Um Milhão de Finais Felizes

| 06 setembro 2018 |



Editora: Globo Alt
Adquira o seu exemplar: Amazon

Jonas está tentando descobrir o seu lugar no mundo. Após terminar o ensino médio, e sem saber que rumo seguir, ele arranja um emprego em uma lanchonete nada convencional, mas que pelo menos lhe rende um pouco de independência e inspiração para suas próximas histórias. Ele sonha em ser escritor, mas seus rascunhos nunca passam de ideias. Seus pais não podem nem imaginar que esse é seu sonho, pois tudo o que eles querem é ver o filho na faculdade. Em meio a esse turbilhão em sua vida, existe mais um segredo, algo que ele quis negar por muitos anos, mas que agora só deseja que ninguém descubra.

Quando Arthur entra em sua vida, pela primeira vez ele deseja gritar para o mundo sobre suas escolhas, sobre se sentir completo ao lado de alguém do mesmo sexo, mesmo que isso seja algo inaceitável para algumas pessoas, principalmente para sua própria família.

Ao começar a ler esse livro, não imaginei o quanto iria me apaixonar por essa narrativa. O autor, Vitor Martins, me surpreendeu de forma muito positiva com a sua forma de escrever, caracterizar seus personagens, desenvolver o enredo, nos fazendo realmente mergulhar naquela história e nos envolver com os acontecimentos.

O protagonista é um sonhador - como todo bom escritor -, que não se sente bem na própria casa, ama seus amigos e gosta mais da sua companheira do que do seu trabalho em si. Jonas mostra tanto na sua vida, quanto na de seus personagens, o quanto ele tem receio de se expor para o mundo. O quanto seus pais, ou Deus, ficariam decepcionados pela forma como ele escolheu amar e ser amado.

Foi a minha primeira experiência com um livro onde os protagonistas são homossexuais. Mais uma vez eu devo citar o quanto o autor foi incrível em escrever para leitores como eu, encarando pela primeira vez essa experiência, sem se prender a rótulos, cenas engraçadas, ou personagens caricaturizados.

Mal posso expressar o quanto me apaixonei e torci pelo relacionamento de Jonas e Arthur. O preconceito, em qualquer situação, é ultrajante, e nessa obra não foi diferente, mas o incrível foi ter derrubado meus próprios preconceitos (que estavam ali, em algum lugar, antes de começar a me aventurar por essas páginas) e perceber que posso me apaixonar por qualquer casal, seja da forma que eles forem criados, contanto que o autor tenha talento o suficiente para criar duas pessoas apaixonantes, reais e completamente repletas de amor, independente de qualquer outra questão.

"Um Milhão de Finais Felizes" são milhões de histórias (ou ideias de histórias) que nos ajudam a trilhar a vida de Jonas, como ele se sente a cada momento e o quanto ele também tem o direito de encontrar o seu final feliz. Uma narrativa que vai muito além de uma história de amor, apesar dela ser muito bem desenvolvida. É um livro sobre humanidade, aceitação e respeito. Um livro sobre enxergar o outro como um ser humano, independentemente de suas escolhas e sempre apoiar o que o faz feliz.

4 comentários:

  1. Jana, livros como esse nos faz compreender melhor todos os problemas e inseguranças de quem passa por situações como a do personagem.
    E que bom saber que o autor foi sensível para torcemos de verdade pelo personagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana! Estou doida pra ler esse livro, já li alguns livros com protagonistas homossexuais e gostei muito, não vi muito diferença de um casal hétero, importante mesmo pra mim foi a trama, cada resenha que vejo desse livro me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Jana!
    Parece um livro tão doce e envolvente, adoro quando há romantismo e como os protagonistas enfrentaram os preconceitos, mas conseguiram.
    Fantástico!
    Espero que tenha um ótimo feriado e bom final de semana!
    “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jana, tudo bem? Somente havia visto a capa desse livro e não sabia muito bem sobre a historia, mas depois de conferir tua resenha com certeza já adicionei ele a lista de livros desejados. Creio que deve ser uma escrita super bacana de se ler, vamos aos poucos entendendo o amor e os sonhos do protagonistas, confesso que também não li nada de romance homossexual, e creio que deva ser enriquecer essa leitura ♥ Espero poder ler em breve !!

    ResponderExcluir