Um Litro de Lágrimas

| 08 novembro 2012 |

Muito mais do que mero entretenimento, aqui temos uma lição de vida. Baseado em fatos reais "Um litro de lágrimas" é um drama japonês que conta a história de Aya, uma menina de apenas 15 anos que descobre ter uma doença chamada degeneração espinocerelebar.

Acredito que qualquer doença degenerativa seja terrível, porém, após conhecer essa doença, acredito que essa seja a pior de todas. A degeneração espinocerelebar é uma doença em que as células nervosas do cerebelo, tronco cerebral e a medula espinhal são destruídas, porém o cérebro se mantem intacto. A pessoa vai perdendo aos poucos o controle de seu próprio corpo, porém seu cérebro se mantem como sempre foi. Imagine dia a dia você não conseguir mais andar, com o tempo não movimenta mais os braços, até que as funções vitais de seu corpo também param de funcionar e o inevitável acontece. Qualquer pessoa durante esse período se perderia em seu sofrimento e não enxergaria nada ao seu redor, mas Aya é a prova de que nenhum sofrimento pode ser tão grande que você não possa encontrar sua felicidade.

Essa novela foi baseada em um diário escrito pela verdadeira Aya contando sobre sua doença. Suas últimas palavras escritas foram: "O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais". Intitulado como "Um litro de lágrimas" o livro foi lançado, e com base nele o drama japonês.

Enfrentando uma doença sem cura, com o seu médico apenas podendo assistir a evolução de seu estado, Aya viveu dos 15 aos 25 anos de uma forma excepcional. Ela se manteve alegre e com vontade de viver até o fim. Mesmo suas recaídas não se comparam as reclamações e desespero perante nossos pequenos problemas. Hoje, eu tenho a música tema dessa fantástica história em meu celular, e quando algum problema me aflige, e eu a escuto, percebo a vida maravilhosa que eu tenho.

Mesmo quase no fim, quando sua única forma de comunicação era uma placa, onde com muita dificuldade, ela apontava as letras, a fim de montar palavras para ser compreendida, suas palavras eram de alegria por mais um dia vivido. Essa é uma lição que todos nós deveríamos aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário