A Ordem dos Clarividentes

| 17 novembro 2019 |

Livro anterior: Temporada dos Ossos

Após escapar da colônia penal de Sheol I, a vida de Paige nunca mais seria a mesma. Apesar de voltar a ter a proteção de Jaxon, mimi-lorde de sua seção, ela conhecia a fundo todas as atrocidades a que um vidente poderia ser submetido, quem realmente governava seu país, e qual era a única ameaça ao reinado dos Rephaim, ao reinado cruel de Nashira: O sindicato, porém, um elo fraco.

Governado por líderes sem escrúpulos, que só tinham em mente encher os seus bolsos, seus egos e não viam nada além de ganância, apesar de ser permeado pelos videntes mais poderosos, o sindicato precisava de alguém na liderança que se importasse, que realmente quisesse fazer a diferença. Quando o líder do sindicato é assassinado, Paige vê a sua chance de governar seres tão poderosos quanto ela, aqueles que teriam força para bater de frente com seres poderosos, nem um pouco humanos, mas que precisavam ser detidos, para que ninguém mais perecesse pelos seus caprichos.

Quando li o primeiro livro "Temporada de Ossos", nunca imaginei o quanto essa história seria impactante, tão perfeitamente escrita, com todos os elementos para fazer com que eu me apaixone e passasse por aquelas páginas desejando saber cada vez mais sobre aquele mundo e conhecer a fundo cada personagem. Samantha Shannon criou uma narrativa de ficção fantástica fora de série, com elementos sobrenaturais, distópicos e um romance proibido e perfeito para nos fazer morrer de tensão, ansiedade e felicidade até a última página.

Enquanto no primeiro livro encontramos Paige conhecendo a verdade sobre o seu mundo e as criaturas vindas de outras "dimensões" que o habitavam, governavam e manipulavam, agora voltamos ao seu reduto de origem, mas com uma protagonista completamente diferente. Por mais que ela sempre tivesse pensado naqueles que estavam ao seu redor, seus amigos, tentado ajudá-los, sua evolução vai de uma menina que precisa de proteção para alguém que merece liderar seu povo.

Paige agora está muito além de querer proteger a ela mesma, seus amigos, ou aliados. Seus sentimentos são claramente mais abrangentes. Ela está disposta a enfrentar, quem quer que seja, para proteger qualquer pessoa como ela, todos aqueles que vivem nas sombras, apenas por possuírem um dom especial. Seu desejo é que ninguém mais sofra o que ela, e tantos outros, sofreram nas mãos dos Rephaim, construir um mundo seguro para todos os videntes, um mundo de paz, porém, para isso, talvez ela precisasse primeiro de um exército para vencer essa guerra.

Foi incrível acompanhar a protagonista voltar a sua vida antiga. Aquele era um ambiente estranho para nós, leitores, mas também tinha se tornado estranho para Paige. Foi a nossa oportunidade de conhecer melhor o seu passado e de julgar quem eram seus verdadeiros aliados.

O Mestre sempre foi um mistério. Por mais que tenhamos conhecido muito o Rephaim traidor, seu passado, e algumas de suas motivações, Arcturus esconde muito bem seus sentimentos e pensamentos. Nem Paige, literalmente dentro dele, consegue vislumbrar tudo aquilo que um ser tão complexo carrega em seu interior, o que torna esse relacionamento tão incrível! Em um livro tão complexo, o romance dos protagonistas não poderia ser algo simples, só poderia ser arrebatador e incrível de se acompanhar.

"A Ordem dos Clarividentes" tira cada leitor de sua zona de conforto, nos coloca, com Paige, em um mundo completamente desconhecido, mesmo que seja o lugar de origem da protagonista. Conhecer a fundo o sindicato, e saber o quão deturpado ele era, só nos fazia torcer a cada segundo para nossa Onírica Pálida encontrar seus aliados e alcançar seu objetivo. O que dizer do final desse livro? A autora é fantástica, mas também consegue ser uma pessoa muito má com seus leitores. Dizer que estou ansiosa pela continuação não começa nem a descrever o que eu sinto nesse momento...

5 comentários:

  1. Olá! Ainda não li o primeiro livro dessa série, mas os dois já estão na lista de leituras, curto muito fantasia, ficção científica, etc essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi logo essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jana!
    Gosto demais de livros que falam sobre clarividência, magia e outros seres fantásticos e ver que a autora conseguiu trazer uma personagem como Paige que pensa em proteger os seus e tem uma visão mais abrangente sobre essa proteção, deve ser sensacional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Mais um livro que vai para minha infinita lista de leitura haha
    Adorei a resenha, e amo muito o conteúdo do seu blog e as demais redes sociais
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Essa edição está lindíssima!!
    E que bacana a evolução da Paige. Achei bem empoderada haha

    ResponderExcluir
  5. Por mais que eu acredite que não vá gostar de um livro distópico, quando começo a ler um,fico tão vidrada nas aventuras contadas em cada página, que também fico muito ansiosa pela continuação, como geralmente há.
    E tenho quase que certeza, que se eu ler o primeiro livro dessa série,vou ficar entusiasmada também.

    Adorei! :)

    ResponderExcluir