Dumplin’

| 23 fevereiro 2019 |

Lucy ensinou a sua sobrinha que Willowdean deveria se aceitar, exatamente como ela era, porém, ser uma adolescente e estar acima do peso, ser chacota de vários colegas, não era algo promissor para sua estima, principalmente após a morte de sua tia. Com uma mãe obcecada pela beleza perfeita e organizadora do concurso de miss de sua cidade, sua vida era ainda mais complicada. Quando ela descobre que sua tia, mesmo sendo o completo oposto do estereótipo de miss, quis participar do concurso quando tinha sua idade, ela decide realizar os sonhos de sua tia e se inscrever.

A Netflix está se tornando uma máquina arrasadora de adaptações. Para quem leu o livro da autora Julie Murphy, vai ficar muito contente com o resultado do filme. Assim como na obra original, é possível acompanhar e se reconhecer em todas as dúvidas e sofrimentos da protagonista. Willowdean não se sente realmente aceita pelo seu peso, mesmo pela própria mãe, isso torna sua vida muito difícil.

Ninguém é perfeito, pelo menos não com o ideal de perfeição que nos passaram a televisão, cinema, livros e outros meios durante toda a nossa vida. O fato da protagonista ser considerada gorda, visto por muitos dos personagens como algo pejorativo, é exatamente o que vemos no dia a dia, porém, no caso do filme, podendo realmente acompanhar todo o sofrimento que uma pessoa pode passar ao não ser aceita exatamente como ela é.

Sua tia, também uma mulher acima do peso, ensinou a Willowdean que ela deveria se amar daquela forma e não tentar agradar aos outros. No livro, por ser um meio mais extenso de nos contar a história, percebemos bem essa autoconfiança, até ela ser destruída por sua paixão por Bo, quando ela pensa que um homem tão bonito e incrível não pudesse gostar de alguém como ela. No filme, sua autoconfiança é destruída muito antes, com os colegas sendo maldosos com ela na escola e com sua relação com a mãe, que não entende que a filha também pode ser feliz, mesmo sendo como ela é.

A escolha dos atores foi fundamental para a qualidade da adaptação. Danielle Macdonald, interprete da personagem título, é uma grande atriz e corresponde exatamente ao estereótipo proposto pela autora, estando acima do peso e sendo uma pessoa linda. Jennifer Aniston está perfeita em seu papel de ex-miss, obcecada pela beleza exterior, alguém que leva um único momento de glória como o mais importante de sua vida e não consegue enxergar mais nada ao seu redor.

“Dumplin’” é um filme maravilhoso. Impossível não se identificar com a protagonista e seus medos. Impossível não se emocionar com sua dedicação em alcançar seus objetivos, encontrar sua estima e acompanhar sua evolução, percebendo que ela pode ser feliz como qualquer pessoa, pode ser amada e compreendida como qualquer pessoa, sendo exatamente como ela é.

2 comentários:

  1. Nossa, não li o livro,mas achei tão emocionante e também real a vida da personagem Willowdean , que me deu vontade de assistir neste momento o filme!
    Quem nunca se sentiu fora de algum padrão criado pela mídia?
    Acho que a maioria de nós...

    O filme realmente parece ser maravilhoso como nos contou. :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana! Ainda não li o livro, parece uma história super emocionante, mega curiosa em assisti o filme e também ler o livro, eu sei bem, por experiencia própria, como é viver estando fora dos padrões criados pela mídia.
    Bjs

    ResponderExcluir