Os Contos de Beedle, O Bardo

| 31 outubro 2013 |
Tenho certeza que todos os fãs ao lerem o último livro da série “Harry Potter” amaram ler “O Conto dos Três Irmãos”, pertencente a um famoso livro infantil do mundo bruxo. Nós nunca imaginamos poder ler outros desses contos maravilhosos, quem dirá ter nosso próprio exemplar de “Os Contos de Beedle, O Bardo”, mas J.K. Rowling nunca nos decepcionou e sempre consegue nos deixar extasiados com novidades, e esse livro foi uma das melhores.

Não sei o que é melhor nesse livro, os contos em si, ou os maravilhosos comentários do melhor diretor que Hogwarts já teve. Sabendo do destino de Dumbledore, é impossível não querer entrar nas páginas em sua análise do conto que narra o surgimento das “Relíquias da Morte”. Desde o começo, quando ele diz que o conto lhe causou uma profunda impressão desde criança ou no fim de sua análise que ele cita que se tratando de uma possível escolha das três Relíquias, mesmo esperto como era, ele ainda se achava um bobalhão, representa muito mais que um mero comentário pelos acontecimentos que sucederiam essa análise.

Cada conto encontra seu caminho pelo mundo da magia, ao mesmo tempo em que mostra que toda essa magia nunca distanciou bruxo algum de ser um humano, ter as mesmas fraquezas, problemas, ambições e consequentemente precisar de mensagens que ensine a cada um de nós a sermos pessoas melhores, ou sofrer as consequências de seus atos. Seja bruxa ou trouxa, todas as crianças precisam de estórias com mensagens que lhe ajude a ser um adulto melhor, com ou sem magia.

O Bruxo e o Caldeirão Saltitante – Um bruxo que deve enfrentar um feitiço deixado por seu pai que iria perturba-lo permanentemente caso ele se recusasse a ajudar quem mais precisava de sua ajuda. É importante saber que se você tem em suas mãos o poder para ajudar alguém, você deve fazê-lo, sem esperar nada em troca.

A Fonte da Sorte – Em busca de realizarem seus maiores desejos, três bruxas e um simples cavaleiro trouxa devem aprender que ninguém chega a lugar nenhum sozinho e que um pouco de incentivo pode fazer você alcançar seus objetivos, por seus próprios méritos.

O Coração Peludo do Mago – O único conto de Beedle sem um final feliz, mas com uma mensagem muito importante que está presente em toda a série. O amor sempre foi o tema central em todos os livros, seja acreditando no poder do amor, seja considerando o amor uma fraqueza ou tentando obtê-lo através de formas obscuras. Nesse conto o protagonista remove do peito o próprio coração, para nunca ter que se tornar refém desse sentimento, mas é claro que o destino de alguém que escolheu viver sem amor não poderia ter um final feliz.

Babbitty, A Coelha, e Seu Toco Gargalhante – Um conto que nós mostra que você não deve querer conseguir sucesso enganando as pessoas e muito menos as custas de alguém. Nem mesmo alguém com habilidade de fazer magia pode resolver todos os problemas e uma hora você terá que responder por eles.


O Conto dos Três Irmãos – O favorito da maioria dos fãs desde o lançamento de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Três irmãos que ao enganarem a morte receberam presentes fantásticos: Uma varinha invencível, uma pedra que trariam os mortos de volta a vida e uma capa de invisibilidade. Três mensagens maravilhosas em um só conto: se você deseja algo para ajudar você a trilhar um caminho de violência, esse caminho com certeza irá encontra-lo. O caminho para morte é um só, o que há além da vida, nós não sabemos, mas os mortos não irão realmente voltar à vida. E a humildade pode levar você ter a uma vida longa e feliz, e creio que nada mais resuma tão bem esse conto do que uma frase do próprio Dumbledore “São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que nossas qualidades”.

2 comentários:

  1. Eu amei ler esse livro infantil do mundo bruxo e principalmente os comentários que o Dumbledore fez. O meu conto favorito com certeza é O Conto dos Três Irmãos mas também adorei Babbitty, A Coelha, e Seu Toco Gargalhante. E é claro que quanto eu tiver meus filhos eu o lerei para eles.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é genial, assim como tudo que a JK faz... hehehe
      Beijos!!!

      Excluir