Divergente

| 15 abril 2014 |
Não há nada mais gratificante do que sair satisfeita, ou, nesse caso, imensamente satisfeita do cinema, após assistir a adaptação de um livro tão maravilhoso. “Divergente” é um filme fiel ao livro, com atuações impressionantes e cenários de tirar o fôlego.

Em um futuro onde as pessoas são dividas em facções que determinam suas formas de pensar e agir, Tris não é uma menina comum. Ela não se encaixa em nenhuma categoria, portanto, ela não pode ser controlada. Isso pode fazer com que sua vida corra muitos riscos, ou a faça ser capaz de lutar contra aqueles que acreditam que novas pessoas devam assumir o poder e que pessoas como ela devem ser eliminadas.

Foi uma surpresa muito agradável ver Shailene Woodley e Theo James interpretando Tris e Quatro. Eles nasceram para interpretar os protagonistas de “Divergente”. Devo confessar que nunca tinha visto nenhum filme com eles, portanto, Theo James interpretou Tobias sem nenhuma diferença de como o personagem é descrito no livro. Era impossível não se encantar cada vez que o homem com apenas quatro medos surgia na tela. Sua voz é de tirar o fôlego. Ele conseguiu encontrar o equilíbrio perfeito entre a seriedade, os medos e o cuidado que formam o personagem.

Shailene não é apenas perfeita como Tris, ela é uma atriz fantástica. Conseguiu me emocionar em cenas que eu não tinha tido vontade de chorar nem lendo o livro. Às vezes, quando você vê atores jovens trabalhando com atores já consagrados como Kate Winslet, a diferença na atuação é impactante, porém, ela consegue acompanhar perfeitamente, demonstrando toda a sua emoção e conseguindo fazer com que cada cena tenha uma qualidade impressionante.

Eu sempre imaginei o espaço em si, onde se ficavam as facções, como algo bem menor, porém, se tratando de Chicago, não poderia ser menos expressivo do que apresentado no filme. Toda perspectiva de espaço do filme tomaram proporções muito maiores do que eu imaginei quando li o livro, e o resultado foi muito mais fabuloso e real do que eu jamais poderia ter criado em minha mente.

O complexo da audácia é tão diferente do resto da Cidade, representando cada peculiaridade daquela facção perfeitamente, fazendo jus ao que a facção prega para seus habitantes.

Todas as cenas importantes e necessárias do livro estão presentes, além de algumas coisas novas. Eu não me lembro de algum dia ter visto uma modificação de uma cena de um livro para o filme e ter gostado mais de seu desfecho no filme, mas isso aconteceu em “Divergente”.  Vocês verão uma cena com um desfecho diferente, mas muito mais emocionante e perfeita do que no livro, mas sem perder em nada, apenas evoluindo algo que já era muito bom para outro patamar.

Mal posso esperar para assistir novamente o filme no lançamento no dia 17. Além, é claro, de já ter ficado imensamente ansiosa para assistir “Insurgente”. Quando o filme acabou e “Beating Heart” começou a tocar, senti um arrepio de ansiedade pelo próximo filme que, se for tão bom quanto o primeiro, irá superar novamente todas as minhas expectativas.


55 comentários:

  1. Você já assistiu Divergente?! que máximo, eu só vou assistir dia 17:(. Estou muito ansiosa e não vejo a hora de assistir a Shailene Woodley e o Theo James protagonizando juntos, eles nasceram para interpretar Tris e Quatro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós assistimos na pré-estreia ontem, e não vejo a hora de chegar dia 17 para ver muitas outras vezes :D
      O filme está genial, perfeito!

      Excluir
  2. Eu assisti e concordo plenamente com você, a adaptação foi maravilhosa! Saí de lá com gostinho de QUERO INSURGENTE LOGO! Mas, vou me contentar com o agora hahaha. Eu realmente me surpreendi com a Shailene, ela deu vida à Tris de uma forma impressionante. E o Theo também, ninguém melhor para interpretar o misterioso Four. Algumas cenas ficaram diferente, mas é adaptação, então... Em compensação, algumas cenas ficaram idênticas! Achei algumas partes meio corridas e confusas principalmente para quem não leu o livro, mas a minha família mesmo, adorou o resultado! Enfim, eu estou muito satisfeita e feliz com a adaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei super satisfeita :D
      Foi bem melhor do que eu podeira esperar.
      Só resta começar a contar os dias para assistir Insurgente hehehe

      Excluir
  3. Ai meu coraçãozinho Divergente!
    Que review maravilhosa!!!!!
    Estou tão ansiosa pelo filme, socorrinho *-*

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Terminei de ler o livro recentemente e já no domingo vou correr pro cinema pra assistir ao filme. Pelo trailer que vi e lendo o que você postou, parece que o filme é realmente bem fiel ao livro. E pra quem não leu, ainda dá tempo porque é uma leitura que vale a pena :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, e acho que todos os que leram o livro vão amar o filme :D

      Excluir
  5. Eu preciso ir assistir esse filme!!!
    Tris e quatro perfeitos! *.*

    ResponderExcluir
  6. Eu estou louca pra assistir o filme! E estou terminando de ler o livro *-*
    É muito bom! Me apaixonei perdidamente ♥♥♥

    ResponderExcluir
  7. Ansiedade me define!!!! Só vou assistir o filme na terça feira.

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz que o filme coloca mais emoção no final de Divergente porque eu achei o final do livro muito rápido e superficial a maneira como a Tris teve que lidar com tamanha perda. O Theo me convenceu como 4 antes mesmo de ver alguma cena dele no filme, ele é PERFEITO! HAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível não amar as mudanças no filme, né? Elas fizeram a narrativa crescer e melhoraram muito o filme :D

      Excluir
  9. Livro incrível! Trilogia maravilhosa e a adaptação pro cinema foi impecável!

    ResponderExcluir
  10. Incrível, atuação impecável de todo o elenco!

    ResponderExcluir
  11. Eu finalmente assisti Divergente \o eu estava contando os dias à meses. Eu pensei que eu iria gostar muito do filme, mas eu ameeeeeei, me surpreendeu demais, até as mudanças que ocorreu eu amei. Divergente é um dos meus filmes favoritos, e quero assisti-lo muitas e muitas vezes. A Shailene Woodley e o Theo James nasceram pra ser Tris e Four, foi incrível ver os dois em cena juntos. Esse filme me marcou demais e não vejo a hora de assistir Insurgente kk :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!!! Vamos começar a contar os dias para o próximo, né? hehehe
      Eu já vi Divergente duas vezes e mal posso esperar para ver outra vez :D

      Excluir
  12. Concordo, a adaptação do filme foi maravilhosa. Quero "insurgente" pra já!

    ResponderExcluir
  13. Estou começando a ler Divergente, é um ótimo livro e quando soube do filme.. vix... fiquei muito impressionada!

    ResponderExcluir
  14. Livro Perfeito, filme maravilhoso, e a resenha é uma das melhores que eu já li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Bruna, muito obrigada de verdade. Fico muito feliz em ler isso :D

      Excluir
  15. Tem como não se sentir realizado quando vemos que os envolvidos no filme leram o livro?!?! kkkkkkk Infelizmente são poucas as adaptações que dão certo nas telonas, e que bom que aconteceu isso com "Divergente". E claro que vou querer ler/assistir o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Eu realmente achei uma boa adaptação e as mudanças que ocorreram, creio eu que foram pro bom andamento da historia.

    ResponderExcluir
  17. Mds não vejo a hora de ir assistir o filme *----*

    ResponderExcluir
  18. o filme está maravilhoso, com bastante cenas novas, mas ainda assim muito fiel ao livro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei. Tudo de novo só serviu para melhorar, né? :D

      Excluir
  19. Ótima resenha, gostei muito. O livro tem ação, romance, futurista, muito bom. Gostei da personagem principal, da Tris, forte, esperta e corajosa... E Quatro, então, amei a personalidade do personagem. Muito obrigada pela excelente resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço seu comentário tão atencioso :D
      Você já viu o filme? Se ainda não viu, veja, porque, se gostou do livro, vai amar o filme.

      Excluir
  20. Hey Jana, que bela resenha, serio mesmo. Ainda nao assisti, mas estou muito ansiosa, e só li ainda Divergente.
    Messmo não assistindo o filme acho que de inicio tambem achei a Shai e o Theo perfeitos para o papel, ah e voce falou da voz dele, assistiu legendado? Acho que assistirei legendado haha, e tambem voce falou do filme ser fiel ao livro amei isso, ficamos tao frustadas ne quando o filme nao tem nada a ver com o livro :(
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente o filme está muito bom e mesmo as mudanças, se encaixam tão bem na narrativa que é impossível não amar cada uma delas. E assista legendado, perder a voz do Theo é como perder parte do filme :D

      Excluir
  21. ótima resenha, gostei muito do filme! :D

    ResponderExcluir
  22. eu ja assisti e amei, ficou muito fiel ao livro, a química entre a Shailene e o Theo james é perfeita, ela realmente é a tris perfeita, cortaram partes e fizeram algumas modificações mas todo filme de adaptações faz isso então tudo bem, enfim eu amei e nao vejo a hora de assistir insurgente !!!

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha, ainda não li o livro e nem vi o filme, mas estou mega ansiosa!!!

    ResponderExcluir
  24. Não gostei muito da adaptação que fizeram sobre o livro, começando pela péssima escolha de atores. Ainda não fui ao cinema ver, vi o piratex mas com isso já percebi que não foram fieis ao livro e isso me decepcionou MUITO, espero que melhorem em Insurgente pois achei o primeiro um desastre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não gostou. :(
      Mas creio que eles vão manter o padrão do primeiro para o próximo. Eu particularmente gostei, se tratando de uma adaptação, creio que eles fizeram um bom trabalho. Mas nos conte Anna, o que você esperava do filme? :D

      Excluir
  25. O filme tá perfeito! Foi um caminho longo de ansiedade até finalmente conseguir ver o trabalho completo e eu só tenho elogios a toda equipe do filme aos atores. Tem algumas coisas que eu ainda acho que poderia ficar melhor, mas tenho certeza que em Insurgente vai ser ainda melhor.

    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Mas para o primeiro passo, já foi excelente, né? :D

      Excluir
  26. A resenha ta impecavel ... Parabéns ao blog *-* e o filme não a o que falar é extraordinario , é uma produção perfeita *-*

    ResponderExcluir
  27. Apesar de seguir o blog mais pelo face!! Não deixo de dar uma olhadinha aqui!! xD Esta de parabens!!!

    ResponderExcluir