Damien

| 31 janeiro 2019 |

Autora: Anne Marck
Livro anterior: Dom

Damien teve uma infância muito sofrida com seus irmãos, até ser adotado por um casal muito rico, que havia deixado para ele e seus irmãos um império a ser administrado. Sua vida era cuidar dos negócios da família, conseguir cada vez mais dinheiro e apenas se divertir com mulheres, até o dia que seu irmão lhe pede um favor que muda tudo.

Jasmine foi explorada pela mãe a vida inteira. Ela vendia o corpo da própria filha em troca de tudo o que fosse possível, principalmente drogas, sem as quais ela não vivia. Quando Jasmine se vê obrigada a fugir de seu novo cafetão - sua vida estava em risco -, um homem muito bondoso, Dominic, a leva para se esconder na casa de seu irmão. Mas Damien é muito diferente do irmão. Ele parecia ter prazer em lhe ferir, lhe lembrar a todo o momento o quanto Jasmine era suja, por tudo o que ela já tinha passado em sua vida.

Damien nunca quis se prender a alguém, porém, quando Jasmine vai se esconder em sua casa, tudo o que ele deseja é que ela se abra com ele, se sinta à vontade em seu lar, lhe entregue seu corpo completamente e, principalmente, nunca mais saia de sua vida. Esses sentimentos, tão novos para o personagem, criam uma narrativa completamente diferente do livro anterior, mas tão interessante quanto.

A autora escolheu como protagonistas dessa continuação dois personagens tão distintos quanto seria possível. Enquanto o protagonista masculino do primeiro livro é um homem altruísta, pronto para defender quem estiver necessitando de ajuda, Damien é egoísta, só consegue realmente sentir algum carinho por seus irmãos e não está preparado para qualquer outro tipo de sentimento, muito menos algo tão forte por uma mulher.

Suas ações, no começo do livro, são completamente absurdas. A forma humilhante como ele trata Jasmine é quase imperdoável, porém, estar em sua mente nesses momentos é fundamental para entendermos o quanto ele usa a raiva como mecanismo de defesa, o quanto todos aqueles sentimentos, tão novos e intensos, eram confusos para alguém sempre tão livre. Por outro lado, assim que ele percebe que lutar contra todas aquelas emoções não lhe faria nenhum bem, Damien consegue se tornar um homem incrível para a mulher amada, a ponto de fazer loucuras para protegê-la.

Nos voltando para as personagens femininas, no primeiro livro temos Luna, alguém que foi muito amada pelos pais e sofreu um grande baque em sua vida, quando perdeu tudo o que lhe era mais precioso, até achar Dominic. Na sequência, somos esmagados por todo o sofrimento que traz a história de vida de Jasmine.

Ela não aprendeu a brincar como outras crianças. Ao ter problemas na escola, teve que deixar de estudar. Cresceu sem aprender a ler ou escrever, desde muito pequena sendo violentada por todos os homens de quem sua mãe queria tirar dinheiro. Jasmine não é uma personagem em que seu sofrimento, baixa estima, ou medo devem ser vistos como fraqueza ou sem motivos, muito pelo contrário.

Apesar de todo o sofrimento pelo qual ela passou, temos uma personagem muito doce e sensível. Por mais que sua vida tenha sido permeada por medo, solidão e violência, seu coração puro se manteve presente. Pela primeira vez em sua vida, ela estava tendo amostras do que era realmente amar e ser amada e isso foi algo realmente tocante de se ler.

"Damien" pode até ser lido como um livro único, mas é ainda mais fabuloso realmente ler como uma sequência, algo que se torna ainda mais perfeito a cada nova história. Estou muito surpresa com a qualidade da escrita da autora Anne Marck e com sua habilidade de criar grandes personagens encabeçando histórias tocantes. Agora, depois dessa segunda experiência, já posso me considerar muito fã dessa grande escritora.

4 comentários:

  1. Jana!
    Ai que delícia de livro.
    Mesmo com todo sofrimento ele se tornou um homem doce e gentil, tem coisa melhor?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Que legal poder ler livros da mesma autora,com personagens do primeiro livro,que aparecem também no segundo ,mas com uma história totalmente diferente da primeira ...Com romances diferentes!
    O que posso dizer é que gostaria muito de conhecer esses dois irmãos em livros distintos.

    Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jana
    Gostei de saber que pode ser lido fora da sequência.
    Mas claro que não se compara em ler na ordem, podemos nos familiarizar mais com os personagens e escrita da autora.
    Adorei o enredo que envolve personalidades tão distintas que ao mesmo tempo precisam um do outro.
    Quero muito poder ler, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Jana, fiquei tão emocionada com sua resenha! Muito obrigada pelo carinho e respeito com a história, por sua sensibilidade, e por nos colocar aqui no seu cantinho

    ResponderExcluir