Colegas

| 06 maio 2014 |
Certos preconceitos são tão enraizados em nossa cultura que é impossível não se espantar, não se surpreender, de uma forma muito positiva ao assistir a um filme como o maravilhoso nacional “Colegas”.

Três amigos inseparáveis, que resolvem fugir da clínica onde eles moravam para tentar realizar os seus sonhos. Sonhos voar ou casar, mas regados a alguns assaltos e situações bem fora do comum. Seria uma comédia bacana, mas nada marcante, se não fosse o fato que os três protagonistas serem portadores da síndrome de down.

Assistir ao filme “Colegas” é uma lição de vida. Devo confessar meu total espanto devido a minha mais pura ignorância ao ver esse filme. Fiquei realmente maravilhada e muito feliz em poder rir e me divertir com a desenvoltura do trio principal, uma desenvoltura em frente às câmeras que eu jamais esperaria. Posso dizer que aprendi muito assistindo a esse filme. Percebi que a limitação que eu imaginava que existisse para os portadores desse problema genético é muito menor do que minha mente poderia ter imaginado.

Nunca tinha visto um filme que tratasse o assunto dessa forma. Me agradou muito ver que a síndrome de down em si era apenas uma coadjuvante no roteiro. Os personagens são colocados em situações comuns, em que qualquer outra pessoa poderia fazer parte, apenas para provar que uma deficiência não é o suficiente para limitar ninguém. Todos podemos ser iguais em nossos pensamentos, ações e atitudes.


“Colegas” é um dos filmes nacionais mais interessantes que eu já tive a oportunidade de assistir. Um roteiro simples, porém arrebatador, um elenco único e situações cômicas, fazem desse filme indispensável para qualquer bom cinéfilo e para qualquer cidadão, que, como eu, precisa todos os dias aprender mais sobre a vida.

6 comentários:

  1. Já não é a primeira vez que ouço falar sobre “Colegas”, mas pelo que sei por altos e pelo trailler, deve ser um filme bem engraçado, mas ao mesmo tempo emocionante. Acho que TODOS devem assisti-lo, para que aprendam que deficientes são gente como todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Esse filme faz com que você perca vários preconceitos. É emocionante :D

      Excluir
  2. com certeza, "colegas" e um filme de barrar preconceitos. e feito por otimos atores e, e engraçado e apimentado na medida certa !

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jana!
    Nossa, que coincidência você falar do filme quando eu assisti ele alguns dias atrás, rs. Bem, assim como você, adorei a longa!
    Fiquei encantada com o roteiro simples e engraçado, que, de um modo cativante, faz a pessoa que o assiste repensar vários pré-conceitos que temos. Demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! :D
      Esse é aquele tipo de filme que você assiste sem esperar muito e, quando termina, ele muda seu modo de ver certas coisas da vida, né?

      Excluir