Garotas Tristes

| 27 outubro 2018 |


Autora: Lang Leav
Editora: Globo Alt
Adquira o seu exemplar: Amazon

Você pode ser uma pessoa perfeita. Uma filha cuidadosa, uma namorada apaixonada e uma amiga exemplar, porém, uma única mentira, algo dito sem nenhum motivo, pode literalmente acabar com a vida de alguém e fazer com que tudo ao seu redor comece a desmoronar.

Esse livro exemplifica bem o quanto a vida de uma pessoa pode mudar completamente com uma simples ação. O quanto é impossível continuar vivendo normalmente após fazer algo aparentemente sem grandes consequências, mas que pode virar uma bola de neve, afetando a vida de muitas pessoas, sem que exista algo que possa consertar tantas vidas afetadas pela tragédia.

Audrey nem ao menos sabe o motivo de ter começado uma fofoca sobre Ana, mas tem certeza que a sua ação foi o que levou a sua colega de turma a cometer suicídio. Seus ataques de pânico, sua ansiedade, estavam devastando tudo o que ainda sobrou de sua vida após essa tragédia, e ela não sabia como seguir em frente, muito menos sozinha. Ao começar a se relacionar com Rad, namorado de Ana, aquele segredo, mais do que nunca, estava a levando a loucura, com vontade de abandonar tudo e todos ao seu redor.

Essa foi uma leitura realmente surpreendente. Todos os personagens acabam, de alguma forma, sendo envolvidos de forma definitiva, e triste, na mentira criada pela protagonista. A morte de Ana é apenas a primeira de muitas coisas ruins que serão desencadeadas a partir desse fato.

O livro é narrado todo do ponto de vista de Audrey, então temos uma visão bem clara do quanto aquela mentira, por mais séria que fosse, não foi algo feito realmente por maldade, o quanto seus ataques de pânico eram arrasadores e o quanto seu arrependimento a puxava cada vez mais para o fundo.

As duas amigas da protagonista, Lucy e Candela, são dois polos complemente opostos durante a leitura. Enquanto Lucy era alguém centrada, com um namorado ótimo e uma vida perfeita, Candela estava se envolvendo com pessoas perigosas, drogas, em uma decadência sem fim. As três traçam pontos diferentes sobre a tristeza durante o livro. De forma esperada ou completamente surpreendente, suas vidas também são afetadas drasticamente pela mentira de Audrey.

O final é um choque completo. A autora, Lang Leav, não apenas mudou completamente a nossa perspectiva sobre uma questão tensa que permeou toda a narrativa, como também nos deixou com uma dúvida imensa nas mãos: Será que o que aconteceu foi certo? Será que as pessoas não devem sempre pagar pelos seus atos? Será que é possível passar uma borracha, esquecer tudo e começar uma vida sem olhar para trás?

“Garotas Tristes” é uma obra fantástica. Um texto que nos deixa tristes durante a leitura e desesperados em sua conclusão. Tantas vidas entrelaçadas, tantos futuros perdidos e um recomeço que talvez não seja merecido. Talvez não seja possível concordar completamente com o destino de alguns personagens, mas não podemos negar que o final é surpreendente e admirável.

3 comentários:

  1. Olha as consequências que uma "simples" mentira causa na vida das pessoas.

    Eu estava olhando a capa aqui,e fiquei triste em ver a melancolia estampada na ilustração das meninas na capa.E lendo a resenha,entendi o motivo.
    Eu mais uma vez fiquei super curiosa em conhecer essa história.
    Dica mais que anotada. ✍

    ResponderExcluir
  2. Bateu uma curiosidade pela história,e interessante ver que uma mentira não importa se for pequena ou grande não vai ter como ver as consequências dela na vida dos outros ou na sua.
    já coloquei ele na minha lista :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Jana! Nossa, parece ser um leitura bem difícil, deve abala o emocional da gente, fiquei bastante curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir