Harry Potter e a Pedra Filosofal

| 05 outubro 2013 |
Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro da grandiosa série que possui milhões de fãs ao redor do mundo e que introduziu diversas crianças ao hábito da leitura. Hoje claro essas crianças são adolescentes ou adultas, porém para a maioria se você perguntar com qual livro começou a ler a maioria responderá: Harry Potter.

Logo no inicio do livro temos um Harry bebê sendo levado por Hagrid, Dumbledore e pela professora Mcgonagall para a casa dos Durleys, logo após o ataque a casa dos Potter por Lord Voldemort, sendo que a queda do mesmo ocorreu nessa noite. Os bruxos do mundo todo comemoram o fim das trevas e celebram por Harry Potter.

Temos uma passagem de tempo de cerca de 10 anos. Harry Potter está prestes há completar 11 anos e diversas coisas estranhas acontecem com ele, coisas que ninguém consegue explicar e que muito estranhamente deixam seu tio Valter e sua tia Petúnia com uma raiva inexplicável e consequentemente o deixam de castigo.

Um dia vão ao zoológico e Harry conversa com uma cobra e acaba libertando-a o que causa um grande tumulto. Harry fica de castigo sem saber o porquê essas coisas só acontecem com ele.

Um dia, cartas endereçadas a Harry começam a chegar, porém os Durley não permitem que Harry as leia. Com as cartas não param de chegar, os Durley se mudam, porém as cartas os acompanham aonde quer que eles vão, sempre magicamente sabendo o endereço de Harry.

Um dia, estão em um lugar ermo e quase abandonado e esse dia é o aniversário de Harry. Quando ele faz aniversário, eis que aparece Rubéo Hagrid e diz ser o Guardião da Chave e do Terreno de Hogwarts. Ele traz uma carta informando a Harry que ele foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ou seja, ele é um bruxo. Hagrid é uma das personagens mais queridos de todos e já começa na história revelando a verdadeira identidade do herói da saga que até agora não tinha a menor ideia de quem era.

Após isso temos nosso herói indo fazer suas compras escolares no Beco Diagonal. Um lugar mágico onde se pode tomar cerveja amanteigada, comer diversas guloseimas, comprar vassouras que voam, corujas, sapos ou gatos, kits para suas aulas, vestimentas e qualquer outra necessidade de um aluno de Hogwarts. Quem não queria ir a um lugar como esse?

Finalmente chega o dia que Harry vai para Hogwarts. Mas antes conhece seu melhor amigo e sua futura melhor amiga no expresso de Hogwarts: Rony e Hermione. Hogwarts é uma escola mágica com fantasmas, professores excêntricos, aulas diferentes e até uma floresta proibida!

Harry logo se adapta a nova escola, afinal o mundo dos trouxas (humanos sem poderes mágicos) nunca foi seu verdadeiro lar, mas claro que sempre haverá problemas. E eles vêm em seu novo colega Draco Malfoy e no seu Professor de poções Severo Snape. E o pior de todos: Lord Voldemort está nas redondezas, ainda fraco demais, porém trazendo a tona parte do passado assustador de Harry. Será que virar atrás de Harry novamente?

Harry Potter e a Pedra filosofal é um livro encantador que traz para nós leitores um mundo completamente novo e encantador, onde é impossível aguardar para se ler a sequência: Harry Potter e a Câmara Secreta.


Harry Potter e a Pedra Filosofal teve sua adaptação cinematográfica em 2001 e é um dos filmes mais fies em relação ao livro se comparado aos outros da saga, provavelmente atrás somente dos filmes 7 e 8 da série.

Um comentário: