Gata Branca

| 14 abril 2019 |

Autora: Holly Black

Nascer sem nenhum dom especial em uma família de mestres não chega nem perto da maldição de saber que você assassinou sua melhor amiga. Cassel não sabia os motivos que o levaram a cometer aquele ato contra alguém que tanto amava, mas se corroía todo os dias por isso. Sua mãe estava presa, os irmãos e o avó eram mestres e ele tentava manter sua vida estudando em uma grande escola e ganhando dinheiro gerenciando apostas, pois de golpes ele entendia muito bem.

Tudo seguia normalmente, como sempre, até ele acordar quase se jogando do prédio de sua escola e ser enviado para casa. Agora, ele viveria com o avô, um mestre da morte, e descobriria que seus irmãos pareciam estar escondendo muito segredos, nos quais Cassel estava completamente envolvido, por mais que não se lembrasse de nada que pudesse ter ocorrido.

Holly Black mais uma vez sendo uma grande escritora de histórias fantásticas. Nessa série, temos algumas pessoas no mundo conhecidas por mestres. Todos andam de luvas, se protegendo, pois tudo o que um mestre precisa para usar os seus poderes é um toque em sua pele. Mestres que podem fazer você morrer, se apaixonar, esquecer de algo, ou transformar objetos ao bel prazer. Um mundo onde essas pessoas não estão escondidas, são muito temidas pela sociedade, e onde segredos existem até nas melhores famílias.

É quase revoltante acompanhar tudo o que acontece com Cassel, o quanto ele, durante muito tempo, não foi capaz de comandar as rédeas da própria vida, o quanto pessoas em quem ele amava e confiava o usavam para atingirem seus próprios fins. Ele não é uma pessoa que confia facilmente em outras e, durante a narrativa, fica bem claro o quanto ele tem razão em ser reticente com todos ao seu redor.

O grande mistério, inclusive título do livro, está presente em muitas cenas, o que nos leva por muitas páginas a questionar o que poderia realmente ser aquele animal, o que ele representava para a narrativa e por qual motivo estava por perto de Cassel, principalmente em momentos de grande tensão. Quando tudo sobre a gata branca é finalmente revelado, não temos ainda a grande resolução da trama. Essa é apenas a primeira de muitas peças que irão montar o quebra-cabeça incrível que é esse livro.

Poderes, relações familiares, política, luta pelo poder, confiança e amor, tudo isso rege essa narrativa, que é apenas o primeiro de uma série que promete ser ainda mais incrível.

"Gata Branca" desvenda vários mistérios e nos apresenta a esse novo mundo, também nos deixando reféns dessa narrativa incrível e nos fazendo desejar muito mais. Depois de um final tão inteligente e impactante, com tantas cartas incríveis na mesa, mal posso esperar para descobrir qual será o próximo passo de cada um dos jogadores. Livro imperdível!

4 comentários:

  1. Puxa...que bacana ver este livro por aqui! Quase não se fala mais nele ;/ e na época do seu lançamento, foi tão bom!
    Acabei lendo ele já tem um tempinho e não dava nadinha pela capa e pelo título, mas realmente o enredo é de tirar o fôlego e traz não somente as revelações que vão sendo feitas ali, certinho, na hora certa, mas também essa carga da gente ficar meio amarrado em ver tudo que vai acontecendo com Cassel e não poder ajudar.
    Livro super recomendado!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse livro tem um pouco de cada coisa que nos prende a uma história.
    É um livro de fantasia, que gosto demais!
    Há um mistério na trama como bem nos contou.Assim como dramas pessoais e amorosos.

    Não sabia nada sobre esse livro. Assim como nunca vi a capa dele em lugar algum.
    Como gosto de novidades,esse parece ser perfeito.
    E como sempre nos apresentando ótimas dicas!:)

    ResponderExcluir
  3. Huuuuuum!
    Um livro de fantasia/ficção diferenciado, porque além de todo mistério com o protagonista e sua família, tem os segredos que envolvem a tal gata branca.
    Já fiquei aqui bem curiosa, viu?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tem bastante tempo que esse livro está na minha lista de leitura, curto muito esse gênero, mas sua leitura acabou ficando pra depois pois sempre aprecia um passava na frente, agora lendo essa resenha bateu muita curiosidade em conferi essa história!

    ResponderExcluir