Quatro medos – Tobias conta a cena do arremesso de faca

| 25 junho 2014 |
Após o livro Convergente, pudemos realmente descobrir quais eram os reais pensamentos e sentimentos de Tobias durante uma parte da série, porém, isso não seria o suficiente. Veronica Roth nos deu um presente fantástico em forma de contos narrados do ponto de vista de Quatro. O conto dessa resenha é a cena do arremesso das facas, narrado pela sua perspectiva.

Se Tris demonstra em seus pensamentos sua raiva, frustração e coragem nessa cena, Quatro mostra toda a angústia e talvez um pouco de arrependimento por tudo o que o levou até aquela situação. Ele se sentia frustrado por ter que aceitar os desmandos de Erick e arrependimento por não ter aceitado ser uns dos líderes de sua facção. Ele sabia que poderia fazer da audácia um lugar diferente. Transformar o lugar que era o seu refúgio, para que ali fosse realmente onde alguém se levanta para defender o outro, e não onde se demonstra ser um covarde que se vale de seu poder para se impor acima dos mais fracos.

Além disso, Quatro queria esconder a todo o custo os sentimentos por Tris. Seria terrível se Erick descobrisse o que ele realmente sentia, porém, ele tinha que torná-la mais forte. Ele precisava que ela entendesse os riscos que ela corria, mesmo sem poder dizer diretamente.

É interessante ver as mudanças em Quatro do primeiro conto para a sua perspectiva da cena do arremesso das facas. Seus pensamentos são muito mais parecidos nesse conto com o que nós imaginaríamos que seria ao ler o primeiro e o segundo livro. Ele é muito mais inseguro, infeliz, e com alguns sinal de loucura, quando seus únicos pensamentos são para com ele mesmo e seus problemas. Quando Tris aparece em sua vida e, por alguns momentos, ela é a prioridade de suas ações, ele se parece mais com o homem forte e decidido que nos foi apresentado no começo da série.


É sempre maravilhoso descobrir mais por trás da estória de algo que nós amamos, mesmo que o derradeiro fim já tenha sido escrito. Quatro é um personagem maravilhoso, o qual é sempre interessante saber o que se passava em seus pensamentos em determinadas ações. Estou muito ansiosa para ler os próximos, e mergulhar ainda mais em sua existência.

12 comentários:

  1. A autora fez vários contos da trilogia, e eu ainda não li nenhum, haha. Não sou muito fã de contos, mas até que curto, principalmente quando é narrado um ponto de vista de um personagem sobre uma cena, igual esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses contos do Quatro são bem interessantes, o primeiro ainda mais que esse. Se você gosta da série vale muito a pena ler :D

      Excluir
  2. Não da para ler ebook no meu cel :-(
    Não vejo a hora de sair impresso .... Essa resenha me deixou com mais vontade de ler Four

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse conto é bem legal, mas o primeiro é ainda melhor, você vai amar :D

      Excluir
  3. Estou adorando essa fase de contos das séries, não li nenhum livro dessa série, só vi o filme e fiquei bem perdida na história, mas gosto da premissa, adoro distopias e pretendo ler em breve, já estou curiosa para saber o desenrolar pelo ponto de vista e sentimentos de Quatro, ele é ótimo! Gostei da sua resenha.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de distopias, coloque Divergente na sua lista de leituras com certeza :D

      Excluir
  4. Não li nenhum livro da série AINDA, adoro distopias e pretendo ler esse livro em breve.
    Adorei sua resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum dos contos, mas li toda a trilogia... Então pretendo conhecer mais do Tobias.

    ResponderExcluir
  6. Ai Meus Deuses!!Ñ vejo a hora de poder ler esse livro!!Tipo eu me apaixonei pelo Tobias e bem como ñ ama-ló????

    ResponderExcluir
  7. É sonho de qualquer fã ter a oportunidade de saber mais sobre a série que nós tanto amamos, esses contos do Tobias são fantásticos. li apenas um conto e não vejo a hora de ler os outros :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo contos e, nessa série em particular, vemos um lado de Tobias completamente diferente, e por muitas vezes impactante. Maravilhoso de se ler :D

      Excluir