O Oitavo Vilarejo – As Aventuras de Tibor Lobato: Livro Um

| 09 outubro 2018 |

Editora: Jangada
Adquira o seu exemplar: Amazon

Tibor e sua irmã Sátir perderam os pais em um terrível incêndio. Após dois anos em um orfanato, finalmente os dois são encontrados por sua avó paterna, Dona Gailde. Desse modo, os irmãos vão para o sítio da avó, localizado em um dos sete vilarejos.

Como Tibor e Sátir não viam sua avó desde pequenos, não haviam lembranças dela e com a perda dos pais sempre há certo temor sobre o que virá a seguir, mas é claro que não pode ser pior do que no orfanato. Logo no primeiro dia os meninos podem perceber que seus temores são em vão. Dona Gailde é uma ótima pessoa e os ama de verdade. O sítio é incrível e eles adoram as tarefas que fazem nele. Até conseguem um novo amigo, Rurique, vizinho de sítio que costumava ajudar a avó deles com os afazeres diários.

Mas Tibor e Sátir percebem que sua avó esconde algo. Quando os irmãos questionam a avó, ela lhes revela que seres fantásticos existem e que nem todos são bons. A época da quaresma é o momento em que as coisas mudam na região e os seres fantásticos ficam à solta, causando tumulto, confusão e terror. O que os meninos vão descobrir é que a própria família possui uma relação direta com esses seres. E que Tibor e Sátir não estão tão seguros como pensavam e precisam descobrir qual o segredo que envolve o Oitavo Vilarejo.

“O Oitavo Vilarejo” é um livro de exaltação da mitologia brasileira. Toda a mitologia nos é apresentada centrada na personagem de Tibor Lobato e sua família. A história desenvolvida é incrível com nosso herói aos poucos descobrindo suas origens para poder aprender a se defender dos perigos que se aproximam.

As personagens são muito bem desenvolvidas. Desde o próprio Tibor, um menino forte, porém um pouco tímido que sofre pela perda dos pais, sua irmã Sátir, com uma personalidade forte e que não aceita provocações, até seu amigo Rurique, que começa a lhes ensinar as lendas do local e como a vida na natureza é boa. E claro, Dona Gailde é um amor, como toda avó deve ser.

Os seres fantásticos são colocados de forma muito bem coesa na história. Tudo faz sentido no universo escrito por Gustavo Rosseb, desde Curupira, Mula sem cabeça, Boitatá, entre outros. É um livro maravilhoso de se ler. Para os amantes de mitologias é um livro imperdível. Para quem gosta de Percy Jackson e toda sua mitologia grega, também vai amar Tibor Lobato e nossa amada mitologia brasileira.

3 comentários:

  1. aaaaaah <333 eu tenho certeza que amaria esse livro quando era pequena. e tenho certeza que vou amar quando ler!!!!
    eu fico muito feliz quando acho algo relacionado com mitologia brasileira!

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é bem rico em folclores e mitologias. E achei fantástica a ideia de criar um livro com toda essa magia brasileira.
    Vemos tão pouco da nossa cultura retratada,que até se torna algo diferente ,e assim aguça a nossa curiosidade em ler.
    Sem contar as aventuras que a história nos promete.

    Eu leria com certeza! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Curto muito mitologia, em especial a brasileira, essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei mega interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir