O Fantasma da Ópera

| 07 outubro 2018 |

Christine Daaé trabalha em uma companhia de teatro assombrada por um fantasma, que lhe ensina tudo o que ela sabe sobre a arte de cantar. Quando o fantasma exige que Christine seja a protagonista de uma obra assinada por ele, desobedecê-lo pode trazer ainda mais tragédias e sofrimento.

Que montagem incrível dessa história clássica. Impossível não se emocionar com algo tão profundo e tocante quanto assistir “O Fantasma da Ópera” em cartaz em São Paulo, no teatro Renault.

Ter a oportunidade de ouvir ao vivo canções tão marcantes, com traduções concebidas com perfeição, é de arrepiar do começo ao fim. A orquestra, como na maioria dos musicais, não está presente apenas para criar melodias, ela é um personagem de grande destaque, que invade nossas almas como nenhum outro.

Os atores, com suas vozes fantásticas, trazem canções já tão conhecidas (mesmo com novas traduções) de forma a arrancar lágrimas, sorrisos e suspiros de puro deleite. Se estamos falando de fantasmas, também podemos nos referir a anjos em cena. Ao menos suas vozes nos transportam para algo tão mágico quanto ter um anjo da música em si encantando toda uma plateia.

Algo surpreendente nessa adaptação é o uso do cenário e de grandes efeitos durante toda a apresentação. O começo da peça é surreal, quase inacreditável de se acompanhar. Um lustre destruído no centro do palco que se ergue voltando a vida, suas luzes se acendendo, e o objeto caminhando para o seu lugar de direito, sobre a plateia, como se todo aquele ambiente fosse parte do palco e nós também estivéssemos participando efetivamente de cada ato, do começo ao fim.

Chamas usadas em um momento de muita tensão e um show de luzes durante toda a apresentação. Um cenário incrivelmente bem pensado de forma que a personagem pode estar se apresentando para a plateia e no momento seguinte sua plateia está no que seria o fundo do palco, e nós estamos dentro da coxia podendo acompanhar em 360º o que está acontecendo com os personagens.

Que peça emocionante! É como se em um piscar de olhos a jornada de Christine tivesse chegado ao fim, mesmo que você fique quase três horas sentado acompanhando suas canções, escolhas e lutas para descobrir a verdade e para ficar com seu verdadeiro amor.

“O Fantasma da Ópera” é algo para arrepiar e emocionar. Um dos cenários mais belos e bem elaborados que eu já tive a oportunidade de ver. Um elenco de tirar o chapéu e aplaudir mil vezes de pé. Imperdível!

Um comentário:

  1. Jana,somente vi trechos desse clássico na tv , e achei belíssimo!
    Eu imagino como deve ser emocionante assistir tudo isso de pertinho... Fico imaginando como deve ter se sentido.
    Essa é uma oportunidade única. :)

    ResponderExcluir