Harry Potter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Edmere. Obrigada pelo seu comentário, eu assino em baixo <3
      Eu posso ler os livros/séries, me apaixonar por eles, não conseguir mais largar, mas nunca, nada irá superar o amor que eu tenho por Harry Potter.
      Mas, leia "Os Instrumentos Mortais", eu tenho certeza que você também irá se apaixonar por essa série :D

      Excluir
  3. Magina Jana, eu to louca pra começar a ler Os Instrumentos Mortais, mas quero achar um promoção boa pra poder comprar eles :)

    ResponderExcluir
  4. Eu com certeza não teria tamanha criatividade para inventar mundo fantásticos e tantos personagens marcantes!!
    Mas me impressiono e admiro esses grandes autores!
    Apesar de não ter lido nenhuma das sagas citada,ja li muitas outras e posso dizer que são fascinantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de séries longas, essas aqui são ótimas opções para você mergulhar nesses mundos fascinantes :D

      Excluir
  5. Realmente, admiro muito o trabalho de todos esses escritores! Cada história uma é melhor que a outra, fazem os leitores viajarem para um mundo da fantasia. ♥
    Não sei como conseguem escrever histórias fantásticas assim, todos os escritores dessas sagas citadas a cima entre outras, estão de parabéns! Ler livros assim, é o melhor passa-tempo que pode existir.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o George R.R. Martin, autor da série “As Crônicas de Gelo e Fogo” tem uma criatividade fora de série, e como você disse acima, ele não se prende a um personagem e isso é muito bom, fora que ele cria histórias dentro de histórias e consegue desenrolar tudo, sem deixar um espaço vazio, de alguma forma há ligação. Queria ter essa habilidade, até gosto de escrever, mas ultimamente essa vontade de escrever, anda presa dentro de mim. Preciso libertá-la. E legal esse blog, virei mais vezes aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luma! Que bom que você gostou do Blog! Ficamos muito felizes com isso :D
      Por mais que a gente escreva, eu também tenho a impressão que nunca chegarei nesse nível... hehehe... claro que, isso também não é uma coisa absurda, pois nós somos normais, eles que são fora de série :D

      Excluir
  7. Oi!

    Vou citar a minha preferida! J. R. Ward! A Irmandade da Adaga Negra.
    É passada no nosso mundo, mas com uma dimensão totalmente ampla, "Deuses" como o nossos, vidas que se cruzam de forma maravilhosa!
    Eu amo vampiros e então essa saga me cativou de primeira e me prendeu de forma melhor ainda, mudou minha total concepção de vampiros.
    Enfim, eu amo livros assim, extensos que nos mostram uma vida paralela a nossa! Quero muito um dia poder escrever assim!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você vai escrever um dia assim, tenho certeza :D
      Só pelo seu comentário é possível perceber que você escreve bem.
      A Irmandade da Adaga Negra ainda está na minha "listinha" hehehe, espero conseguir ler em breve.

      Beijos!!!

      Excluir
  8. Um autor que merece destaque por todo o universo que criou e que também sabe redescobrir novos personagens e protagonistas é o autor de As Crônicas de Narnia.
    Sou fã de C. S. Lewis e admiro de verdade o trabalho desse homem, assim como os autores que você citou acredito que ele era uma pessoa com uma criatividade sobrenatural, isso é visível em todos os dados implícitos em suas obras, um leitor desavisado pode até não reconhecer todos os conceitos e dogmas que ele apresenta, mas é evidente para aquele que degusta cada capítulo.
    Não li nenhum dos autores que você citou, mas acredito em tudo o que você disse sobre eles, até por que as adaptações dessas obras são simplesmente fantásticas.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Julielton! Eu deveria também ter colocado Lewis e seu mundo fantástico nessa coluna, seria muito merecido :D
      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  9. Sei que essa postagem foi feita já faz algum tempo, contudo eu não pude deixar de me intrigar e encantar com o tema "o tamanho da imaginação". Acredito que a imaginação não tem limites, é algo tão sublime e abrangente que por mais que achemos que tudo já foi abordado e que não há como criar algo novo, sempre haverá um gênio ( porque escritores são verdadeiros gênios das palavras e ideias) para nos mostrar o contrário. A criatividade é tão abstrata que é inconcebível prever determinada história até que de fato ela tenha chegado ao fim. Pessoas como J.K. Rowling e George R.R. Martin( que confesso, estou "louca" para ler) merecem nossa mais profunda admiração e respeito.
    A leitura, tal qual a música , nos inspira, nos conhece, nos encontra e encanta, nos auxilia na jornada. Para aqueles que acreditam que isso é algo ínfimo, só me resta os chamar de tolos, não porque acredito ser melhor que alguém, apenas porque sei que as palavras tem o poder de mudar as pessoas e as pessoas, por sua vez, tem o poder de mudar o mundo.
    Parabéns pela postagem, suas palavras foram brilhantes!

    "A criatividade é a inteligência se divertindo"
    Albert Einstein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As suas palavras foram brilhantes Joicy <3
      Fiquei muito feliz em ler o seu comentário, e que você tenha gostado da coluna. Concordo plenamente com cada uma de suas palavras :D

      Excluir