Harry Potter e a Ordem da Fênix

| 20 outubro 2013 |
O Lord das Trevas Retornou. Harry está passando um verão completamente insuportável na casa de seus tios e completamente isolado. Nenhuma notícia, nenhuma carta, principalmente de seus melhores amigos Rony e Hermione. O que será que está acontecendo, afinal com o retorno d’aquele que não deve ser nomeado, algo não deveria está ocorrendo?

E então quando algo finalmente acontece é uma coisa inimaginável. Harry e Duda são atacados por Dementadores próximos a Rua dos Alfeneiros. Em sua cabeça Harry pensa o que dementadores estavam fazendo ali, afinal eles são controlados pelo Ministério da Magia, ou será que não?

Harry é obrigado a usar Magia para salvar sua pele e a do primo. Quando conseguem chegar a casa com a ajuda da Senhora Figg, Harry recebe diversas corujas informando que foi expulso da escola de magia e bruxaria de Hogwarts e depois que enfrentará uma audiência para avaliar sua situação.

Harry é resgatado pela Guarda avançada e levado para a antiga casa dos Black, onde é a sede da Ordem da Fênix, liderada por Dumbledore contra Voldemort. Lá ele se reencontra com Rony e Hermione, que lhes contam que não mandaram nenhuma carta a mando de Dumbledore. Harry fica muito irritado ao saber disso. Aliás, durante todo o livro é palpável a irritação de Harry ao ser mantido fora do jogo.

Harry é levado pelo Sr. Weasley para a Audiência no Ministério e quando a mesma começa é defendido por Dumbledore, o mesmo consegue que Harry não seja expulso, porém nem ao menos conversa com o garoto.

Voltando a Hogwarts, Harry conhece Luna Lovegood. Essa é uma personagem muito querida por diversas pessoas fãs de Harry Potter, pois Luna parece ser uma pessoa ingênua e avoada, mas na verdade possui muita sabedoria interior.

Mas nem tudo são flores em Hogwarts. Pois a nova Professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbrigde não está de brincadeira. Ela faz parte do Ministério e está claro que o mesmo quer interferir em Hogwarts. Imelda Staunton, a atriz que a interpreta no cinema faz uma atuação magnífica em relação a essa personagem.

Harry e seus amigos ao perceberem que a professora Umbrigde não lhes ensina nada sobre Defesa contra as artes das trevas, resolvem formar a Armada de Dumbledore, onde Harry ensinará quem quiser aprender sobre como se defender.

Porém quando a Armada é descoberta Dumbledore assume toda a culpa para evitar que Harry seja culpado e expulso de Hogwarts. Dumbledore foge e Umbrigde assume como diretora.

Harry tem um sonho em que Sirius está sendo torturado por Voldemort no Ministério da Magia. Harry, junto com alguns membros da Armada, vai para Londres atrás de Sirius. Chegando percebem que foi uma armadilha para que Harry fosse para o Departamento de mistérios resgatar uma profecia onde ele é citado junto com o Lord das Trevas. Aliás, descobrir sobre a profecia respondeu grande parte das perguntas que desde a Pedra Filosofal os fãs se fazem. Uma delas é o porquê Voldemort foi atrás de Harry quando ele era apenas um bebê.

No ministério ocorre uma incrível luta da armada de Dumbledore, a Ordem da Fênix contra os comensais da morte. Mas temos nesse momento a perda de Sirius em Combate. Harry perde seu padrinho, o mais próximo de um pai que ele já teve.


Enquanto isso Voldemort chega ao Ministério e logo depois Dumbledore. Os dois lutam até a chegada dos Aurores e do próprio Ministro da Magia. Voldemort foge e finalmente aceitam a verdade. Ele voltou! Assim tem início a Segunda Guerra Bruxa.

Um comentário:

  1. Harry Potter e a Ordem da Fênix é o livro que eu mais demorei pra ler, e é meio enrolado também.. mas não deixa de ser perfeito :)

    ResponderExcluir